Foram encontrados 1177 registros para a palavra: uniao

Em Brasília, Jerônimo participa da posse do presidente do Conselho dos Procuradores-Gerais do MP e da União

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou, nesta quarta-feira (12), em Brasília, da solenidade de posse do procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, no cargo de presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).

O evento foi realizado no Auditório JK, na sede da Procuradoria-Geral da República, reunindo autoridades de diversos estados e representantes do Ministério Público...

Prefeitura de Juazeiro fortalece relação com Câmara Técnica do Crea-BA para melhorar licenciamento de Obras e Ambiental

Com o intuito de fortalecer os laços e melhorar a qualidade dos processos, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), juntamente com a  Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do Crea-B (Ceagri), realizaram uma reunião nesta segunda-feira (10). O encontro teve como objetivo principal aprimorar os processos de fiscalização, licenciamento de obras e orientação.

"Esse estreitamento de laços com o órgão fiscalizador é fundamental para que as questões sejam resolvidas antes de se tornarem problemas no licenciamento. Isso inclui a ausência de documentação pertinente ou a anexação incorreta de documentos", explicou o superintendente da Semaurb, Régio Cunha...

TRE-PE realizará reunião com representantes de partidos e federações no dia 14 de junho

Na próxima sexta-feira, 14 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoverá uma reunião com os representantes dos partidos políticos e federações. O evento está marcado para acontecer das 9h às 12h, no plenário do edifício-sede (Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1160, Graças – Recife).

Organizado pelas Secretarias Judiciária e de Auditoria do TRE-PE, o encontro tem como objetivo dar orientações sobre as legislações e os sistemas eleitorais que serão usados nos processos de registro de candidatura e de prestação de contas...

Deputado Roberto Carlos Participa de Reunião com Prefeito de Ibipitanga para Garantir Recursos para a Festa de São João

O deputado Roberto Carlos (PV) participou de uma importante reunião com o prefeito de Ibipitanga, Humberto Rodrigues, realizada na Sufotur, com o objetivo de discutir a alocação de recursos para a tradicional festa de São João no município.

O evento, de grande relevância cultural e social, promete ser um marco na comunidade, promovendo diversão, entretenimento e desenvolvimento econômico local...

Lula se reúne com reitores para encerrar greve de professores federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com reitores das universidades federais e dos institutos federais (IFs) na quinta-feira (6/6). O encontro ocorrerá dias após a polêmica na negociação de salários dos professores do ensino superior e uma greve que completa 50 dias nesta terça-feira (4/6).

O Metrópoles apurou que possíveis temas da reunião são: greve e negociação do reajuste salarial dos professores de universidades e institutos federais, além dos repasses do governo para o ensino superior, como nas áreas de pesquisa, ensino e estrutura...

Sede da reunião do G20 no país, Bahia recebe delegações das maiores economias globais a partir desta segunda (27)

Três dias destinados a discutir pautas prioritárias como o combate à fome, à pobreza e a desigualdade. Este é o intuito da reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento do G20, que teve abertura nesta segunda-feira (27), em Salvador. A Bahia será a sede do encontro no país, até quarta-feira (29), com a presença de 45 delegações, representantes das maiores economias globais.
 
Para o embaixador Maurício Lyrio, coordenador do GT do G20, o papel da Bahia diante dos temas tratados é crucial para o evento. "O presidente Lula disse que nós temos que trazer o tema da redução das desigualdades para o centro da agenda do G20, e é preciso ter justamente a diversidade como um elemento para reduzir as desigualdades, e a Bahia representa muito isso. É um lugar histórico e culturalmente riquíssimo. Portanto, é mais uma oportunidade do mundo poder ver um estado que, por meio também da sua diversidade, reduz a desigualdade e promove o desenvolvimento".
 
As discussões têm como propósito a criação de políticas públicas para a redução destas problemáticas sociais e assistenciais no mundo. No âmbito do combate à fome, a Bahia já vem desenvolvendo iniciativas de destaque, como o programa Bahia Sem Fome (BSF).
 
"Aqui, hoje, é um momento de reflexão, de análise, com o objetivo de erradicar a fome do mundo e do país. Com essas ações transversais, já tiramos um milhão de pessoas do mapa da fome na Bahia. Precisamos pensar nas ações da universalização da água, programas de governo que também já fazemos aqui no estado", afirmou o vice-governador, Geraldo Júnior.
 
Na capital baiana, o GT irá apresentar estudos durante o encontro. Tratam-se de políticas de inclusão para mulheres e grupos marginalizados, combate à pobreza infantil e redução das desigualdades raciais no mundo do trabalho.
 
Entre as ações de combate ao racismo do Governo da Bahia, a loja colaborativa Afrocolab, promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), está com um estande montado no evento, com uma gama de produtos de empreendedores negros. Outros estandes integram um espaço reservado a mostrar iniciativas de secretarias estaduais.
 
