O futuro do campo: começaram as aulas do Curso Técnico em Fruticultura do SENAR, na Bahia

A formação técnica começa a se transformar em realidade para os 84 novos alunos do curso de Fruticultura do SENAR. Eles formam a primeira turma na Bahia e participaram de aula inaugural na noite dessa quinta-feira (22/3), no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/SENAR, em Juazeiro, no Vale do São Francisco.

Para alguns alunos, a vontade de seguir uma carreira voltada para o agro é herança familiar. Bianca Evangelista, 19 anos, é do município de Casa Nova e filha de produtor rural. "Além de poder ajudar meu pai na lida com a terra, o curso vai ampliar as minhas chances de conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Já fiz alguns cursos, em outras áreas, mas ainda não consegui meu primeiro emprego". 

Já Adriano Cardoso, natural de Juazeiro e formado em administração de empresas, vê no Curso Técnico em Fruticultura uma oportunidade de sair do escritório e ir a campo. "Eu trabalho na área comercial, com compra e venda de frutas, mas minha vontade é atuar na parte de produção, no campo".

Laisna Braga fez o curso de Supervisão Agrícola, através do Programa Jovem Aprendiz do SENAR BAHIA, e quer ampliar sua formação. "Eu quero me profissionalizar e adquirir mais conhecimento  para ficar preparada pra disputar uma boa colocação no mercado de trabalho. Também faço o curso de Agroecologia, que trabalha algumas matérias ligadas à fruticultura, porque é a atividade que eu quero lidar".

A superintendente do SENAR BAHIA, Carine Magalhães, participou da primeira aula da turma e falou sobre a importância da formação para o futuro profissional. "O SENAR é uma escola do campo e em seus 25 anos de existência vem ampliando sua capilaridade e abrangência com os cursos técnicos. Temos a missão de formarmos juntos a primeira turma deste curso no estado. Vocês sairão daqui preparados para trabalhar com fruticultura em qualquer lugar do Brasil, com a validação do SENAR e do MEC".

Os alunos conheceram o corpo docente, o coordenador Pedagógico, Josias Williams e demais colaboradores. Eles também foram apresentados à metodologia do curso, pela coordenadora Técnica do SENAR BAHIA,  Daniela Lago, e viram um pouco do potencial da  atividade frutícola no Brasil e no mundo, na apresentação da assessora Técnica do Centro de Excelência, Thyara Ribeiro.

Os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Juazeiro, José Alves, e de Casa Nova, Silvio Miguel, também deram as boas-vindas aos alunos. "Sou presidente do sindicato, mas também participante do curso do SENAR. Sei da qualidade dessa instituição e vocês têm uma grande oportunidade nas mãos", destacou Silvio Miguel. O presidente José Alves reiterou que "os profissionais que sairão daqui vão ajudar a desenvolver ainda mais a produção da região e o sindicato de Juazeiro tem orgulho de fazer parte disso".

O evento contou ainda com a participação do gerente Regional do SEBRAE, Carlos Rafael, e do mobilizador do Sindicato de Juazeiro, Roberto Roriz. "Vocês estão com a faca e o queijo na mão, ou melhor, a fruta. Vão ter acesso a conhecimento de ponta no melhor Centro de Excelência em Fruticultura do Brasil", ressaltou o gerente do SEBRAE.

Sobre o Curso - O Curso Técnico em Fruticultura é reconhecido pelo MEC e acontece de forma presencial. Possui carga horária de 1350 h, distribuídas em quatro semestres letivos. As atividades serão realizadas unindo conteúdos teóricos e práticos, mediante a utilização de estratégias diversificadas de aprendizagem. 

O mercado de trabalho do Técnico em Fruticultura é amplo. Ele poderá atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas, associações rurais, entre outros.

Tradição em produção de frutas

O Curso Técnico em Fruticultura está sendo ofertado no Vale do São Francisco, de forma completamente gratuita, justamente por conta da vocação da região, que produz em escala potencial a manga (90% da fruta exportada pelo Brasil); uvas (98%); morangos; maracujá; abacaxi; coco; entre outras culturas.

Fonte: ASCOM Sistema FAEB