Projeto lança livro com reunião de textos escritos por autoras pretas de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)

Um novo sopro de poesia chega à cena literária do Sertão do São Francisco. Será lançado nesta sexta (23) o livro "Tessituras Narrativas", obra que reúne poemas e crônicas sobre temáticas do cotidiano feminino, identidade e ancestralidade, escritos por autoras pretas das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

 O lançamento do livro integra a programação da I Festa Literária de Juazeiro (I Flijua) e será transmitido ao vivo através do canal do evento no Youtube, a partir das 17h. A obra é fruto do projeto "Tessituras Narrativas: a produção literária de mulheres negras no Sertão do São Francisco", apoiado pelo Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc.

A transmissão contará com a participação da cientista social e idealizadora do projeto Raylane Nayara Souza, responsável pela organização do livro, além de parte da equipe de produção e as autoras participantes. Disponível em formato físico e digital, a obra já pode ser baixada gratuitamente por meio do site do Tessituras Narrativas, enquanto a versão impressa, publicada pela Editora Oxente, pode ser solicitada através do Instagram e possui o valor de R$30,00.

Ao longo de 85 páginas, o livro convida os leitores a um mergulho nas vivências e sentimentos de mulheres pretas que se impõem­ contra o racismo e o patriarcado através da literatura, mas também carregam em sua escrita palavras sobre amor e felicidade. Cada capítulo da publicação é dedicado a uma das autoras participantes, as poetas Ioná Pereira, Milena Silva, Luádia Mabel e Ketlen Xavier, apresentando seus textos, bem como suas particularidades, na composição de cada lauda.

De acordo com Raylane Nayara Souza, o "Tessituras Narrativas" apresenta um compilado de obras rico e diverso, que abriga as subjetividades de cada uma das autoras que o compõem. "O Tessituras é uma rede, um afago, um encontro da escrita e da força de ser mulher preta. É como sempre digo: 'ler mulheres negras é um rasgar-se e reconstruir-se constante' e é isso que esperamos que o leitor sinta ao ler os poemas das queridas autoras", afirma.

O projeto Tessituras Narrativas: a produção literária de mulheres negras no Sertão do São Francisco é composto por uma equipe de mulheres da cidade Juazeiro e tem o objetivo de destacar a potência da produção literária e intelectual das mulheres negras da região. A iniciativa tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Mais informações podem ser obtidas através do Instagram do projeto.

Ascom Tessituras Narrativas/Layla Shasta