Empreendedora de Juazeiro mostra estratégias para atender seus clientes na Semana Santa

A Semana Santa representa um grande aumento das vendas, principalmente para empreendedores que trabalham no ramo da alimentação, mas como manter os serviços em dia mesmo neste período de isolamento social?

Se até as missas e cultos estão sendo on-line, os produtos tradicionais da época como ovos de Páscoa, tortas, vatapás, carurus e peixes não podem faltar em casa, com ajuda da tecnologia.

A Páscoa, principal período de vendas para a indústria do chocolate durante o ano, se transformou, em 2020, em um dos maiores desafios já encarados pelos setores. Com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, os empresários que esperavam um crescimento de 5% a 10% nas vendas este ano (de acordo com pesquisas do segmento), estão criando soluções alternativas para reduzir o impacto com a restrição de deslocamento dos clientes.

Em Juazeiro, a empreendedora Juliana Oliveira, que produz ovos de Páscoa há mais de 10 anos, adotou algumas medidas para enfrentar esse desafio. Um deles foi a manutenção do contato com clientes pessoa jurídica, como os mercados locais.

"Tenho vários clientes que me acompanham durante essa trajetória, tanto cliente revendedor, que são os mercados, quanto clientes pessoa física, que tenho muitos contatos. Isso facilita bastante a comercialização através das redes sociais", afirma.

Atento às necessidades específicas desses empreendedores, o Sebrae preparou um conjunto de sugestões que podem ser adotadas para reduzir as perdas com a pandemia do Coronavírus.

ORGANIZE-SE

Abra canais para que os clientes façam os pedidos: telefone, whatsapp, redes sociais, interfone (pedidos do próprio prédio) ou aplicativos.

IDENTIFIQUE PRODUTOS

Selecione o que pode ser vendido neste período (pescados, mariscos, verduras, temperos, dendê, chocolates, caixas enfeitadas, camisas temáticas, fantasias, doces, salgados, tortas etc).

LOGÍSTICA

Organize como será a entrega programada ou se será retirado pelo cliente.

FACILITE A FORMA DE PAGAMENTO

Algumas opções são dinheiro, cartão, link com boleto ou transferência bancária.

COMO DIVULGAR NAS REDES?

Se você está precisando de um apoio para montar a sua estratégia de divulgação nas redes sociais, inscreva-se na nova consultoria gratuita e 100% online do Sebrae. Outras informações em: https://bit.ly/presencadigitalsebrae.

CUIDADOS COM A SAÚDE

Esteja atento à sua saúde e das pessoas ao seu redor, seja sua família, fornecedores ou clientes. Respeite as distâncias e oriente a todos sobre as cautelas necessárias. Muitas empresas são formadas por empreendedores que trabalham sozinhos, ou que contam com poucos auxiliares. É fundamental que você ou seu colaborador se afaste totalmente da produção caso haja suspeita da doença ou de contato com doentes, ainda que a princípio pareça um leve resfriado. Monitore a temperatura corporal e esteja atento a tosses e falta de ar.

CUIDADOS COM A PRODUÇÃO

Todo estabelecimento de alimentação deve cumprir as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e manipulação de alimentos. No cenário atual, as BPFs devem ser revistas e implementadas por completo, caso haja falhas de operação, conforme estabelece a RDC ANVISA nº 216/04, disponível em no link.

A RDC deve ser lida e compreendida, destacando-se que os responsáveis pela manipulação devem ter conhecimentos sobre contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas.

Um exemplo de cuidados é a redução de microrganismos presentes na pele em níveis seguros, durante a lavagem das mãos com sabonete antisséptico ou por uso de agente antisséptico (como o álcool 70%) após a lavagem e secagem das mãos. Luvas e máscaras também podem ser aliadas, mas devem ser substituídas com frequência. No Portal do Sebrae estão disponíveis materiais orientativos, incluindo um curso EAD de boas práticas.

CUIDADOS FINANCEIROS

Repense expectativas de vendas, evitando compras desnecessárias, inclusive para o período da Semana Santa. Se tem contas em aberto com fornecedores, renegocie prazos de pagamentos. Se necessário, reduza sua oferta (mix) de produtos, trabalhando apenas com aqueles que garantem boa margem de lucro, priorizando liquidar o estoque acumulado e não fazer compras arriscadas.

REPENSANDO O MODELO DE NEGÓCIO

É importante repensar o modelo de negócio nesse momento. Se a empresa trabalha com um ponto fixo, a alternativa para driblar a falta dos clientes é investir imediatamente nas mídias sociais, nas plataformas de comércio eletrônico e nos aplicativos de entrega.

OPORTUNIDADES PARA CONFEITARIAS

Para a confeitaria, o momento é mais propício para produtos que sejam protegidos (embalados individualmente). Alimentos a serem compartilhados (como bolos de corte) são um possível foco de contaminação no momento de o cliente compartilhá-los com seus amigos e familiares.

A confeitaria apresenta muitos produtos de tamanhos menores e apostar nessas opções, embalando-as individualmente, é uma oportunidade. Nessa linha de produtos, entram os brownies, cupcakes, pão de mel, docinhos, bolo de amanhã, bolo no pote, dentre outros.

Agência Sebrae de Notícias Bahia