Profissional da Segurança do Trabalho questiona medidores de temperatura inadequados no comércio de Juazeiro e CDL promete averiguar

O técnico e tecnólogo em Segurança do Trabalho Alisson Torres da Silva encaminhou áudio e mensagens via whatsapp a redeGN questionando a eficácia dos medidores de temperatura utilizados pelos estabelecimentos comerciais em Juazeiro. O uso desses equipamentos foi um fator preponderante para reabertura do comércio da cidade. Alissom fez um alerta sobre a eficácia dos medidores utilizados. Confira:

“Pessoal, devido a pandemia, em um acordo feito com comerciantes, os mesmos para a reabertura do comércio teriam que seguir um protocolo de prevenção em relação ao Covid-19. Uma delas seria o uso de medidores de temperatura infravermelho para medição na testa. Andando em alguns estabelecimentos, reparei que estão tentando burlar a fiscalização usando termômetros sem eficácia para a devida fiscalização. Fiquem atentos e peçam para ver qual foi a temperatura aferida no momento da entrada do estabelecimento comercial. Com esse tipo de atitude irresponsável de alguns comerciantes pode-se colocar a população em risco de contaminação”.

Alisson Torres da Silva Técnico e Tecnólogo em Segurança do Trabalho

NOTA DA CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas

A CDL de Juazeiro, tomando conhecimento dessa informação, está verificando com os lojistas se porventura alguém está fazendo uso de termômetro inadequado para medir temperatura. A própria Entidade adquiriu 2 termômetros que estão disponíveis para testagem no centro comercial de Juazeiro e são plenamente confiáveis.

Não sabemos o que houve com esses termômetros que, aliás, são caros e não dá para comprar sem eficácia para a checagem de temperatura.

É possível alguma falha na aquisição técnica e nesse caso, a empresa fornecedora é a responsável e deverá, inclusive, responder pelos danos pecuniários, caso se comprove a inadequação do produto.

A reunião da CDL e Sindcom ontem (17) com o prefeito, foi para deliberar, entre outras coisas, a necessidade de um endurecimento na fiscalização dos procedimentos efetivados pelos lojistas, incluindo uso de máscaras, álcool em gel e testagens. A CDL está orientando os lojistas para essa correta adequação e acreditamos no comprometimento de todos.

Murilo Matos – Presidente da CDL

Foto de arquivo