RedeGN - UPAE/IMIP de Petrolina dá início à segunda etapa da vacinação contra a Covid-19

UPAE/IMIP de Petrolina dá início à segunda etapa da vacinação contra a Covid-19

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina deu início nesta semana, à segunda etapa da vacinação contra a Covid-19. No primeiro momento, todos os profissionais da saúde do serviço receberam a dose inicial. A partir de hoje recebem a segunda dose e fecham o ciclo de imunização.

As duas etapas seguem uma lista de prioridades, com ênfase nos profissionais que atuam na linha de frente do enfrentamento à pandemia. As vacinas foram garantidas pelo Governo de Pernambuco e estão sendo distribuídas aos serviços de saúde do estado pela VIII Gerência Regional de Saúde (Geres).

"Estamos seguindo o protocolo proposto pela Secretaria Estadual de Saúde e temos avançado no plano de imunização. Sem dúvida, é uma alegria poder iniciar essa nova etapa. Ficamos muito felizes com a chegada da vacina e agora é trabalhar para atingir os 100% também na segunda etapa", ressalta a coordenadora geral, Grazziela Franklin.  

Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que, no atual contexto de grande circulação da covid-19 em muitos países, mesmo os vacinados contra o vírus devem manter os cuidados recomendados, como uso de máscaras e distanciamento social.

Nenhuma das vacinas disponíveis é 100% eficaz. Os vacinados podem, por exemplo, desenvolver apenas casos leves da doença, mas ainda assim contaminar outras pessoas. Quanto mais o vírus circular, maior o risco de surgirem cepas resistentes a alguma vacina.

Todos devem manter os cuidados básicos de prevenção, imunizados ou não. Mesmo com as vacinas começando a proteger os mais vulneráveis, o Brasil e o mundo não vão atingir uma imunidade de rebanho em 2021.

Ascom UPAE/IMIP