Moradores e comerciantes do Calçadão buscam meios de proteção para os dias de chuvas

O morador da rua Castro Alves, há 48 anos, o aposentado Agenor Pereira, disse que "viu a água entrar nos dois primeiros batentes da casa, durante as chuvas de ontem, dia 3". Com a elevação do calçadão da Travessa Benjamin Constant, a drenagem é sempre um ponto de discussão durante o período de chuvas. Seu Agenor diz que este é um dos pontos que mais alagavam durante as fortes chuvas em Juazeiro. "Sempre que chove é uma preocupação". 

Em 2016, o engenheiro responsável pela obra, Hemerson Guimarães, declarou que objetivo dessa drenagem era coletar as águas pluviais da Rua Benjamin Constant, das ruas transversais, e também dar maior vazão às águas da chuva da Avenida Oscar Ribeiro.

O comerciante Dinarte Almeida disse que dessa vez não houve alagamento ou prejuízos. Segundo ele, a maioria dos comerciantes do setor usa "comportas para evitar que a água invada as lojas mais baixas".

A Prefeitura Municipal de Juazeiro explica que foram realizadas drenagem e topografia na Rua Oscar Ribeiro, com ampliação das manilhas (tubo de rede de águas pluviais) e construção de cinco galerias de água pluvial. Além disso, está sendo realizada manutenção com a limpeza de todas as galerias da Travessa Benjamim Constant, com o objetivo de dar maior fluidez à água.

Porém, devido às características topográficas da área, forma uma bacia de acúmulo de águas pluviais no local que tem como sistema de macrodrenagem o canal Jacaré, responsável pelo escoamento de toda área, bem como a montante dele.

A gestão municipal está estudando o redimensionamento do sistema de macrodrenagem do referido canal até a barragem de São Geraldo, no intuito de sanar ou diminuir os alagamentos com uma maior área de vazão para as águas pluviais.

Redação Blog Foto: Ney Vital