Novidade na eleição biometria causa filas e TRE pede compreensão aos eleitores

Criado para agilizar o voto e garantir lisura ao processo eleitoral no País, o cadastro biométrico tem sido apontado como o causador de longas filas e atraso na votação em diversos ponto do Brasil. Juazeiro e Petrolina vários eleitores enfrentaram as filas para votar. Em nota, o Tribunal Eleitoral disse que a grande quantidade de votos a serem registrados, seis ao todo, contribui para a formação de filas nas seções eleitorais. O órgão pediu compreensão dos eleitores dos 55 municípios baianos que passaram pela revisão biométrica, o que, para muitos cidadãos atrasou o processo de votação.

“A população que compareceu na época, que foi chamada a comparecer para realização do processo biométrico, valeu a pena. Existem casos pontuais que as pessoas não conseguiram a captura das impressões digitais, mas, no todo, valeu a pena porque as pessoas votara e tiveram a certeza de que seus votos foram computados para o candidato", disse o desembargador José Rotondano, presidente do TRE-BA.

Rotondano disse, ainda, que previa que a eleição se prolongaria mais um pouco. "O que eu achei é que, efetivamente, haveria um atraso maior, em relação aos outros pleitos, em função da biometria, porque você vai capturar a primeira vez, e se a primeira tentativa der certo, o eleitor vai até a cabine e exerce o seu direito de votar. Se não, tem uma segunda tentativa, se não naquela segunda, uma terceira, se não, naquela quarta. Orientamos os mesários, as mesas receptoras, de que tentassem quatro vezes”, disse Rotondano.

Redação Blog Fotos: Ney Vital