"Sediar um evento deste porte envolve toda a cadeia do turismo, gerando emprego e renda para os baianos. Temos uma grande oportunidade de apresentar nossa cultura, patrimônio e riquezas naturais, além do trabalho que o Governo da Bahia vem realizando para o desenvolvimento social e econômico do estado", declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
 
O estado baiano ainda sediará outros encontros do G20, com os temas de saúde (2 a 6 de junho) e cultura (4 a 6 de novembro). ..

Prevenção a desastres esbarra em falta de projetos técnicos locais

A tragédia climática no Rio Grande do Sul chamou a atenção para a necessidade de reforço no Orçamento e nas políticas públicas voltadas para a prevenção e a recuperação de desastres. Os recursos direcionados para essa área dependem de projetos técnicos de prefeituras e governos estaduais para serem efetivamente liberados. O alerta é da professora de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo e pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole, Úrsula Peres. 

De 2010 a 2023, de cada R$ 10 autorizados pelo Congresso Nacional para programas e ações diretamente relacionados à essa área, R$ 6,5 foram efetivamente gastos...

Sobradinho: Representantes da FACAPE e prefeitura se reúnem para entrega do resultado do Concurso Público

Na manhã dessa sexta-feira (24), a FACAPE, responsável pela banca de elaboração e realização das etapas do Concurso Público de Sobradinho entregou aos membros da comissão organizadora o resultado oficial do certame.

Após a entrega, segue a etapa de validação e avaliação de heterogeneidade, que avaliará se os candidatos que se declararam negros ou pardos e foram classificados obedecem às determinações do edital...

Prefeitura de Juazeiro realiza reunião para debater estratégias de aprimoramento da Câmara de Conciliação de Saúde

Em busca de aprimorar ainda mais o atendimento à população e garantir o acesso à saúde de forma célere e eficaz, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), se reuniu nesta quinta-feira (23) para discutir o funcionamento da Câmara de Conciliação de Saúde e traçar estratégias para otimizar seus serviços. A reunião, realizada de forma online, contou com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Central de Mediação em Saúde, além dos representantes da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Procuradoria Geral do Município (PGM) de Juazeiro.

Instituída recentemente em Juazeiro, a Câmara de Conciliação de Saúde se configura como uma iniciativa inovadora e tem se mostrado um marco na resolução de conflitos relacionados à área da saúde. A iniciativa oferece uma alternativa célere e eficiente para solucionar demandas que, caso encaminhadas ao sistema judiciário tradicional, poderiam resultar em longos processos e morosidade na resolução das pendências. Durante o encontro, os participantes debateram estratégias para aprimorar ainda mais a efetividade da Câmara, buscando ampliar o alcance dos serviços e garantir que a população de Juazeiro tenha acesso rápido e resolutivo às suas demandas em saúde...

Sento-Sé está representada em reunião territorial sobre o PNAE em Juazeiro

Com o objetivo de dialogar sobre a organização de produtos oriundos da Agricultura Familiar para serem adquiridos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) representantes da Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, estão participando nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, de uma reunião territorial que está acontecendo na sede do Núcleo Territorial Educacional (NTE 10), em Juazeiro.

De acordo com a servidora da Prefeitura de Sento-Sé e coordenadora do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar no município (CAF), Jaciara Ladislau Leobino, a participação da Prefeitura de Sento-Sé na reunião tem como foco fornecer os produtos da Agricultura Familiar do município às escolas da rede estadual de ensino...

Prefeitura de Juazeiro define local provisório para barracas de fogos em reunião realizada nesta terça-feira (21)

Em busca de soluções adequadas frente ao processo de adequação das barracas de fogos, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), se reuniu nesta terça-feira (21) com os barraqueiros para definir o novo local provisório, que contará com nove barracas, localizado na Avenida Irmã Dulce, 45, Jardim São Paulo, próximo à Câmara de Vereadores, seguindo as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.

Durante a reunião, foi informada aos barraqueiros que a solução provisória foi encontrada em um terreno particular, cuja proprietária autorizou a permanência das barracas por um período de 90 dias. Esse local permitirá que os barraqueiros operem durante as festividades juninas. Os barraqueiros assinarão um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que garante que a ocupação será temporária...

Bahia é top 3 em número de municípios com dívidas com a União e Juazeiro lidera passivo com R$ 133 milhões

Apesar de não ter um das maiores dívidas entre os estados brasileiros em dívidas com a União, a Bahia possui o terceiro maior número de municípios que devem ao país. Em levantamento feito recentemente, o Ministério da Fazenda indicou que 107 municípios possuem dívidas com a União, num total de R$ 4,5 bilhões, incluindo nove baianos. 

Atrás de Minas Gerais, com o estado com mais cidades endividadas, com 30, seguido por São Paulo com 27, a Bahia possui nove, sendo o município de Juazeiro como maior endividado, totalizando R$ 133.067.343,57 informa matéria do site parceiro o Bahia Notícias...

Governo Federal faz reunião com categorias em greve nas universidades nesta quarta-feira (15)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reúne-se nesta quarta-feira (15), às 10h30, em Brasília, com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) para tratar das reinvindicações da categoria, em greve nacional desde 15 de abril. 

