Home office e horário flexível viram trunfos para atrair profissionais

Na hora de escolher um novo emprego, é claro que o salário importa. Mas, no planejamento da carreira dos sonhos, profissionais olham além dos números. Ao lado da remuneração, na lista de desejos aparecem benefícios como trabalho flexível e possibilidade de home office, ambiente saudável, propósito da empresa, compromisso socioambiental e com a diversidade, além de valorização da equipe e possibilidade clara de desenvolvimento.

Uma pesquisa feita pela Revelo, startup de recrutamento, a pedido do Estadão, perguntou a 378 profissionais o que faz uma empresa ser considerada ‘dos sonhos’. Entre as respostas - cada um podia escolher até duas opções -, 69% apontaram o horário flexível e o home office; 36% disseram olhar para salário acima da média do mercado; 36%, o compromisso com diversidade, sustentabilidade e outros propósitos; 18%, a participação nos lucros; e 15%, os bônus por performance.

Apesar da crise na economia e no mercado de trabalho, as empresas buscam oferecer benefícios extras para os funcionários porque se deram conta que aumentou a disputa por talentos que possam fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, os profissionais mais jovens - e os de maior potencial - têm um comportamento diferente das gerações anteriores. Estão mais preocupados com a qualidade de vida e em encontrar um propósito para seu trabalho. Eles não vestem a camisa da empresa apenas pelo salário, mas por se identificar com os valores da companhia. Na pandemia, essa mudança de comportamento ficou mais evidente, como mostra a pesquisa da Revelo.

No levantamento, o home office e o trabalho flexível aparecem como prioridade para todos os grupos de idade, com maiores índices entre quem tem de 18 a 23 anos (41%) e de 35 a 40 anos (37%). Já o salário foi citado como item importante principalmente nas faixas de 24 a 29 anos e de 35 a 40 anos, mas com índice de 20%, em ambos os casos.

O compromisso com diversidade, sustentabilidade e outros propósitos da marca são mais importantes para os mais jovens, entre 18 e 29 anos.

"Com um novo sistema híbrido, com a junção do modelo de trabalho online e do offline, é muito importante entender quais são os benefícios almejados pelos profissionais que vão operar neste novo modelo nas empresas", destaca Patrícia Carvalho, diretora de marketing da Revelo. "Assim, líderes e departamentos de Recursos Humanos podem adaptar os benefícios e aumentar a atratividade para os candidatos, pois o mercado está disputando profissionais.

Empresas se empenham para oferecer benefícios competitivos (que incluem até auxílio para fertilização ou adoção de criança), para apontar tendências e reter os melhores talentos, além de construir uma boa imagem de empregadora.
Para Amanda Aragão, líder da área de recrutamento e seleção da consultoria Mais Diversidade, três pontos têm aparecido entre as preferências dos candidatos na hora de escolher um novo emprego, principalmente para os mais jovens: a possibilidade de desenvolver múltiplas carreiras, o senso de pertencimento e o propósito.

Ainda é um peso muito grande escolher uma carreira na adolescência e fazer aquela mesma coisa para o resto da vida. Por isso, diz a especialista, muitos jovens têm optado por empresas que incentivam a mobilidade entre áreas. Já o senso de pertencimento vem alinhado a um ambiente que proporciona segurança psicológica. Isso ocorre quando o funcionário entende que ele é bem-vindo na empresa. "A pessoa poder assumir riscos, não se sentir desamparada nem exposta e poder ser ela mesma. O profissional se sente seguro ao falar sua visão em uma reunião mesmo que ela seja oposta à da maioria."

De acordo com Amanda, a preocupação com o propósito significa entender como o profissional irá investir o tempo dele e como isso contribuirá para a sociedade. As empresas de vanguarda têm dado exemplos de que salário e propósito não andam em direções opostas. "As pessoas estão menos dispostas a investir o tempo delas somente para o resultado financeiro."

Para construir a sua carreira, Samantha Almeida, de 39 anos, conta que aprendeu muito cedo a definir prioridades. "Eu entendi os meus ‘inegociáveis’, o que eu faço e o que eu não faço. Seja o que for, eu vou empregar as minhas habilidades e preciso garantir os meus ‘inegociáveis’. A partir dessa definição vem a adaptação. Eu sempre faço essa conta: prefiro lugares onde eu possa usar a minha perspectiva de mundo, de vida, e as minhas experiências para construir uma terceira coisa."

Há dois meses, ela ocupa o cargo de diretora do Twitter Next Brasil, área estratégica da marca dedicada ao desenvolvimento de campanhas e formatos publicitários para anunciantes. O que pode ser curioso considerando que ela começou a carreira - ou as várias carreiras, com ela mesma diz - com uma graduação em Design de Moda. "Eu já fiz tanta coisa nessa vida. Às vezes, as pessoas me perguntam ‘mas como você foi parar no Twitter?’ Eu falo ‘não sei, é uma boa pergunta’."
 

Jornal Estado de Minas Foto Agencia Brasil