Senhor do Bonfim: Sem aglomeração, sem fogueiras e sem fogos

Um dos destinos mais tradicionais do São João na Bahia, Senhor do Bonfim, vai ter uma noite de São João incomum neste São João 2020. Sem fogos, sem fogueira e sem aglomeração. A realidade se impõe Bahia e Nordeste adentro devido à pandemia do novo coronavírus.

Para o prefeito do município, Carlos Brasileiro, os moradores  têm entendido a necessidade do recolhimento, que evita a disseminação da Covid-19. “A gente percebe que a conscientização tá muito forte. É natural que não se tenha controlo de tudo, porque depende das pessoas, mas eu sinto uma conscientização do nosso povo, diria que de 95% dele”, disse o prefeito.

Na cidade a orientação é que não se tenha fogueiras nem fogos. “Houve uma recomendação do Ministério Público e a gente também está divulgando, ligando isso tudo à Covid-19. Porque a gente sabe que a fumaça traz prejuízos para quem tem problemas respiratórios e para quem está num estado de gripe mais forte. Por isso que a gente pede que as pessoas não acendam fogueira nem solte fogos. Espero que que a maioria colabore e tenho esperança que eles vão contribuir sim”, declarou.

Mesmo sem o ambiente tradicional da festa, o prefeito disse que, mesmo assim, o fato não é motivo para se deixar o momento em branco. “O momento é de recolhimento e de comemorar em família. E festejar com muita alegria e ter também a esperança de que ano que vem a gente vai fazer um festa mais arretada do que nesse ano”, prognosticou. 

Bahia Noticias