RedeGN - Adolfo Menezes é eleito presidente da AL-BA

Adolfo Menezes é eleito presidente da AL-BA

O deputado Adolfo Menezes (PSD) foi eleito o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta segunda-feira (1º) com 60 dos 63 votos, 2 votos brancos e/ou nulos, e 1 voto para o deputado Hilton Coelho (PSOL) . O pessedista não teve adversários na disputa após os demais adversários retirarem suas candidaturas. 

O governador Rui Costa (PT) cobrou o cumprimento do acordo firmado na última eleição para Mesa Diretora entre ele, Nelson Leal (PP), ex-presidente da Casa, e Adolfo Menezes, para que o pessedista fosse o candidato único da base. Apesar da existencia do acordo, o PP chegou a lançar o deputado Niltinho como candidato, que retirou sua candidatura após um novo acordo entre a legenda e o governador. 

A legenda argumentava que manter o comando da AL-BA seria o essencial para manter o equilíbrio na base aliada. "Não se trata de uma atitude contra o governador, mas sempre defendemos a linha de conciliação. [...] o que o PP espera do governador é que ele tenha tempo de construir unidade, tenho posição de isenção na base", disse ao BNews o secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, na oficialização da candidatura de Niltinho em 19 de dezmebro.

Contudo a legenda desistiu da candidatura após um novo acordo feito pelo governador que conta com a ida do vice-governador João Leão (PP) para Casa Civil e com Leal assumindo a secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Veja a composição da Mesa Diretora da AL-BA:

Presidência: Adolfo Menezes (PSD)
1ª Vice-Presidência: Paulo Rangel (PT)
2ª Vice-Presidência: Marcelinho Veiga (PSB) 
3ª Vice-Presidência: Bobô (PCdoB)
4ª Vice-Presidência: Paulo Câmara (PSDB)
1ª Secretaria: Júnior Muniz (PP)
2ª Secretaria: Alan Sanches (DEM)
3ª Secretaria: Soldado Prisco (PSC) 
4ª Secretaria: Neusa Cadore (PT)

Fonte: BNews