Na programação do Intercom, em Juazeiro, pesquisadores lançam seis livros com diversas temáticas

Dentro da vasta programação do  20º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste (Intercom Nortes 2018), que este ano está sendo sediado em Juazeiro (BA), nos campus da Uneb e  da Univasf, além de debates sobre mídia e sertões, educomunicação, desigualdades de gênero, empreendedorismo,  e jornalismo entre outros temas, outro ponto alto do evento serão os lançamento de livros, agendados para sexta-feira, a partir das 17h30 no hall da biblioteca localizada no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS).

Entre os títulos a serem lançados, estão "Cenas da Comunicação do Território do Sisal", assinado pelos  professores e pesquisadores Vilbégina Monteiro dos Santos e Moisés Viana dos Santos(organizadors da publicação). Lançado este ano pela editora editora Criativa: Comércio e Serviços, o livro é uma coletânea que marca a comemoração dos 10 anos do Curso de Comunicação Social - Rádio e TV, da Universidade do Estado da Bahia, com objetivo de apresentar as pesquisas sobre a comunicação no Território do Sisal, realizadas pelos discentes no âmbito dos seus trabalhos de conclusão de curso.

Da mesma editora, 'Cenários e Pesquisas do curso de Comunicação da UNEB/Campus XIV ", organizado pelos autores Rosane Vieira de Jesus, Marcos Botelho e Nataline Cerqueira (orgs.), também será lançado. A edição dos textos desta coletânea objetiva, além de sua marca comemorativa, escoar parte das pesquisas desenvolvidas por docentes do Curso de Comunicação Social – Rádio & TV, da Universidade do Estado da Bahia – Uneb.

Professora e pesquisadora do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb (Campus Juazeiro), a jornalista Fabíola Moura também estará autografando sua recente publicação  "O Sertão que a TV não vê: o Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro". Segundo a autora, o livro que propõe uma outra reflexão sobre a forma que enxergamos (ou que nos fizeram enxergar) o Semiárido. "É um trabalho que já exercita um olhar para as viabilidades desses territórios e para nós mesmos, uma vez que nos provoca para ver o que a maioria não atentou ainda", conta Fabíola.

"O jornalismo que se faz sobre o Semiárido brasileiro também é descontextualizado e colonizado, pois insiste em desconsiderar questões muito particulares a esses territórios, como o descaso histórico e as causas da desigualdade social, o que contribui para a desinformação que perdura acerca do assunto", observa. A publicação dá visibilidade à temática territorial a partir das potencialidades e cultura do Semiárido com uma abordagem jornalística e educativa contextualizadas, contribuindo para outra representação.

"Ecologia Mística" (Ed. Sabeh), é o quarto livro, lançado na programação do Intercom,  assinado pelo professor do DCH-III da Uneb, João José Borges. Com este livro, o autor que é yogue, propõe realizar um percurso reflexivo sobre um conceito centralizador de seu trabalho de pesquisa. Ele convoca o leitor para  que se "unam vozes no coletivo contra o desperdício da experiênia e procure registrar a miríade de soluções que ostensivamente o presente planetário nos oferta. A unidade planetária é a grande aspiração da mísitica contemporânea".

O lançamento conjunto esta programado para  começar às 18h do dia 6/7,  na Biblioteca do DTCS.

Ascom Uneb