UPA passa por reforma e adaptação para atendimento de casos sintomáticos respiratórios em Juazeiro

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro está passando por reforma onde estão sendo realizadas algumas adaptações para melhor proteção dos profissionais e também dos pacientes que venham a precisar de atendimento na unidade.

Entre as adaptações estão área reservada para acompanhantes e familiares de pacientes em atendimento na unidade, o espaço externo, com mais conforto. Vale ressaltar que neste período de pandemia, estão suspensas visitas na UPA e no Hospital Materno Infantil de Juazeiro, medidas de prevenção adotadas para evitar circulação de pessoas e possíveis contágios da COVID 19.

Entre as adaptações estão ainda climatização de toda a unidade, salas e banheiros exclusivos para funcionários se paramentarem e desparamentarem. De acordo com a Superintendente da Atenção Especializada, Cilene Duarte, todos os esforços para garantir a segurança da equipe estão sendo realizados. “Estamos em um momento cauteloso no serviço público de saúde, isso é fato. Trabalhamos com atenção e com o máximo de cautela. Para complementação desse conjunto de medidas, estamos reformando e adaptando a UPA. Esta em breve será referência para casos com sintomatologia respiratória gripal, ou seja, vamos ter pacientes com necessidades para assistência respiratória, para isso precisamos adequar o prédio”, explicou.

Assim como os atendimentos pediátricos que foram direcionados para uma unidade não referência da doença, os atendimentos clínicos de urgência e emergência também passarão pelo mesmo crivo. Essas medidas estão sendo adotadas pela gestão municipal para preparação e qualificação dos serviços com gerência municipal para atendimentos de casos, seja suspeito de COVID 19, como também de H1N1 ou qualquer outra síndrome respiratória. Os atendimentos clínicos de urgência e emergência serão transferidos em breve para outra unidade hospitalar. 

Débora Sousa/SESAU