Acordo entre Ford e metalúrgicos define retorno de mais de 700 funcionários a partir desta segunda-feira (22)

A reunião entre o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia e representantes da Ford, realizada na sexta-feira (19) terminou em acordo entre as partes e definiu que os trabalhadores retornarão aos trabalhos nesta segunda-feira (22). Do total de funcionários demitidos no anúncio do fechamento da empresa, em janeiro, 740 retornarão aos postos de trabalho, entre funcionários da montadora e prestadores de serviço.

As partes formalizaram o acordo em um hotel no bairro de Itapuã, em Salvador, depois de outra reunião que ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5), na quinta-feira, e que terminou com o acordo de forma parcial.

Na reunião desta sexta, ficou definido que 740 trabalhadores retomarão aos postos no primeiro mês, outros 327 retornarão no segundo, 189 no terceiro e 31 funcionários serão convocados no quarto mês.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, afirmou que na segunda-feira não haverá produção. Os servidores retornarão para ajustar a fábrica para o expediente a partir de terça-feira. E elencou alguns pedidos feitos à empresa.

"Precisamos também que a empresa cumpra com a condição de aplicar um teste para os trabalhadores de detecção do coronavírus. Pedimos também a empresa que chame os trabalhadores que estejam fora do grupo de risco”, afirmou.

A empresa garantiu que vai pagar o salário dos trabalhadores que serão chamados para o expediente, assim como os profissionais que ficarem fora da convocação.

Os trabalhadores deixam a fábrica depois de 25 dias em protesto no local. O fechamento da Ford foi anunciado em 11 de janeiro e atingiu 7,2 mil trabalhadores.

G1 Bahia