Foram encontrados 18 registros para a palavra: varejo

Empresários de Paulo Afonso participam de palestra sobre Tendências para Impulsionar vendas no varejo

Empresários do comércio varejista do município de Paulo Afonso, no Norte da Bahia, participaram, no dia 2 de abril, de palestra com o tema “Domine o Varejo: Tendências para Impulsionar as Vendas”, dentro do projeto Comércio Digital, criado pelo Sebrae.

Direcionada a empresários donos de micro e pequenas empresas, a atividade tinha o propósito de apresentar tendências e ferramentas para impulsionar as vendas das empresas dos diversos segmentos da economia, sob o enfoque do Comércio Digital...

Setor de serviços fecha 2022 com alta de 8,3% e bate recorde no Brasil

Estimulado pelo fim das restrições da pandemia, o setor de serviços fechou o ano de 2022 em alta no Brasil e com desempenho superior ao de indústria e varejo. O crescimento acumulado de serviços foi de 8,3%, informou na sexta-feira (10) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado colocou o segmento no patamar recorde da série histórica, iniciada em 2011. O setor também ampliou a distância em relação ao nível pré-pandemia. Ficou 14,4% acima de fevereiro de 2020, período anterior à crise sanitária...

Organização foi tema da última palestra do Renova Varejo 2022 em Juazeiro

O ciclo de atividades do programa Renova Varejo em Juazeiro, no Norte da Bahia, encerrou as ações de 2022 na quinta-feira (15), com a apresentação da palestra “Sua Loja Organizada Vende Mais”, em encontro realizado no Grande Hotel da cidade.

O conteúdo foi apresentado pela personal organizer Mônica Coimbra, que é formada em letras e especializada em consultoria e organização de ambientes comerciais e residenciais...

Univasf, CDL e Sebrae inauguram hoje (2) Habitat de Inovação do Varejo em Petrolina

O Lócus de Inovação Innovation Labs, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) irão inaugurar, na noite de hoje (2), o Habitat de Inovação do Varejo em Petrolina. O evento acontecerá às 19h, no auditório da CDL e contará com a realização de uma palestra sobre o tema “Entenda as transformações do varejo para vender mais!", com a participação de Thiago Suruagy, head do Laboratório de Estratégias Digitais de Negócios do Sebrae.

O Habitat de Inovação do Varejo é um espaço de transformação digital que irá funcionar na CDL e será voltado para o comércio do sertão do São Francisco. O presidente da CDL, Manoel Vilmar, diz que o habitat é um espaço que possui a infraestrutura necessária para que as empresas possam desenvolver seus negócios e fazer conexão com outros segmentos. “O Innovation Labs veio para pavimentar a transformação digital do varejo do sertão do São Francisco com novas abordagens, porque o varejo precisa ser transformado digitalmente para alcançar eficiência nessa nova Era Digital”, afirma...

Feiras agroecológicas se tornam alternativa às redes de varejo para comunidades do semiárido

Os mercados são uma construção do povo. Mas, em um país sob o domínio do agronegócio, eles acabam caindo nas mãos das grandes corporações.

O caminho que parece irreversível tem do lado oposto uma coletividade que resiste a esta expansão. Combater a fome colocando alimentos saudáveis na mesa dos brasileiros, mesmo com a crise e a alta dos preços nas prateleiras, é uma das tônicas do movimento agroecológico no nordeste brasileiro...

Sebrae realiza palestra gratuita em Casa Nova para participantes do programa Renova Varejo

Empresários dos municípios de Casa Nova, Sobradinho, Curaçá e Remanso, no Norte da Bahia, participam nesta quinta-feira (26), às 19h, da palestra ‘Estoque – Tudo em dia’. O encontro gratuito acontece em Casa Nova destinada aos donos de micro e pequenos negócios integrantes do programa Renova Varejo 2022.

