RedeGN - Presidente do Consórcio e Prefeita de Sento-Sé Ana Passos comunica a retomada dos atendimentos na Policlínica de Juazeiro

Presidente do Consórcio e Prefeita de Sento-Sé Ana Passos comunica a retomada dos atendimentos na Policlínica de Juazeiro

A presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Policlínica Regional e Prefeita de Sento-Sé, Ana Passos comunicou a retomada dos atendimentos na Policlínica, em Juazeiro, a partir do dia 15 de junho.

A decisão foi tomada após votação entre os prefeitos de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento-Sé, Sobradinho e Uauá; na reunião por videoconferência, acorrida na última sexta-feira (29/05).

Ainda, em nota técnica enviada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), são citadas algumas medidas para serem adotadas como objetivo de evitar aglomeração e a disseminação do Coronavírus (COVID-19). Como a capacidade reduzida para 50% do total de vagas nos veículos, manutenção das janelas abertas para circulação do ar e não utilizar o ar-condicionado.

Também, a higienização das mãos com álcool em gel tipo 70%, uso obrigatório de máscaras e aferição da temperatura antes de entrar nos ônibus. Além disso, garantir que os usuários do veículo se mantenham distantes, de forma que em cada assento duplo permaneça apenas uma pessoa, permitir a presença de acompanhantes apenas em casos definidos por lei e de extrema necessidade.

Já na Policlínica, disponibilizar álcool em gel tipo 70% para limpeza das mãos, manter o uso da máscara, cobrindo o nariz e a boca. Na recepção, reorganizar o modo que os pacientes se acomodem, intercalados, cumprindo o distanciamento mínimo de 1,5 metros, minimizando o possível contato com outras pessoas. Ademais, manter o sistema de climatização desligado nas áreas comuns ou de grande circulação de pessoas, de forma a garantir a circulação de ar e o ambiente arejado. Diminuir o acesso de pessoas nos refeitórios simultaneamente para evitar aglomerações, dispondo as cadeiras para uso intercalado, mantendo o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Logo, a reunião por vídeo ainda contou com a participação do Coordenador dos Consórcios Saúde do Estado, Nelson Portela, da Direção da Policlínica, das Equipes da Sesab e do Consórcio.

A Prefeita de Sento-Sé, Ana Passos explicou que outras Policlínicas já estão funcionado, "decidimos a retomada das atividades de forma progressiva e seletiva, para evitar que a atividade interfira de forma negativa na contenção da pandemia do Coronavírus".

"A policlínica é uma ferramenta que ajuda a solucionar outros problemas de saúde, e não podemos ignorá-los por causa da COVID-19", concluiu Ana Passos.

Ascom PMSSE