Empresários são orientados sobre como ampliar divulgação e aumentar vendas

Há dois anos a empreendedora Nadja Oliveira se tornou dona do próprio negócio no setor de beleza em Juazeiro. O salão Formas de Cachos é pioneiro na região no tratamento de cabelos crespos, cacheados ou em transição capilar, com produtos naturais. A cabeleireira começou com atendimento delivery, mas hoje já atende em sede própria.

Nadja sabe a importância de manter a boa gestão e atendimento às clientes, mas também está investindo na divulgação dos seus serviços. Ela já utiliza as redes sociais para divulgar seu trabalho, mas pretende ampliar os canais de divulgação e alcançar um número maior de clientes. Por isso, participou quarta-feira, 25, da oficina "Como utilizar o Whatsapp para o seu negócio", realizada no auditório da agencia do Sebrae em Juazeiro.

A capacitação faz parte da programação da Semana de Inovação promovida pelo Sebrae no Norte da Bahia até esta quinta-feira, 26. Ministrada pelo especialista em gestão empresarial e marketing, Herbert Martfeld, a oficina apresentou aos participantes como alavancar as vendas de forma prática e sem custo, utilizando o aplicativo de mensagens para divulgar marcas, produtos e promoções e assim estar em contato constante com os clientes. "Antes de começar a utilizar o Whatsapp como meio de divulgação, o empreendedor precisa definir seu público alvo, quais mensagens utilizar e quais regras adotar para não se tornar muito invasivo no dia a dia dos clientes", alerta Herbert.

O empreendedor Edmilson Bernardo da Silva já utiliza o aplicativo de mensagens para divulgar os serviços da empresa de refrigeração aos clientes. Há seis anos nesse mercado competitivo, busca todas as ferramentas de comunicação para se aproximar cada vem mais do consumidor. Ele também participou da oficina oferecida pelo Sebrae e aprendeu mais recursos que pode utilizar no Whatsapp para atingir um número maior de clientes. "A oficina foi bem dinâmica e podemos trocar experiências com outros empresários. Utilizava o aplicativo de forma básica, mas aprendi que dá para explorá-lo ainda mais, usando o status e a lista de transmissão para atrair a atenção do nosso público".

Voltada para empreendedores de microempresas e empresas de pequeno porte, a Semana de Inovação levou conhecimento sobre marketing digital, sustentabilidade e inovação para pequenos negócios. Em Juazeiro a programação foi encerrada nesta quinta-feira com a oficina Pratique abordagem de vendas, na unidade do Sebrae.

Lucilene Santos Agência Sebrae de Notícias Bahia