Será o primeiro dos seis encontros coletivos do programa, realizados mensalmente, dentro do calendário de ações do Sebrae, totalizando 12 horas de consultoria coletiva. O tema, apresentado pelo consultor Rafael Costa, especialista em planejamento, marketing e finanças, visa capacitar o empresário na utilização das ferramentas da gestão do estoque, abordando os agentes que irão exercer funções no processo administrativo, dicas para impulsionar as vendas, elaborar relatórios e colher informações dos participantes que servirão de embasamento para os próximos encontros...

Dia das mães promete aquecer vendas do varejo, aponta levantamento da CDL Petrolina

Celebrado no próximo domingo, 8 de maio, o Dia das Mães  deve aquecer as vendas pelos próximos dias. É o que aponta um estudo feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, realizado com associados, e que apresentou uma expectativa de crescimento médio nas vendas de 20% em comparação ao ano passado.

Os dados também mostram que, a cada 10 pessoas consultadas, 6 pretendem presentear. "Esse levantamento traz ânimo para o setor apesar de saber que o consumidor está cauteloso. Mas, a data é muito positiva e com certeza vai trazer muita movimentação e otimismo para os lojistas que se preparam para atender melhor essa clientela tão especial e oferecer as melhores condições de produtos, serviços, descontos, preços e prazos para pagar", diz Manoel Vilmar, presidente da CDL...

No acumulado de 2021, vendas no varejo registrou taxa positiva de 7,9% na Bahia

O comércio varejista baiano registrou taxas positivas de 7,9% de janeiro a agosto de 2021. O estado segue a mesma tendência nacional, que registrou taxa positiva de 5,1%. "Por quatro meses consecutivos tivemos resultados positivos. Apesar do recuo de 1,2% no mês de agosto, julho teve um crescimento de 6,6% em relação a igual mês do ano passado", diz o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. Os dados, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

"O Governo da Bahia tem acompanhado o mercado varejista baiano e buscado unir esforços com o setor produtivo para reaquecer a economia, seja neste segmento, seja na indústria. A SDE tem assinado diversos protocolos de intenções com empresas que estão interessadas em ampliar ou iniciar suas atividades econômicas no estado e que vão gerar emprego, renda e movimentar as cadeias produtivas. Estamos trabalhando para superar a crise", ressalta Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico. ..

Varejo baiano tem quarto mês consecutivo de resultado positivo

Pelo quarto mês consecutivo, as vendas no comércio varejista baiano registraram resultados positivos. Julho de 2021 teve um crescimento de 6,6% em relação a igual mês do ano passado.

No cenário nacional, a expansão nos negócios foi de 5,7%, na mesma base de comparação. Os dados, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). ..

Cresce para 21% o número de empresários do varejo e de serviços que planejam aderir à Black Friday; média de descontos será de 24%, apontam CNDL/SPC Brasil

Cada vez mais incorporada ao calendário de datas comemorativas do varejo nacional, a Black Friday deve mobilizar mais empresários neste ano, acompanhando a tendência de recuperação da economia. Dados apurados em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que 21% dos empresários brasileiros, que atuam no comércio e no ramo de serviços, devem aderir ao dia de promoções da Black Friday 2019, que neste ano será comemorada no dia 29 de novembro. Se as estimativas se confirmarem, haverá um crescimento de adesões, uma vez que em 2018, 16% dos empresários participaram do evento.

De modo geral, os empresários que vão aderir a Black Friday estão esperançosos com a data e veem potencial na edição deste ano. A pesquisa aponta que 43% dos empresários consultados acreditam que, durante o evento, as vendas em 2019 serão melhores do que as do ano passado, enquanto 32% falam em estabilidade. Apenas 11% projetam vendas piores.


A experiência em anos anteriores explica a razão do otimismo desses empresários. Dentre os que aderiram a Black Friday em 2018, a maioria (63%) obteve bons resultados de vendas, seja por terem vendido acima das expectativas (20%) ou obtido um resultado conforme o esperado (43%). Em contrapartida, pouco mais de um terço (34%) dos empresários registrou vendas abaixo do projetado.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a Black Friday é uma data ainda recente no comércio brasileiro, mas que vem ganhando espaço conforme os anos. "Inspirada nos Estados Unidos, a data chegou ao Brasil com foco na venda on-line. Hoje, já é possível ver o varejo físico aderindo às promoções. É uma oportunidade para vender mais, comercializar estoques parados e também para o empresário avaliar tendências de compra, tornando a sua marca mais conhecida e fidelizar novos clientes", afirma Costa.
 
