Começaram a valer este mês os cursos de mototaxistas e motoboys exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito para as cidades que regulamentaram as profissões. Os motociclistas já fazem aulas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, onde o número de acidentes diminuiu. Controlar a moto e recuperar o equilíbrio após passar por obstáculos. Manter a segurança em situações de risco é um dos objetivos das aulas práticas.
Os mototaxistas e motofretistas também aprendem sobre leis, transporte de cargas e atendimento aos clientes. “Vai profissionalizar todos os motoqueiros que queiram trabalhar na área”, diz um motoboy. A resolução do Contran prevê 30 horas aula para quem quiser transportar passageiros ou mercadorias. E esta não é a única exigência. Em uma turma, os motoboys têm entre três meses e 20 anos de profissão. Mesmo assim, para todos, a regra é a mesma: depois de completar o curso, eles vão ter que passar por uma avaliação.
O aluno precisa acertar 70% das provas: “Um instrutor avalia individualmente cada motociclista em vários quesitos. Ele não pode derrubar o cone, ele não pode botar o pé no chão, ele tem que estar com a viseira do capacete abaixada”, explica o diretor do Sest/Senat de Porto Alegre, Carlos Becker Berwanger. Depois de aprovado, o motociclista deverá incluir os dados do certificado no sistema do Detran. Sem este registro, poderá ser autuado e perder cinco pontos na carteira.
A matéria foi divulgada ontem no Jornal Nacional e serviu para destacar que os mototaxistas da ACAPMMEB em Juazeiro saíram na frente e já estão fazendo esse curso exigido pelo CONTRAN. Cerca de 50 mototaxistas já estão com os veículos com placa vermelha que só é concedida ao término do curso, e ainda com recebimento de certificado. Os demais estão concluindo o referido curso.
3 comentários
22 de Dec / 2010 às 17h14
Espero que esse curso funcione aqui em Juazeiro, e transforme os motoxistas em motociclistas, pois a maioria, tanto dos mototaxis como demais pilotos de motos são motoqueiros. Espero que deixem de fazer dos acostamento, faixa exclusiva para motos, que eles passem a usar o farol baixo durante a noite, que deixem de ultrapassar pela direita, que retirem os "cadrons" dos escapamentos, que a iluminação das motos fiquem em ordem, inclusive com faróis regulados e pisca alerta, que obedeçam o sinal vermelho, que parem nas faixas de pedestres, que respeitem ã contra-mão... Se esqueci de mais alguma coisa, por favor alguém lembre!!
23 de Dec / 2010 às 08h47
Começo este comentário com a seguinte frase:"Pessoas normais falam de coisas, pessoas inteligentes falam de idéias, pessoas medíocres falam de outras pessoas (Anderson Theodoro - Advogado e Consultor Jurídico)”. Classifico esta iniciativa da ACAPMMEB,muito bem liderada e conduzida pelo Vereador Mitonho Vargas, uma idéia inteligente e válida para nós que usufruímos deste meio de transporte e que também queremos um transporte seguro e sério dentro dos padrões do CONTRAM, para um trânsito muito conturbado aqui em Juazeiro.
23 de Dec / 2010 às 15h51
Esse vereador é mais um a ficar tirando proveito desses pobres coitados moto taxistas, grande Geraldo, dai fica fazendo de tudo pra nao perder essa mamata de vereadr. forte abraço grande Geraldo.