Paulo Bomfim anuncia aumento de 12,84% para os professores durante a Jornada Pedagógica 2020

A abertura do ano letivo 2020 da rede municipal de ensino de Juazeiro, nesta quinta-feira (06), realizada pelo prefeito Paulo Bomfim e a secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves, foi marcada por premiações dos servidores da rede, homenagens e boas notícias para a Educação de Juazeiro. Durante o evento, que aconteceu na 1ª Igreja Batista, o prefeito anunciou o aumento de 12,84% para os professores.

“É sempre uma alegria estar com as educadoras, educadores e todos os servidores da nossa rede municipal. São eles os responsáveis diretos por Juazeiro ter hoje a melhor Educação da Bahia. E hoje aproveitamos para anunciar o aumento dos professores de 12,84%, a inauguração da Escola Estação do Saber, antigo prédio da estação ferroviária, um antigo sonho da população, além de outras escolas que estão em obras e que vamos inaugurar em breve. Quero agradecer e parabenizar a secretária Lucinete e a todos os profissionais da rede pelo trabalho de excelência que realizam no nosso Governo”, evidenciou o prefeito.

Com o tema ‘Juazeiro Cidade Educadora – Um por todos e todos pela Educação’, a SEDUC, no segundo ano consecutivo, premiou em espécie 32 profissionais entre professores e servidores das escolas municipais que foram destaque em 2019, através do ‘Prêmio Juazeiro Educação Nota 10’, instituído pela Lei N°2.805/ 2018. “Estou muito feliz e agradecido pelo reconhecimento como gestor da rede. Confesso que fiquei emocionado e surpreso, são muitos gestores excelentes. Quero parabenizar ao prefeito e a secretária por cuidarem tão bem da Educação de Juazeiro”, disse o gestor Uilquer Menezes, da Escola São Francisco de Assis, no distrito de Itamotinga.

Foram premiados professores, secretário escolar, coordenador pedagógico, gestor, vice-gestor, auxiliar de serviços gerais, merendeira, agente de portaria, auxiliar administrativo, digitador e articulador, auxiliar de sala, auxiliar de atendimento educacional especializado, mãe social e servidor em função de readaptação. Outro momento de emoção e agradecimentos foi a homenagem aos professores aposentados, que tanto contribuíram para a aprendizagem dos estudantes do município. A Jornada contou também com apresentação cultural do grupo do Colégio Modelo.

O psicólogo educacional e psicoterapeuta de Fortaleza, Renê Dinelli, fez uma inspiradora palestra sobre a Psicologia Educacional e Escolar, habilidades e competências socioemocionais e promoção e valorização da saúde mental dos professores. “Fiquei muito feliz em ser convidado para participar deste evento maravilhoso da rede de Juazeiro, que é destaque pelo trabalho incrível que realiza e de poder contribuir com minhas experiências. Juazeiro de fato é uma cidade educadora, está à frente de muitos municípios, antecipando o diálogo em nível nacional das competências socioemocionais, na perspectiva da Educação. Estou muito encantado com esta equipe que tem um brilho no olhar e um diferencial no fazer”, avaliou o palestrante.

A secretária Lucinete aproveitou para falar sobre os avanços da Educação na gestão do prefeito Paulo Bomfim, os investimentos realizados com a construção de novas unidades escolares e materiais didáticos e anunciou novos projetos para 2020.  “A Jornada é este momento acolhedor, onde buscamos premiar, homenagear e agradecer a essa equipe maravilhosa da rede municipal. O ano letivo de 2020 vem com muitas novidades a exemplo do projeto que vamos trabalhar as habilidades socioemocionais com os professores, pais e alunos, o projeto em parceria com a Secretária de Saúde, a entrega das escolas que estão sendo ampliadas e tantas outras melhorias previstas este ano. Só temos que agradecer a todos os que atuam na rede e que têm construído uma Educação de qualidade com importantes avanços e conquistas colocando a Educação de Juazeiro em destaque na Bahia e no país”, destacou a secretária Lucinete.

A Jornada Pedagógica contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Alex Tanuri, vereadores da base aliada e secretários de Governo.

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC