Secretário de Meio Ambiente de Juazeiro participa de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre

Aconteceu nesta quarta-feira e quinta-feira (07 e 08) a 24ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre realizada em Morro do Chapéu na Chapada Diamantina com a participação do secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro, Jadson Barros e demais representantes de órgãos públicos e sociedade civil.

Na reunião foram discutidos projetos e ações relacionados à Bacia do Rio Salitre, entre os quais, a restauração produtiva da Mata Ciliar na região do Pacuí, o planejamento para execução do plantio de mudas na Bacia, as iniciativas das Câmaras Técnicas, a apresentação do relatório final e a Fiscalização Preventiva Integrada/FPI pelo Ministério Público.

A Bacia do Rio Salitre faz parte da Bacia do Rio São Francisco e está localizada na parte Norte do Estado da Bahia, cortando nove cidades: Várzea Nova, Ourolândia, Campo Formoso, Mirangaba, Umburanas, Jacobina, Juazeiro, Miguel Calmon e Morro do Chapéu. Os principais rios são: Vereda da Caatinga do Moura, Pacuí e Riacho Escurial.

Para o secretário da SEMAURB, Jadson Barros, a participação do município de Juazeiro é fundamental nas discussões sobre recursos hídricos e demais ações ambientais nas regiões da Bacia do Rio Salitre. “A gestão do Prefeito Paulo Bomfim é comprometida e atenciosa com o meio ambiente e vem trabalhado no fortalecimento das políticas públicas, tanto na sede como no interior. Além disso, estimula práticas de revitalização e bom uso desses recursos hídricos, para que sejam preservados os recursos ambientais e no futuro, o Rio Salitre seja promissor”, descreveu.

Participação do Município nas discussões ambientais e de Bacia

O Município de Juazeiro é membro da Comissão Inter Institucional de Educação Ambiental da Bahia (CIEA-BA) desde 2015. Também integra o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, sinalizações que representam compromisso e envolvimento em políticas para preservação em quantidade e qualidade dos compromissos hídricos.

Débora Sousa/SEMAURB