57% veem na Black Friday oportunidade para ganhar clientes. Promoções serão principal estratégia e descontos serão, em média, de 24%

Considerando os empresários que vão participar da Black Friday deste ano, seis em cada dez (57%) acreditam que a data representa uma oportunidade para divulgar a loja e prospectar novos clientes e 43% veem a chance de aumentar as vendas. Há ainda um quarto (25%) de empresários que querem desovar estoques parados.

Já para os que optaram em não participar da edição, o principal argumento é o fato de não acreditarem que as vendas aumentem no período (60%). Outros 17% pensam que somente grandes marcas participam da Black Friday e, por isso, avaliam que é melhor não competir com elas.

Quanto às formas de preparação, as promoções especiais (55%) serão a principal estratégia dos empresários. Há ainda 42% que vão investir na divulgação da empresa, 23% que planejam aumentar os estoques, 16% que vão apostar na variedade de produtos e serviços ofertados e 11% que irão investir na operação das vendas pela internet, alcançando um público maior. O percentual médio de desconto deve girar em torno de 24%, percentual um pouco menor do que os 29% da pesquisa de 2018.
 
54% não acham que compras antecipadas da Black Friday prejudicam o Natal. SPC Brasil dá dicas para empresário ter sucesso nas vendas e não frustrar consumidor

Nos últimos anos muito tem se falado sobre a possível interferência da Black Friday nas compras de Natal, a data mais lucrativa do varejo para o ano. No entanto, os empresários sondados dizem, em sua maioria, que uma data não prejudica a outra. Para 54% esse tipo de interferência não existe e para 33%, o evento até mesmo contribui para o Natal vender ainda mais. Outros 8% falam em prejuízo no Natal por conta das vendas antecipadas na Black Friday.

Um indicativo de que as vendas da Black Friday não se sobrepõem as do Natal são as diferentes características de compras em cada uma das datas, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. "Na Black Friday é comum o consumidor aproveitar as ofertas para adquirir produtos para si ou para a casa, principalmente os de valor agregado, como smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos. Já no Natal, prevalece a força da tradição de presentear familiares e amigos como força de demonstrar afeto e reforçar laços", explica o presidente do SPC Brasil.

Pellizzaro Junior orienta que para atender bem a experiência de compra dos consumidores, os empresários que decidirem aderir a Black Friday precisam estar devidamente preparados, com estoques organizados e em quantidade suficiente para atender a demanda dos consumidores. "A logística para receber os clientes e entregar os produtos em tempo hábil também são pontos de atenção, assim como uma política transparente de descontos vantajosos. O consumidor que compra na Black Friday está mais experiente e sabe a quem recorrer caso se sinta enganado. Hoje existem diversos mecanismos de verificação de preço e de compartilhamento de opiniões. O empresário que não estiver preparado pode causar uma impressão negativa do consumidor, que não vai querer voltar a sua loja", afirma...

Atividade do varejo perde fôlego e cresce 1,41% em setembro, apontam CNDL/SPC Brasil

Após retomar a trajetória de crescimento em 2018, o comércio varejista apresentou desempenho mais tímido no último mês de setembro. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o Indicador de Atividade do Varejo cresceu 1,41% no acumulado em 12 meses até setembro deste ano.

No mesmo mês do ano passado, a atividade do segmento varejista havia sido um pouco maior, com alta de 1,60%. Já nos anos anteriores, em meio a recessão econômica, os dados estavam no vermelho, com queda sucessivas de -1,37% em 2017, -5,89% em 2016 e –3,42% em 2015.


