Paulo Bomfim avalia 60 dias de decretos contra a proliferação do Coronavírus em Juazeiro

O prefeito Paulo Bomfim, participou na tarde desta quarta-feira (13), do Programa de Rádio Geraldo José, transmitido na TransRio FM e fez um breve relato da situação do coronavírus e das decisões tomadas. Hoje, completou 60 dias do primeiro decreto assinado pelo Prefieto.

A prefeitura de Juazeiro, numa sexta-feira, 13 de março, decretou a suspensão das aulas na rede municipal por sete dias. A medida foi tomada como prevenção para evitar a proliferação do coronavírus e do H1N1. No primeiro decreto, a prefeitura determinou o envio de ofício às outras instituições de ensino, das redes particular e estadual, sugerindo que essas redes acompanhassem a suspensão das aulas. O decreto suspendeu ainda a realização de eventos com mais de 100 pessoas, que dependessem das licenças municipais.

Passados 60 dias, bares e restaurantes da cidade continuam fechados. Outros decretos determinaram a paralisão do comércio só ficando aberto serviços essenciais, exemplo, supermercado, farmácias e padarias.

Na época, a sexta-feira (13), a prefeitura de Juazeiro tinha um caso suspeito de coronavírus em análise. Um outro caso havia sido descartado. Além da pandemia de coronavírus, a principal preocupação da prefeitura era com os casos de H1N1.

"Não é hora de negligenciar. Nos últimos dias, o número de casos cresceu muito na nossa cidade e na região. Mas, o pequeno número de casos confirmados revelam que nossas medidas foram acertadas. Quero aqui agradecer a parceria do povo de Juazeiro que conseguiu compreender as nossas decisões" expressou Paulo Bomfim.
 

Na atualização de dados desta quarta-feira (13), a Secretaria da Saúde informa que mais quatro pessoas foram diagnosticadas com a COVID 19 em Juazeiro. Agora, o município registra 40 casos positivos para a doença. Os pacientes são três mulheres (33, 42 e 46 anos) e um homem de 28 anos. Dois pacientes tiveram o resultado através dos testes rápidos no ponto de coleta para COVID 19, instalado na Escola Municipal Judite Leal Costa, bairro Maria Gorete e os outros dois foram através do exame laboratorial.   

Para o coronavírus, estão notificadas 360 pessoas, sendo que 200 exames já foram descartados por testarem negativo e outros 120 estão em análise ou aguardando para fazer a coleta. Ao todo o município já tem 17 recuperações de paciente com a doença, ou seja, estão clinicamente curados, e o registro de dois óbitos na cidade. A SESAU informa que mais de 200 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria informa ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.

Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Redação redeGN Foto Geraldo José