RedeGN - Deputado federal Josias Gomes está convicto de que navegabilidade do São Francisco vai sair do papel

Deputado federal Josias Gomes está convicto de que navegabilidade do São Francisco vai sair do papel

“Estamos convictos de que agora o projeto da hidrovia do rio São Francisco vai sair do papel, onde se encontra há mais de cem anos, para a realidade”, enfatizou, o deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia. Com atuação política também na região do Velho Chico, Josias construiu seu otimismo a partir de um novo esforço que está sendo desenvolvido pelo governador Jacques Wagner, e que conta com o apoio decidido do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

De acordo com a revista Isto É, que circula neste final de semana (05 e 06), Wagner e Coelho estão unindo esforços em torno do investimento, que é do interesse da Bahia e de Pernambuco.  Ainda segundo a revista, Wagner, além da recuperação da navegabilidade, quer revitalizar as margens do Velho Chico. Isto É diz, também, que Paulo Coelho, pai do ministro, é um entusiasta da obra e seu filho Fernando tem compromisso afetivo com o ambicioso projeto. O custo previsto da hidrovia é de R$ 150 milhões.

O projeto de navegabilidade do Rio São Francisco está incluído no Programa de Revitalização e é vinculado como essencial ao desenvolvimento de toda a região. Segundo matéria da Codevasf, a revitalização do rio São Francisco passa pela melhoria das condições ambientais e físicas do seu leito fluvial. A reestruturação da navegação regional refletirá, entre outros aspectos, na melhoria da infra-estrutura dos vilarejos marginais e em trabalho e renda para os ribeirinhos.

O deputado Josias Gomes adiantou sua disposição em contribuir com o governador Jacques Wagner nessa diligência em favor da navegabilidade do São Francisco. “Nós que convivemos no dia a dia do trabalho político com o povo de toda aquela região, sabemos o tamanho da esperança geral em ver concretizado o projeto de navegabilidade do São Francisco, e tudo faremos para ajudar o governo baiano na sua garantia, com recursos do governo federal”.

Da assessoria do deputado federal Josias Gomes