O fórum de negociação é a “mesa específica e temporária do magistério superior”. Os professores esperam contraproposta à reinvindicação de reajuste salarial de 22,71%, com pagamento ainda no segundo semestre deste ano. Professores querem também que o governo recomponhe o orçamento das universidades federais e revogue normas que prejudicam a carreira docente, baixadas no governo anterior...

Lula convida Pacheco para discutir a relação após embate sobre desoneração da folha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para uma reunião na noite desta quinta-feira (2), em Brasília. O encontro deve ocorrer no Palácio do Planalto.


De acordo com a coluna de Igor Gadelha do portal Metrópoles,parceiro do Bahia Notícias, a conversa acontecerá em meio ao embate entre o governo federal e o Congresso Nacional sobre a prorrogação da desoneração de impostos da folha de pagamento...

Deputado Roberto Carlos destaca importância da gestão da Secretária de Saúde do Estado em reunião com prefeitos

Em uma reunião realizada, está terça-feira, na Secretaria de Saúde do Estado, o deputado Roberto Carlos (PV) se juntou aos prefeitos de Itaparica Zezinho Oliveira e de Uauá Marcos Lobo para discutir ações voltadas para a melhoria do sistema de saúde pública nos respectivos municípios e na região de Juazeiro.

Durante o encontro, os representantes foram recebidos pela Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, cuja gestão foi enaltecida pelo deputado Roberto Carlos. "A gestão da Secretária Roberta Santana tem se destacado pela dedicação e eficiência na condução das políticas de saúde", destacou o parlamentar...

Fiscalização de animais soltos em estradas é pauta de reunião entre a Prefeitura de Sento-Sé e PRE

Com o objetivo de prevenir acidentes e sinistros de trânsito envolvendo animais soltos nas rodovias estaduais, estiveram reunidos nesta terça-feira (23), representantes da Prefeitura de Sento-Sé e da Polícia Rodoviária Estadual da Bahia (PRE-BA).  Representaram o município na reunião, que aconteceu na sede da 4° Companhia do Batalhão da PRE, a inspetora chefe da Guarda Civil Municipal de Sento-Sé, Josilene Lins, e o servidor José Valci de Oliveira.

De acordo com Josilene Lins, o objetivo principal da reunião é dar continuidade ao Projeto "Pista Não é Pasto", que iniciou no município em 2021. "Diante do crescente número de acidentes na BA-210, a nossa prefeita Ana Passos, está fazendo gestão com foco na prevenção. Juntos, a PM, a GCM e os demais órgãos, pretendem unir forças para reduzir o número de acidentes e de vítimas no trânsito", explicou a inspetora...

Reunião entre APLB Sindicato, NTE-10 e professores do Colégio Estadual Misael Aguilar define retorno às aulas na próxima segunda-feira (22)

Após reivindicações de professores e alunos do Colégio Estadual Misael Aguilar que está funcionando no Complexo Paulo José, na Malhada da Areia, uma segunda reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (18).

O objetivo foi colocar em pauta os problemas encontrados na unidade escolar que impossibilitaram a continuidade das aulas e paralisaram as atividades estra semana...

Sobradinho: Em Salvador, Prefeito Cleivynho discute a retomada das obras do Canal Serra da Batateira e o fortalecimento das Associações de Crédito Fundiário

O Prefeito de Cleivynho Sampaio, acompanhado de comitiva, participou nesta quinta-feira (18), de uma importante audiência com Adolpho Loyola, Chefe de Gabinete do Governador Jerônimo Rodrigues, para tratar de pautas de interesse do município de Sobradinho.

Durante a reunião, foram abordadas várias pautas, incluindo a visita do Governador Jerônimo Rodrigues à cidade prevista para o próximo mês. Na programação da visita, constam inaugurações de obras importantes e o anúncio de outras iniciativas significativas para a cidade...

Reunião preparatória para o simulado de Segurança no Distrito Industrial acontece em Juazeiro

Na manhã desta quinta-feira (18), ocorreu a reunião preparatória para o simulado de Segurança no Distrito Industrial de Juazeiro. 

O objetivo é fortalecer a resposta em ocorrências de sinistros que possam ocorrer no Distrito Industrial e que podem causar impacto a comunidade juazeirense em geral. ..

Contratação temporária dos beneficiários do Bolsa Família com Sindicato dos Trabalhadores Rurais é tema de reunião

Na quarta-feira (10), o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, esteve reunido com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR). Entre os assuntos discutidos está a proposta que permite aos beneficiários do Bolsa Família trabalharem temporariamente sem o risco de perda do benefício.

De acordo com Guilherme Coelho, a fruticultura, assim como outros setores do agronegócio, vem enfrentando dificuldades para contratação de mão de obra. Durante o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 21 de março, o presidente da Abrafrutas sugeriu garantir a continuidade do Bolsa Família para os trabalhadores temporários...