Os dados do indicador também mostram que apesar do crescimento no último mês, o ritmo de alta na atividade do varejo está menor do que o verificado nos primeiros meses de 2019, que encerrou janeiro com avanço de 2,88% e manteve nos meses seguintes altas próximas a faixa de 2%.

"Os números comprovam a tendência de recuperação do comércio após amargar perdas no auge da crise econômica. No entanto, o ritmo ainda é lento e demandará tempo para superar o patamar anterior à recessão. Fatores como renda e desemprego, que avançam timidamente, são essenciais para que a atividade varejista possa mostrar resultados mais vigorosos", explica o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

O Indicador de Atividade do Comércio é construído a partir do volume de consultas de CPFs e é um termômetro da intenção de compras a prazo por parte do consumidor, abrangendo os segmentos varejistas de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos, entre outros.

Outro dado também apurado pelo indicador é o nível de atividade no comércio atacadista. Nesse caso, que não leva em consideração a venda de veículos e motocicletas, o crescimento no acumulado em 12 meses até setembro foi de 6,90%. Trata-se do melhor resultado desde setembro de 2018, quando a alta havia sido de 7,28% na mesma base de comparação.

Para Pellizzaro Junior, o avanço mais robusto entre o segmento atacadista do que no varejo é um sinal positivo e que demonstra confiança dos empresários mais à frente. "O empresariado atacadista trabalha com prazos mais dilatados e muitas vezes se antecede a um movimento futuro no varejo. O crescimento expressivo da atividade econômica nesse segmento pode se refletir em mais vendas no varejo dentro de alguns meses", explica o presidente...

Arena Fonte Nova sedia maior feira do varejo de alimentos do Norte-Nordeste

A 10ª edição da SuperBahia, maior feira do varejo de alimentos do Norte-Nordeste do Brasil, teve início nesta terça-feira (23), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, representou o governador Rui Costa na abertura do evento e destacou a importância do segmento supermercadista para a economia baiana.

“O varejo de alimentos gera emprego e renda e a Setre está atenta às demandas desse setor, que ganha cada vez mais força na economia do estado. Recentemente, firmamos um convênio com a Associação Baiana de Supermercados, a Abase, para a qualificação e inserção profissional de 60 trabalhadores nas áreas de Padeiro/Confeiteiro, Açougueiro e Operador de Caixa”, explicou o secretário...

Juazeiro: Palestra apresenta cenários e tendências no varejo de materiais de construção

O Sebrae em Juazeiro está com inscrições abertas para a palestra "Cenários e Tendências no Varejo de Materiais de Construção", que será realizada no dia 20 de fevereiro, às 19h, no auditório do Rapport Hotel. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site do Sebrae Conecta. As vagas são destinadas aos empreendedores do segmento que atuam em empresas de ferragens, tintas, madeireiras, material hidráulico, entre outros.  Outras informações podem ser obtidas na agência do Sebrae em Juazeiro, localizada na Rua Coronel João Evangelista, Centro, ou pelo telefone (74) 3612-0827.

Ministrada por Regina Blessa, a palestra vai bordar os seguintes temas: Marketing e merchandising para construção; como entender os hábitos dos consumidores; informações e comunicações visuais que vende; inovação do segmento construção e tendências e oportunidades de segmento. A palestrante é doutoranda em designer pela Universidade de Aveiro, em Portugal, graduada em Propaganda e Belas Artes e especialista em Marketing. ..

Atividade do Varejo fecha 2018 com crescimento de 2,8%, apontam CNDL/SPC Brasil

Após um período de forte recessão no país, a atividade econômica segue em ritmo de recuperação. E no comércio varejista não tem sido diferente. É o que revela o Indicador de Atividade do Varejo, lançado este mês pela Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A sondagem aponta um crescimento de 2,8% nas consultas para vendas a prazo em 2018, na comparação com 2017. É a maior alta para o mês de dezembro desde 2014, quando houve um aumento de 2,2%.

O Indicador de Atividade do Comércio é construído a partir das consultas de CPFs e é um termômetro da intenção de compras a prazo por parte do consumidor, abrangendo os segmentos de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos...

