Foram encontrados 20 registros para a palavra: sepromi

Sepromi realiza campanha de combate ao racismo nas finais do Baianão

As partidas finais do Campeonato Baiano de Futebol 2024 contarão, mais uma vez, com uma campanha de combate ao racismo realizada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

A ação envolve a distribuição e exibição de materiais educativos durante a disputa pelo título de campeão estadual entre Bahia e Vitória. Os jogos acontecem neste domingo (31), no Barradão, e no dia 7 de abril, na Arena Fonte Nova...

Sepromi celebra o mês das mulheres com ações de fomento ao empreendedorismo negro feminino

Como parte das celebrações do mês da mulher, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) realiza, ao longo de março, uma série de atividades para fortalecer a geração de renda e promover a autonomia econômica feminina. A agenda inclui lançamento de projetos de fomento ao empreendedorismo negro, feiras para comercialização de produtos e ações formativas.

A programação começou no dia 1º, com a abertura do projeto executado pela União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção (UAPAC), cujo objetivo é promover a aquisição de equipamentos e insumos para ampliação do Restaurante Comunitário Recanto Sabores da Terra, fortalecendo a inclusão social e o empoderamento econômico, principalmente de mulheres negras monoparentais. A iniciativa é uma das 25 selecionadas no Edital de Empreendedorismo Negro da Sepromi, que recebeu um investimento total de R$ 4,2 milhões para incentivar o desenvolvimento de negócios liderados por pessoas negras na Bahia. ..

UNEB, Sepromi e UNFPA organizam seminário para subsidiar formação de futuros profissionais de saúde 

A UNEB, em parceria com a Secretaria estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), está organizando o seminário Sem deixar ninguém para trás: uma perspectiva antirracista em saúde, a ser realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no auditório do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional da (CPEDR), Campus I da universidade, em Salvador. 

O evento objetiva fomentar discussão e subsidiar a formação de futuros profissionais dos cursos da área de saúde, com a perspectiva antirracista em saúde sexual e reprodutiva e direitos. ..

Quilombolas de Muquém do São Francisco recebem posse de terra

A Comunidade Quilombola Jatobá, situada no município Muquém do São Francisco, no oeste baiano, recebeu do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o documento que assegura o direito de ocupar seu território.

A solenidade de imissão de posse aconteceu nesta quarta-feira (30), com as presenças do superintendente regional do Incra na Bahia, Carlos José Borges, e  da secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães. ..

Sepromi oferece assistência às torcedoras do Bahia vítimas de racismo

A Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) repudia os ataques racistas contra duas torcedoras do Esporte Clube Bahia. O caso ocorreu após a repercussão de uma postagem em rede social que comparava as torcedoras negras do Esquadrão a um grupo de torcedoras loiras do Grêmio.  

"Prestamos nossa solidariedade às vítimas e colocamos o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela à disposição para apoio psicológico, social e jurídico. A propagação de mensagens de ódio, racismo e intolerância não deve ser admitida em nenhum espaço social, e o esporte precisa refletir valores de igualdade, respeito e diversidade", destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães. ..

Secretária Ângela Guimarães assume presidência do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais

O Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (Cespect) realizou, nesta sexta-feira (26), a cerimônia de posse da nova presidenta. O órgão colegiado, composto por 35 membros do poder público e da sociedade civil, será comandado pela secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionas, Ângela Guimarães, até 2024.

Na oportunidade, a titular da Sepromi agradeceu a confiança dos pares e reforçou o compromisso de empreender esforços para enfrentar as barreiras intra e extrainstitucionais  que dificultam o avanço das demandas dos diversos grupos representados no Conselho...

Sepromi lança projeto Diálogos Negros na terça-feira (28)

Na próxima terça-feira, 23 de maio, às 19h, no Teatro Jorge Amado, no bairro da Pituba, em Salvador, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) inicia o projeto Diálogos Negros. O objetivo é debater os desafios e as conquistas da população negra nos diversos espaços sociais. 

Na estreia, o projeto recebe os atores Heraldo de Deus e Sérgio Laurentino, a diretora e produtora Day Sena e a cineasta Camila de Moraes para um bate-papo sobre a presença negra no teatro e no audiovisual...

Conselho dos Povos Indígenas da Bahia empossa novos integrantes

A posse dos membros do Conselho dos Direitos dos Povos Indígenas do Estado da Bahia (Copiba), para o biênio 2023-2025, foi realizada nesta quinta-feira (18), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. O órgão colegiado, composto por 31 integrantes de diversos povos originários baianos e de secretarias de Estado, passa a ser presidido pela superintendente estadual de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó. 

