Iniciada em Juazeiro terceira etapa da campanha de vacinação contra Influenza

Foi iniciada nesta segunda-feira (11), em Juazeiro, a terceira etapa da campanha de vacinação contra Influenza. Nesta fase, estão sendo vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos e pessoas com deficiência.

O autônomo Mário Alves aproveitou o pouco movimento na Unidade Básica de Saúde de seu bairro para levar o seu filho de 1 ano para ser imunizado. Para ele, que mantém o cartão de vacinação do filho sempre atualizado, “é mais uma maneira de se prevenir contra vários vírus da gripe e preservar a saúde do meu filho que ainda é muito pequeno. A vacina, junto com hábitos de higiene ajudam a mantê-lo saudável”, afirmou.

Para o mototaxista Clebson Gonçalves que também levou a filha ao posto de saúde, a vacinação é essencial para preservar a saúde das crianças. “Todo ano trago ela para vacinar porque acho que é nossa responsabilidade enquanto pais. É uma demonstração de cuidado e de amor aos nossos filhos”, disse.

De acordo com o superintendente de Atenção Básica, Gilberto Libório, “todas as pessoas que estiverem incluídas nos grupos prioritários podem procurar as unidades de saúde do município que serão vacinadas. É essencial nesse momento de pandemia que vivenciamos que as nossas metas sejam alcançadas e o maior número de pessoas seja imunizada. Importante lembrar também que, a vacina contra influenza não protege contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, uma vez que os sintomas são parecidos”, ressaltou.

As Unidades Básicas de Saúde na sede funcionam nos dois turnos e na zona rural e a vacinação acontece no período da manhã. Para imunização é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS, caderneta de vacinação. Caso não disponha desta última, os profissionais da unidade farão outro cartão. A terceira etapa foi dividida em duas fases, sendo a primeira iniciada nesta segunda-feira e a outra com início previsto para 18 de maio seguindo até 05 de junho. Esta será destinada aos adultos de 55 a 59 anos e professores da rede pública e privada. 

Fabiana Diniz/SESAU