Mega Promo 2018 supera expectativas e se consolida no calendário de eventos do varejo regional

Em busca de super descontos na hora de adquirir um produto ou um serviço, milhares de consumidores compareceram à terceira edição da Mega Promo, evento realizado anualmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas). A feira, que aconteceu no último final de semana (06, 07 e 08), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, superou as expetativas e agradou organização, empresários e consumidores que puderam aproveitar os preços com até 70% de descontos.

Foi o caso da Professora Zélia Santos, que ainda não conhecia a Mega Promo, mas aproveitou a oportunidade para adquirir alguns produtos. "Quando soube da feira, eu me programei para uma visita despretensiosa, mas quando cheguei aqui, vi que tinham coisas que eu estava precisando. Aproveitei os preços super acessíveis, realmente diferente dos preços que encontramos normalmente nas lojas, e estou saindo satisfeita com as minhas compras. Ano que vem pretendo voltar novamente", celebrou...

Juazeiro abre Semana Sebrae de Capacitação Empresarial com o tema Varejo de Rua

Inscrições podem ser feitas na unidade do Sebrae em Juazeiro e as vagas são limitadas

Especialista em gestão de varejo, o empresário e professor Marcelo Dória abre a programação da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial em Juazeiro com a palestra "Revitalização do Varejo de Rua" na próxima segunda-feira, 2, às 19h, no Grande Hotel de Juazeiro. Ele vai apresentar as ferramentas do varejo para melhorar a gestão do negócio e alavancar as vendas dos empreendimentos...

PALESTRA DO VAREJO EM AÇÃO 2017 ACONTECE NESTA TERÇA-FEIRA EM PETROLINA

Com o objetivo de proporcionar aos lojistas capacitações com temáticas de relevância para ajudar e melhorar a gestão empresarial e alavancar as vendas, o Sebrae, numa importante parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Petrolina, SENAC e o Sindilojas promovem  nesta terça-feira, 11 de julho, o Seminário “Varejo em Ação 2017 - Petrolina”, com o  tema: “O Atendimento que multiplica as Vendas”, que será ministrado pelo conferencista e consultor Gonçalo Pontes Júnior.

A palestra acontecerá no auditório do SENAC, em Petrolina, das 19 às 22hs. O investimento é de R$ 50,00. O evento é voltado para empresários, gerentes, colaboradores, estudantes e convidados. “Buscamos oferecer ao lojista, soluções para que ele enfrente as dificuldades do mercado, sempre pensando no sucesso de sua empresa. Está atualizado com novas orientações, o diferencia em um cenário de conjuntura adversa, pois enfrenta com diferencial de competitividade. O conhecimento é a chave do sucesso”, explicou Valdivo Carvalho, diretor executivo da CDL Petrolina...

PRIMEIRA PALESTRA DO VAREJO EM AÇÃO 2017 ACONTECE DIA 11 DE JULHO EM PETROLINA

O Seminário “Varejo em Ação 2017 - Petrolina” acontece no próximo dia 11 de julho, das 19 às 22hs, no auditório do SENAC, em Petrolina. O evento é promovido pelo Sebrae, numa importante parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Petrolina, SENAC e o Sindilojas. O evento é voltado para empresários, gerentes, colaboradores, estudantes e convidados, que terão a oportunidade de assistir a palestra do conferencista e consultor Gonçalo Pontes Júnior. Nesta edição o  tema será: “O Atendimento que multiplica as Vendas”, e o investimento é de R$ 50,00.

De acordo com o diretor executivo da CDL Petrolina, Valdivo Carvalho, o objetivo da palestra é proporcionar aos lojistas capacitações com temáticas de relevância para ajudar e melhorar a gestão empresarial e alavancar as vendas. “Buscamos oferecer ao lojista, soluções para que ele enfrente as dificuldades do mercado, sempre pensando no sucesso de sua empresa. Está atualizado com novas orientações, o diferencia em um cenário de conjuntura adversa, pois enfrenta com diferencial de competitividade. O conhecimento é a chave do sucesso”, garante Valdivo...