"É uma honra assumir a missão de ser a primeira mulher indígena a presidir um Conselho de Direitos na Bahia. Estou ciente da responsabilidade e irei me esforçar ao máximo para corresponder, com dedicação e comprometimento, aos nobres propósitos do Copiba. São múltiplos os desafios que precisamos enfrentar e vamos pensar conjuntamente na melhor formulação e encaminhamento das nossas demandas", destacou a nova presidenta durante a cerimônia de posse. ..

Sepromi firma parceria com agência da ONU

Desenvolver ações conjuntas em áreas de interesse comum é o objetivo da parceria celebrada entre a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), nesta terça-feira (9). De acordo com o memorando de entendimento assinado entre as partes, na sede da secretaria, em Salvador, serão priorizadas ações voltadas para juventude negra; saúde sexual e reprodutiva e direitos de mulheres e jovens; dignidade menstrual e geração de oportunidades para a juventude. 

O documento prevê a elaboração de planos de ação anuais pelas duas instituições, que estarão envolvidas também na execução, acompanhamento e avaliação das atividades. "É uma parceria que reforça o envolvimento do Governo da Bahia com a estratégia global de desenvolvimento sustentável. A atuação do Estado, em conjunto com organismos multilaterais, permite atender uma série de demandas identificadas a partir da escuta social permanente dos movimentos sociais negros e de representações dos povos e comunidades tradicionais", avalia a titular da Sepromi, Ângela Guimarães. ..

100 dias: Sepromi reforça combate ao racismo e transversalidade das ações

Os primeiros 100 dias da nova gestão da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) foram marcados pelo fortalecimento da política de combate ao racismo, diálogo com os grupos atendidos e o desenvolvimento de ações intersetoriais. 

De acordo com a titular da pasta, Ângela Guimarães, a modificação da estrutura organizacional da secretaria, que passou a abarcar também as políticas públicas para os povos indígenas, resultou em uma agenda intensa de visitas técnicas e encontros com os diversos segmentos. ..

Governo da Bahia lança campanha de combate ao racismo no futebol

A final do Campeonato Baiano de Futebol 2023, realizada neste domingo (2), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, será marcada pelo lançamento da campanha do Governo do Estado de combate ao racismo no futebol. A iniciativa contará com a distribuição e exibição de materiais educativos durante a partida entre Bahia e Jacuipense.  

De acordo com a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, o objetivo da ação é alertar torcedores, jogadores e árbitros que atos de preconceito e discriminação racial são crimes com punições previstas em lei. ..

Parceiros institucionais avaliam ações de combate ao racismo no Carnaval

A Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia realizou uma reunião, nesta quinta-feira (2), na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), para avaliar as ações realizadas no Carnaval 2023. A mobilização incluiu campanha educativa, atendimento preventivo e acolhimento dos casos de violação de direitos nas esferas racial e religiosa.  

Durante a folia, as instituições que compõem o colegiado registraram nove denúncias de racismo na capital baiana. A Sepromi realizou campanha educativa de prevenção e combate ao racismo, com a distribuição de material informativo na rodoviária, aeroporto, circuitos oficias e bairros com programação festiva. ..

Salvador registra nove casos de racismo no Carnaval

O Carnaval de Salvador teve nove denúncias de racismo em 2023. O dado é da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, dos Povos e das Comunidades Tradicionais (Sepromi), que realizou campanha educativa, atendimento preventivo e acolhimento dos casos de violação de direitos na esfera racial durante os seis dias da folia.

"O Governo do Estado esteve mobilizado com equipes disponíveis para atender as intercorrências e informar que racismo é crime e precisa ser punido. Realizamos um trabalho produtivo, que teve uma excelente adesão dos foliões nos circuitos", avalia a titular da Sepromi, Ângela Guimarães...

Sepromi investe mais de R$ 13 milhões em projetos que reduzem vulnerabilidades sociais e econômicas da população negra, diz assessoria 

Desde 2017, o Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), tem viabilizado editais em celebração à Década Afrodescendente, com o objetivo de reduzir vulnerabilidades sociais e econômicas da população negra, principalmente dos segmentos de povos e comunidades tradicionais, jovens e mulheres.  

Ao longo dos últimos cinco anos, mais de R$ 13 milhões foram investidos no incentivo de projetos e iniciativas de organizações da sociedade civil com sede e funcionamento na Bahia e atuação no campo da promoção da igualdade racial. ..

Governo entrega mais 10 mil máscaras para comunidades atendidas pela Sepromi

O Governo do Estado enviou, nesta terça-feira (29), 10 mil máscaras reutilizáveis de tecido para distribuição em comunidades atendidas pelos programas da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Com estas, mais de 160 mil unidades já foram entregues para a Sepromi, desde o início da pandemia do Coronavírus. As máscaras são destinadas para famílias de comunidades das periferias, dos segmentos quilombolas, indígenas, fundos e fechos de pasto, geraizeiros, extrativistas, dentre outros...

