RedeGN - Para reforçar os trabalhos de combate à dengue, Casa Nova realiza campanha educativa "Dia D"

Para reforçar os trabalhos de combate à dengue, Casa Nova realiza campanha educativa "Dia D"

Com o objetivo de acabar com as ameaças do mosquito da dengue, a Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação participou ativamente, na manhã de hoje (29), no Centro Social, da campanha Educativa: “Dia D de Combate à Dengue” orientando sobre as medidas que têm de ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Através de mensagens educativas, peça teatral e distribuição de folhetos e cartazes a equipe de Vigilância Epidemiológica e Endemias, proporcional para os jovens uma manhã de lazer e orientações. Em todos os discursos, o apelo: nada de água parada nas casas, construções e  terrenos baldios. Nada de lixo que possa oferecer abrigo ao mosquito. Nada de  copos descartáveis, pneus a céu aberto, plantinhas em pratos com água e reservatórios de água sem tampa.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Maria do Livramento Figueiredo, disse que todos os jovens são responsáveis pelo combate a dengue. “Combater a dengue é um dever de todos. Vamos acabar com essa epidemia”, ressalta. Com 31 agentes epidemiológicos, realizando cerca de 9 mil visitas ao mês, Casa Nova, registrou, esse ano, 68 casos de dengue. De acordo com a supervisora de endemias, Maria de Lourdes Santos, os agentes epidemiológicos realizam vistorias de forma rotineira e mutirões com retirada de materiais que podem servir de criadouros para o mosquito, como cemitérios e borracharias, além de palestras educativas nas escolas do Município.

Durante o evento as crianças tiveram acesso ao material utilizado pelos agentes, para que pudessem perceber de forma mais próxima como funciona o trabalho epidemiológico, e assim colaborar para o seu desenvolvimento. Os alunos também assistiram à peça teatral “Chapeuzinho Vermelho contra a dengue”, do grupo de teatro da Secretaria de Saúde de Juazeiro. As crianças receberam a equipe com muita alegria.  “Já sei como me prevenir contra a dengue, vou tomar todos os cuidados para não ficar doente, vou informar aos meus amigos, irmãos e vizinhos esses cuidados, pois é importante a participação de todos os moradores, que devem servir como aliados”, disse a estudante da do Centro Educacional João Honorato, Elisabeth Maria dos Santos, 11 anos.

Ascom Prefeitura de Casa Nova