Com proibição de fogueiras e uso de fogos de artifício, fiscalizações são intensificadas em Petrolina

Estão sendo intensificadas as fiscalizações em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, durante as comemorações do dia de São João. De acordo com a prefeitura, o efetivo da Guarda Municipal, da Ordem Pública, com apoio da Polícia Militar de Pernambuco, estará trabalhando para que seja respeitado a proibição do uso de fogueiras e fogos de artifício em todo período junino.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico de Petrolina, Emício Júnior, o decreto municipal que formaliza a proibição já está em vigor.

"A decisão foi baseada tanto no dano que a fumaça da fogueira e a combustão dos fogos de artifício causam no sistema respiratório das pessoas. Potencialmente, é o que mais é acometido no caso do coronavírus. Também para evitar o acúmulo de pessoas nos hospital com acidentes com queimaduras. Então esse período agora, é para concentrar todas as forças que a gente tem no combate ao novo coronavírus", explicou.

O gestor disse que conta com a colaboração da população. "Já está em exercício o decreto. Não é proibida a venda de fogos, não fizemos o fechamento das barracas , mas a gente recomenda a proibição do uso de fogueiras e do uso de fogos de artifício", destacou.

A equipe da Guarda Municipal e da Ordem Pública vai contar com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco na fiscalização. "Inicialmente a pessoa será notificada, orientada a apagar a fogueira, mas, depois, no caso de reincidência, insistência nesse ato, pode ser notificada", esclareceu o secretário .

A população pode ajudar a equipe de fiscalização da prefeitura, através de denúncias nos telefone 153 ou (87) 9 8106-7310 e (87) 99190-7475.

G1 Petrolina