Jornalistas participam do lançamento da Campanha da Fraternidade 2021

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor. Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. Este é o tema e o lema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 da Igreja Católica lançada nesta quarta-feira (17, pelo Bispo Dom Beto Breis. 

O jornalista e radialista Geraldo José, REDEGN participou da coletiva de imprensa online transmitida pela plataforma Google Meet. O bispo apresenta vários dados que são linhas de diálogo e lições pedagógicas sobre a Campanha da Fraternidade aos jornalistas de várias localidades do Nordeste, em especial o norte da Bahia.

"O Bispo declarou que acompanha a REDEGN, blog Geraldo José, e percebe o quanto é importante os meios de comunicação contribuir, trabalhar pela cultura da não violência", disse o Bispo. Dom Beto Breis citou a preocupação com o número de mortes de mulheres em Juazeiro e região. "O feminicídio é um vírus que cresce e merece atenção".

Geraldo José pediu uma avalição do Bispo Dom Beto Breis sobre a ala conservadora da Igreja que considerou o lema e o tema da Campanha da Fraternidade Marxista, muito socialsta e "tentou boicotar o evento".

"A igreja denuncia o desrespeito, as desigualdades sociais. Um pequeno grupo de igreja não sabe o valor do dialógo. A igreja deve se unir em nome do mesmo Senhor. Alguns grupos usam as redes sociais para serem crueis. É muito ódio, intolerância. Ninguém está usando a campanha para causas políticas. Certamente eles não leram o texto base. A campanha da fraternidade traz um tema concreto. Esta campanha é urgentíssima".

Realizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2021 é promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria entre várias Igrejas Cristãs. A CFE 2021 quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. Tudo isso através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando as riquezas em comum entre as igrejas. Desde 2000, abordou os seguintes temas:

2000 – Tema “Dignidade humana e paz” e lema “Novo milênio sem exclusões”;
2005 – Tema “Solidariedade e paz” e lema “Felizes os que promovem a paz”;
2010 – Tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”;
2016 – Tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” (tratou do meio ambiente e saneamento básico) e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
2021-  Tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”

Veja o vídeo:

Redação redeGN Fotos Ney Vital