Usuário reclama do programa TFD de Juazeiro (BA). SESAU se pronuncia sobre assistência do TFD em Salvador

Olá Geraldo, vimos através desta mostrar nossa indignação contra a secretaria de saúde em especial o Programa TFD "Tratamento Fora do Domicílio" da Prefeitura Municipal de Juazeiro BA.

A secretaria citada tem obrigado os pacientes com atendimentos agendados no intervalo de 7 a 10 dias a permanecer na casa de apoio em Salvador, sendo que não tem acomodação para todos os pacientes e acompanhantes.

Muitas vezes chegamos na referida casa por volta das 5h da manhã e não tem local para descansar, muitos pacientes já estão ocupando a varanda da casa para descansar porque dentro da casa fica impossibilitado devido a lotação.

Outra coisa que temos para falar é sobre o carro que faz o translado da casa de apoio aos hospitais que se encontra indisponível desde o ano passado, onde tem alguns pacientes que chegam a gastar por dia R$50,00 em transportes alternativos.

Pedimos encarecidamente a secretaria de saúde para que sejam tomadas as devidas providências, pois muitos pacientes não têm Condições.

Atenciosamente,

Pacientes do TFD de Juazeiro (BA)

SESAU de Juazeiro se pronuncia sobre assistência do TFD em Salvador 

A Secretaria da Saúde de Juazeiro ressalta que pacientes com tratamento ativo dentro do período de até 10 dias, tanto quanto os acompanhantes devem permanecer em Salvador. Os mesmos só retornam a Juazeiro se o próximo procedimento ultrapassar o intervalo de 10 diaso otimizando o recurso público para que o maior número de pessoas possa realizar seus tratamentos na capital.
 
Os pacientes em radioterapia ou procedimentos que ultrapassem 30 dias poderão retornar para casa em Juazeiro ou trocar de acompanhante a partir de 15 dias e de acordo com a disponibilidade de transporte.

Com relação às acomodações na Casa do TFD em Salvador, a SESAU informa ainda que a mudança de endereço realizada em 2019 para a ampla casa no Rio Vermelho, foi para proporcionar aos pacientes melhores acomodações e isto vem sendo cumprido. 

Sobre o veículo que realiza o transporte dos pacientes na capital baiana, a secretaria esclarece que os trâmites administrativos para licitação estão em andamento.

Ascom SESAU