Unidades Básicas de Saúde continuam sendo porta de entrada para notificações do novo coronavírus em Juazeiro

Pessoas que apresentarem quadro gripal leve devem procurar os postos de saúde da cidade para notificação como suspeito da COVID-19. As unidades estão localizadas na sede e no interior do município, e é o que recomenda a Secretaria de Saúde de Juazeiro.

Após a notificação feita pelas equipes de saúde, a Vigilância é acionada e de acordo com os dados do paciente, estando este há pelo menos 10 dias com sinais ou sintomas gripais, o teste rápido é agendado e coletado.

As unidades de saúde do município já realizaram mais de 300 notificações desde o início da implantação deste fluxo de atendimento. A notificação para casos suspeitos da COVID-19 acontece quando o paciente apresenta qualquer sinal ou sintoma da doença.

Essa notificação não significa uma confirmação, será realizada uma investigação para caso positivo ou negativo pós-coleta de exame ou realização do teste rápido. 

Após notificado, o paciente é encaminhado com dia e hora agendados para o ponto de coleta que funciona na Escola Municipal Judite Leal Costa, bairro Maria Gorete. O espaço atende de segunda a sexta-feira, exceto feriados das 8h às 12h e das 14h às 17h. Além das notificações feitas através das Unidades Básicas de Saúde, o Call Center também notifica, através do WhatsApp (74) 99819 3089, nos mesmos dias e horários de atendimento do ponto de coleta. 

O superintendente de Atenção Básica, Gilberto Libório, destaca que as equipes estão preparadas para receberem os pacientes. “Juazeiro possui atualmente 54 postos de saúde e todos estão aptos a receberem pacientes com quadro gripal leve que apresentem sintomas como dor de cabeça, coriza, dor de garganta, mal-estar e febre. A recomendação da SESAU é que o paciente só procure o hospital em caso de desconforto respiratório, evitando assim a superlotação de unidades hospitalares e consequente circulação do vírus”, afirmou.

Nos casos em que ocorram a falta de ar, o paciente deve ser direcionado imediatamente a uma rede especializada para o atendimento e notificação pela própria unidade de atendimento, seja na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), referência na cidade.

Os profissionais da rede municipal foram capacitados desde o dia 09 de março e estão sendo assegurados os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e viabilizada toda a assistência técnica. A Secretaria ressalta que o meio mais eficaz para evitar a propagação do novo coronavírus é o isolamento social. Caso precise sair de casa, devem ser redobrados os cuidados de higiene com a lavagem das mãos com água e sabão, reforço com álcool gel ou álcool líquido 70%, além do uso obrigatório de máscara e do espeito ao distanciamento nos locais públicos privados da cidade.

Por Fabiana Diniz/SESAU