Sobradinho: Secretaria de Saúde inicia Campanha de Combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, inicia a campanha de prevenção e combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, com ações educativas e a visitação dos agentes de edemias às residencias dos três bairros da cidade.

Os técnicos da Vigilância epidemiológica, além de inspecionarem as casas, orientam os moradores quanto as medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito, bem como prevenir doenças.

Serão reforçados os cuidados que devem ser tomados para não deixar água parada em vasos de plantas, pneus, muros, embalagens usadas, potes, latas, copos garrafas vazias, entre outros locais, atitudes diárias que previnem os focos do mosquito.

De segunda a sexta, das 07:30 às 13 horas as equipes estarão nas ruas fazendo o trabalho de prevenção e a Secretaria de saúde pede aos moradores que recebam os agentes de endemias em suas residências, obedecendo as determinações de distanciamento de prevenção ao Coronavírus, mas permitindo que os servidores realizem o trabalho.

"Estamos com toda nossa equipe voltada ao combate a pandemia do Coronavírus, mas não podemos nos esquecer da importância do combate à dengue zika e chikungunya, que também são doenças que precisam ser prevenidas. Nossa equipe de agentes de endemias estará visitando as casas da sede de nossa cidade, realizando um trabalho de prevenção. Pedimos a todos que evitem o acúmulo de água em reservatórios, pois isso pode ocasionar sérios problemas", afirmou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

A secretária também destaca o objetivo principal da campanha. "Essa campanha tem o objetivo de sensibilizar as pessoas na prevenção do controle da dengue. A gente sabe que nesse período pós-chuva, onde há um acúmulo mais excessivo de água nas casas, há uma incidência maior da proliferação do Aedes Aegypti. As medidas preventivas são importantes, pois sabemos que a maioria dos criadouros do Aedes Aegypti está localizado dentro dos imóveis, então é sempre bom estarmos visitando essas famílias para orientar sobre a forma correta de estar eliminando estes criadouros", explicou.

A Dengue, Zika e Chikungunya são doenças sérias que acontecem o ano inteiro, porém tem períodos em que elas ocorrem com mais frequência.

Confira os sintomas:

Dengue
- Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).
- Dor atrás dos olhos.
- Dor muscular intensa.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas na pele.
- Fraqueza.
- Sangramento no nariz e gengiva.Chikungunya
- Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).
- Dor intensa nas articulações, com ou sem inchaço.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas na pele.

Zika
- Manchas vermelhas na pele.
- Olhos vermelhos.
- Febre baixa ou ausência de febre.
- Dor nas articulações, com ou sem inchaço.
- Dor de cabeça.

Ascom PMS