Compositor Manuca Almeida é homenageado no Projeto Dialogando com a Literatura

O projeto Dialogando com a Literatura, desenvolvido desde 2016 por alunos e professores objetiva estreitar a relação com a estética, a autoria e as escolas literárias, valorizando a produção local e incentivando o conhecimento e a prática sociocultural dos estudantes e profissionais envolvidos. Pauta-se na leitura de obras literárias e situações de contato com a arte e cultura regionais, através de uma reflexão crítica e da contextualização.

O projeto Tem a finalidade de fomentar a construção de novos enredos, a composição de dramatizações diversas e a atuação na produção de cada modalidade proposta, oportunizando assim, atividades que fomentam o hábito da leitura prazerosa.

A programação teve início no dia 27 de julho com a “V Conferência do Projeto Dialogando com a Literatura”, quando pudemos interagir e aprender com as apresentações das esquetes publicitárias das obras estudadas,  palestra sobre a história de Juazeiro, ministrada pela professora Rosi Costa e apresentação lítero-musical do Poeta, Cantor e Compositor  João Sereno.

No dia 07 de julho, no Palco do Teatro João Gilberto, aconteceu o evento de Culminância do projeto com apresentações Teatrais, Danças, Paródias e Recitais envolvendo alunos do Ensino Médio. 

Todos os anos, a escola escolhe uma personalidade para ser homenageada e, este ano, a homenagem in memória foi para o multiartista Manuca Almeida, falecido em 11 de novembro de 2017, grande representante da cultura local. Poeta, declamador, compositor, artista plástico e disseminador cultural, reconhecido internacionalmente com indicação ao prêmio Grammy com a música “Esperando na Janela”, sucesso na voz de Gilberto Gil e Targino Gondin. 

O evento contou com a presença de Lú Almeida, viúva de Manuca, acompanhada de sua filha e neta, que se emocionaram ao assistir ao espetáculo apresentado pelos alunos do grupo de teatro do Colégio da Polícia Militar. A apresentação foi um misto de declamação, encenação teatral e musical, a partir das músicas e poesias do cancioneiro de Manuca.

Ascom CPM