SESAU orienta para cuidados e combate à proliferação do Aedes aegypti em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da Vigilância em Saúde, orienta a população para os cuidados dentro de casa para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, Zika e chikungunya.  

De acordo com dados epidemiológicos da SESAU, o maior índice de criadouros do mosquito acontece nas áreas residenciais. Entre os cuidados e orientações prestadas pela secretaria estão:

guardar garrafas, latas e baldes vazios de cabeça para baixo, guardar pneus em locais cobertos, jogar no lixo tampinhas de garrafas, sacolas e outros objetos que acumulem água, tampar bem a caixa d’água, escovar vasilhas de água e comida de animais, mantendo-os secos e limpos, colocar areia nos pratos dos vasos das plantas, manter calhas limpas e desobstruídas e redobrar a atenção após as chuvas.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, os cuidados devem ser redobrados. “Nesse momento, pedimos às pessoas que tenham cuidado, em especial dentro de casa. Aproveitem o isolamento social para fazer uma faxina em casa, observar ralos, vasos de plantas, caixa d’água, piscinas, calhas e demais recipientes que possam acumular água e protejam esses espaços para que assim não se transformem em criadouros do Aedes. Para esses cuidados só precisam 10 minutos do seu tempo e, assim, sociedade e poder público podem combater a proliferação deste mosquito”, destacou.

Débora Sousa/SESAU