Prefeito participa de cerimônia de premiação da SEPROMI em Salvador

O prefeito Paulo Bomfim acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Cida Gama participou na manhã desta terça-feira (18) em Salvador, da cerimônia de premiação da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) que reconheceu as boas práticas direcionadas a Promoção da Igualdade Racial realizadas nos municípios baianos. A cerimônia contou com a presença do governador Rui Costa e diversas autoridades do estado.

Juazeiro foi premiado pela realização anual do Calendário Municipal do Novembro Negro, que reúne diversas instituições junto com a prefeitura, visibilizando entre outras ações, atividades em terreiros, palestras em escolas, rodas de conversa nos equipamentos da assistência social, seminários, exposições e exibição de filmes que abordam a temática...

SecultBA e Sepromi realizam encontro para tirar dúvidas sobre o Carnaval Ouro Negro

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) convocam as entidades de matriz africana dos segmentos afro, afoxé, samba, reggae e de índio, que desfilam no Carnaval de Salvador, para tirar dúvidas sobre o Edital CARNAVAL OURO NEGRO 2019. Os interessados podem se dirigir ao Auditório PGE-BA - Procuradoria Geral do Estado da Bahia 3ª Avenida, nº 370 - Centro Administrativo da Bahia, nesta terça-feira (08). O encontro acontece das 08h30 às 12h.

No dia 27 de dezembro de 2018 foram abertas as inscrições para o CARNAVAL OURO NEGRO 2019. Os procedimentos, critérios, normas e disposições, entre outras informações úteis, acerca da seleção das propostas estão descritos no edital, disponível no link abaixo e no site da Sepromi em www.sepromi.ba.gov.br...

Prefeito de Juazeiro e gestora da Sepromi/BA visitam comunidade do Alagadiço nesta sexta-feira (18)

O Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, acompanhado da Secretária de Promoção da Igualdade Racial do estado da Bahia, Fabya Reis, estarão visitando nesta sexta-feira (18), às 16h, a comunidade do Alagadiço, localizada na região do Salitre em Juazeiro. A comunidade, existente há mais de 200 anos, é a primeira comunidade do município a ser reconhecida como quilombola pela Fundação Palmares.

Na ocasião, também será lançado o curso pré-vestibular Quilombola, instituído pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus – 3, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, além de ações de melhorias para a vida das pessoas daquela comunidade, direcionadas pela Prefeitura através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Secretaria Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Secretaria de Educação (SEDUC), Secretaria de Saúde (SESAU) e SAAE...

Sepromi e UPB articulam ações para população negra nos municípios

A titular da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, esteve reunida quinta-feira (27) com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro,  discutindo sobre estratégias para potencializar a pauta das ações afirmativas junto à gestões municipais. Uma das primeiras medidas é trabalhar pela adesão de prefeitos ao Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, ação que já será efetivada em Bom Jesus da Lapa, administrado por Eures, em evento realizado neste sábado (29). No município, durante todo o final de semana, também acontece um encontro com comunidades quilombolas da região. "A parceria com a UPB é uma ação estratégica, entendendo que as administrações municipais poderão somar significativamente na implementação de políticas para a população negra e os segmentos dos povos e comunidades tradicionais", destacou a secretária da Sepromi. ..

Representações indígenas Tumbalalás são recebidas na Sepromi

Lideranças indígenas que representam vinte comunidades da etnia Tumbalalá, da região de Abaré e Curaçá, foram recebidas na sede da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em Salvador, terça-feira (23). O grupo, que teve à frente o cacique Marcolino Barbalho, conheceu a estrutura da pasta, suas coordenações finalísticas e debateu políticas territoriais, de infraestrutura e inclusão produtiva para o segmento.

A titular da Sepromi, Fabya Reis, recebeu as lideranças, destacando a importância da atuação da pasta na articulação e efetivação de direitos para os povos e comunidades tradicionais da Bahia. “Neste sentido, temos atuado na escuta e atenção aos povos indígenas, principalmente no que diz respeito à garantia do território, elemento fundamental na manutenção dos seus saberes e fazeres. Para nós, trata-se de uma prioridade para a permanência dos nossos povos originários, com todos os seus direitos e legitimidades”, afirmou a gestora, lembrando do papel estratégico da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (Cespct).

O cacique Marcolino Barbalho ressaltou a atuação dos Tupinambás e suas atividades produtivas. “Trabalhamos na produção da agricultura familiar, criação de pequenos animais, por exemplo. Para que todas as políticas destinadas a estas áreas cheguem ao nosso território precisamos, de fato, do diálogo e da construção de parcerias ainda maiores”, afirmou Barbalho, que esteve acompanhado, ainda, das lideranças indígenas João Alfredo Gonzaga e Fábio Antônio Barbalho. ..