Central da Caatinga firma parceria com Prefeitura de Juazeiro em busca de fortalecimento para seus projetos de comercialização

Com sede em Juazeiro, representantes da Central da Caatinga, em visita ao gestor da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Carlos Neiva, buscaram viabilizar apoio à comercialização das cooperativas e dos núcleos da sua base social, juntamente às instituições e empresários.

Ao todo, são nove cooperativas singulares afiliadas e 20 grupos produtivos que se fortalecem através de um trabalho em rede com produtos da base familiar, primando pela preservação do meio ambiente, fonte principal da matéria-prima.

Com um projeto estruturado e completo, como assistência técnica e manejo, a equipe conta com um núcleo que envolve quatro territórios na Bahia, cuja proximidade de relações e vocações econômicas beneficia uma produção assistida, com vínculo ao mercado. Essa referência na comercialização e consumo de produtos agroecológicos da agricultura familiar, chega para agregar valor e facilitar o diálogo entre agricultores e empresários.

Missão

A missão da central é contribuir com o desenvolvimento sustentável dos agricultores e agricultoras familiares do semiárido brasileiro. "É um apoio às cooperativas como um todo. Estamos à disposição da Central da Caatinga, para trabalhar diretamente com as organizações", explica Luzinete Ribeiro, técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e assessora da Central da Caatinga. 

Durante a conversa, o titular da ADEAP, Carlos Neiva garantiu que as portas estarão abertas. "Enquanto prefeitura, sob o comando da prefeita Suzana Ramos, nossa missão é ter uma visão ampliada para a nano, micro e pequena economia. A prefeitura será a porta de entrada para as reivindicações e atender às necessidades de todos os grupos produtivos", garante o secretário.

Ascom PMJ