RedeGN - Governador Rui Costa sugere que prefeitos se reúnam regionalmente para avaliar ações contra o coronavírus 

Governador Rui Costa sugere que prefeitos se reúnam regionalmente para avaliar ações contra o coronavírus 

Em conferência realizada pela internet, na manhã desta quinta-feira(26) O governador Rui Costa conversou com prefeitos de toda a Bahia, tirou dúvidas e deu conhecimento de ações que o governo está adotando no combate ao coronavírus no estado.

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, participou da conferência e questionou o governador sobre que tipo de ações estariam sendo tomadas para atender as demandas das cidades do interior: “Temos observado o esforço do Governo da Bahia na questão dos hospitais de campanha em Salvador, mas ainda não temos notícias dessas iniciativas para o interior. O que o governo planeja para o interior?”.

Respondendo ao prefeito de Juazeiro, o governador Rui Costa informou que a estratégia no momento é de concentrar esses atendimentos mais graves em Salvador, montando centros de referências para triagem por região do estado. “O governo está planejando reforçar ainda mais o atendimento em Salvador, os primeiros casos, até preencher a lotação e se precisar tomaremos outras medidas. Casos que tenham necessidade de internação serão enviados para Salvador, mas só os casos que necessitem de internação”, informou..

De acordo com o governador a ideia é montar unidades de atendimento exclusivas, evitando que pacientes com o coronavírus se misturem com pacientes que tenham outras doenças, na rede hospitalar. “A doença é mais letal em pacientes doentes e precisamos evitar fazer essa mistura e a estratégia é separar o atendimento”, explicou.

O governador informou que será montado um cinturão regional para triagem em todas as regiões do estado, abrindo Upa’s e hospitais que ainda não foram entregues à população e sugeriu que os prefeitos de cada região discutam entre si, em reuniões virtuais, como atuar regionalmente nesse sentido.

redeGN