Calor: Juazeiro e Petrolina registram índices críticos de umidade relativa do ar

Segundo as previsões do Laboratório de Meteorologia da Univasf (Labmet), a região de Juazeiro, Petrolina e vizinhanças terá  forte redução na umidade relativa do ar. Espera-se que a umidade mínima possa chegar a 15%. A previsão é que até o dia 25 deste mês a umidade relativa do ar esteja em situação de alerta. A média da temperatura está na casa dos 35 graus. A sensação do calor é sempre maior.

Desde o início deste mês, Juazeiro e Petrolina vem atingindo índices muito baixos de umidade relativa do ar. É preciso ficar atento. Ao registrar uma taxa de menos de 20%, o que representa um estado extremamente crítico. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), taxas entre 20% e 30% de umidade já podem ser consideradas de atenção.

O meteorologista Hundson Alencar alerta que a sensação térmica no centro da cidade pode chegar aos desconfortáveis 45 graus Celsius. "Temos que, de alguma forma, alertar a sociedade para evitar exercícios físicos na parte da tarde, utilizar roupas leves e principalmente claras", afirma Hundson. Com a baixa umidade e o aumento da temperatura, a saúde dos moradores pode ficar prejudicada. Segundo a meteorologia não há previsões de chuvas para Juazeiro e Petrolina nos próximos dias.

Redação Blog