SESAU realiza atividades com gestantes do distrito Mandacaru

Esta semana gestantes acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mandacaru I, localizada na zona rural de Juazeiro, estiveram reunidas para receber orientações sobre gravidez. A ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde (SESAU), através das Equipes de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) da UBS teve como objetivo orientar as futuras mães sobre a importância da atividade física e boa alimentação durante a gravidez.

Foram realizadas também atividades de alongamento, orientações sobre respiração e palestra sobre boa alimentação, para um grupo de 15 gestantes. Entre elas estava a estudante Awiny Rodrigues dos Santos, grávida do primeiro filho. Desde o início da gestação ela vem sendo acompanhada pela equipe de profissionais da UBS.

“Com o acompanhamento feito no postinho me sinto bastante tranquila por conta das orientações e segurança transmitidas pela equipe, como as que recebemos durante as atividades que participamos hoje sobre alimentação principalmente, pois tinha péssimos hábitos alimentares e a partir de hoje vou mudar muita coisa nesse sentido, graças às informações passadas pela nutricionista durante a palestra”, assegurou Awiny Santos.

A enfermeira da Unidade, Alnira Alencar, vê a ação como uma maneira de trocar experiências. “Nosso objetivo é repassar o máximo de orientações, fazer com que as gestantes entendam todos os processos que ocorrem durante a gestação a exemplo das alterações no corpo, os sintomas e sinais do trabalho de parto, a importância de realizar o pré-natal, os cuidados com a alimentação, o que irá garantir uma gestação e parto mais tranquilo para essas mães”, destaca a enfermeira, ao falar sobre os cuidados a serem tomados antes, durante e após a gestação.

De acordo com Paulo Monteiro, fisioterapeuta do Nasf e um dos facilitadores das ações desenvolvidas com o grupo, entre os temas abordados com as gestantes estava a realização de exercícios para fortalecimento da musculatura da região do períneo para prepará-lo e preservar de traumas em casso de parto normal. “Uma musculatura pélvica fortalecida oferece maior apoio ao útero, reduzindo a pressão sobre a bexiga e diminuindo as dores lombares, tão comuns na gravidez, e esse é o objetivo do nosso trabalho, passar conhecimento para que tanto a gestação como o parto dessas gestantes seja tranquilo”, explica o fisioterapeuta.

A UBS do Mandacaru I realiza em média 600 atendimentos mensais e, atualmente, vem realizando o acompanhamento de 30 gestantes, que são orientadas sobre o passo a passo do Pré Natal.

Gardennia Garibalde/SESAU