RedeGN - Juazeiro é classificado como um dos melhores Polos da Universidade Aberta do Brasil pela CAPES

Juazeiro é classificado como um dos melhores Polos da Universidade Aberta do Brasil pela CAPES

O Polo de Ensino superior a distância de Juazeiro ficou em 1º lugar na Bahia, 2º no Nordeste e 4º lugar no Brasil, no “Prêmio Polo EaD UAB em Ação”, promovido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O Prêmio tem como objetivo valorizar as atividades e iniciativas criadas e executadas pelos Polos UAB - Universidade Aberta do Brasil.

De acordo com a coordenadora do Polo UAB Juazeiro, Rose Cunha, no total são 777 Polos UAB ativos em todo território brasileiro, e entre os participantes do Prêmio, o de Juazeiro é um dos melhores do país. “O Polo de Juazeiro ao longo de 7 anos de implantação, tem oferecido acesso ao ensino superior público de qualidade, através da oferta de cursos de graduação e pós graduação na modalidade a distância, através das universidades parceiras a exemplo da UNIVASF, UNEB, UFBA, UFPI e IFBA. Esta parceria com a Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC e a Escola de Formação de Educadores - EFEJ do município, tem sido muito importante para o fortalecimento do ensino superior na região”, afirmou Rose.

O Prêmio analisou documentos comprobatórios de realização das atividades organizadas pelo Polo durante os 7 anos de implantação. Foram avaliados nove critérios, como por exemplo a participação em trabalho voluntário, atividades comunitárias, associações de bairros, brigadas de incêndio, associações escolares e realização de eventos técnico-científicos no Polo. O Polo UAB Juazeiro funciona na EFEJ, no bairro São Geraldo.

“Essa conquista é resultado de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos com a educação a distância oferecida pelo Polo de Juazeiro, assim como, do investimento municipal qualificando a formação da população juazeirense e da região”, afirmou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves.

Sistema UAB

Instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, o Sistema UAB tem como prioridade contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. Por isso, as vagas são prioritariamente voltadas à formação inicial de professores da educação básica.

Os Polos UAB estão presentes em todos os estados do país, além do Distrito Federal. O sistema tem cerca de 170 mil estudantes, matriculados em cursos tecnológicos, de bacharelado, licenciatura e especialização oferecidos por 133 instituições públicas de ensino superior.

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC