Farol da Barra fica vazio no 1º dia de toque de recolher na Bahia

As ruas de Salvador e cidades do interior da Bahia ficaram vazias na noite desta-sexta-feira (19), após 22h, quando foi iniciado o toque de recolher na capital baiana e outros 342 municípios. De acordo com o decreto estadual, a medida, com objetivo de frear o aumento de casos e mortes no estado, vale até a próxima quinta-feira (25), das 22h às 5h. Segundo consta no decreto, os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar as atividades até às 21h30.

Às 22h, horário estabelecido pelo decreto, shoppings, bares e restaurantes, além de postos de gasolina que vendem bebidas alcoólicas, estavam vazios.

Em Salvador, no bairro da Barra, um dos principais pontos turísticos da capital baiana, o Farol, estava completamente vazio. O local que chegou a registrar aglomerações neste mês de fevereiro, não tinha ninguém circulando pelas ruas na noite desta sexta.

O toque de recolher não se aplica ao funcionamento dos terminais rodoviários, metroviários e aeroviários ou ao deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destas atividades.

No entanto, por volta das 21h desta sexta-feira, a Estação de ônibus e metrô da Lapa, uma das principais de Salvador, já estava vazia, mesmo com a continuidade do funcionamento do transporte. E em alguns trechos, completamente isolada.

Em Salvador, os últimos ônibus sairão das estações até 23h30, levando os passageiros que chegam pelo metrô. Já nos principais corredores de tráfego da cidade, o ultimo horário é às 22h30.

Os meios de transporte metropolitanos (ônibus, metrô, ferryboat e lanchinhas) estão autorizados até 22h30, horário em que devem ser encerrados.

Para garantir que o decreto seja cumprido, a Polícia Militar (PM) vai fiscalizar os estabelecimentos comerciais que tenham venda de bebida alcoólica. Além disso, os canais de comunicação oficiais da PM foram disponibilizados para denúncia de aglomerações em vias públicas e privadas.

Em Salvador, a denúncia pode ser feita pelo 190 ou (71) 3235-0000. Já no interior do estado, o número de contato é o 181. A denúncia pode ser realizada de forma anônima e a viatura mais próxima será deslocada para o local.

As ruas localizadas na região da Avenida Olívia Flores, uma das principais de Vitória da Conquista ficaram isoladas, no trecho da cidade do sudoeste baiano. Às 22h os bares da região, que costuma reunir centenas de pessoas nos estabelecimentos, estavam com as portas fechadas.

Na Avenida Frei Benjamin, localizada no bairro Brasil, assim como a Avenida Olívia flores é o ponto de mais bares em Conquista e nesta noite o local estava vazio.
 

G1 Bahia Foto Reprodução TV Bahia