Foram encontrados 342 registros para a palavra: secretaria de educacao

Secretaria de Educação de Petrolina faz diagnóstico para aprimorar unidades do programa Nova Semente

Foi pela unidade 'Cantinho da Felicidade', instalada no bairro Antônio Cassimiro, zona norte de Petrolina, que a secretária da Educação, Maéve Melo, começou a visitar os espaços educacionais do programa Nova Semente. Em companhia da secretária executiva da pasta, Sônia Passos, e da nova gestora do programa, Leticia Leda, Maéve iniciou as visitas com o objetivo de fazer um diagnóstico das unidades antes do início do ano letivo.

De acordo com a titular da pasta, a preocupação está em conhecer as reais condições das unidades nas quais as crianças vão desenvolver suas atividades. "Vamos fazer esse levantamento detalhado, de unidade em unidade, para redesenhar o programa e oferecer, sempre, uma melhor qualidade para a população de Petrolina. O prefeito Miguel Coelho designou que tivéssemos uma atenção especial. As visitas estão acontecendo para que a nossa equipe possa compreender a dinâmica e imprimir essa nova visão de administração. Todos podem ficar despreocupados que o programa vai continuar, mas, com certeza, de forma mais aprimorada", garante Maéve...

Secretaria de Educação de Petrolina vai realizar processo de seleção simplificada

A Secretaria de Educação de Petrolina vai abrir inscrições para o processo de seleção simplificada, de excepcional interesse público,  para a contratação de auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, motorista e barqueiro para transporte escolar.  Os selecionados desempenharão suas funções na rede de ensino municipal na sede e zona rural em regime temporário, de contrato no período de um ano, podendo ser renovado por mais um, nos termos da Lei Municipal n.º 2.416/2011. 

Para os cargos de auxiliares de cozinha e auxiliares de limpeza será exigido o nível de escolaridade de ensino fundamental - anos iniciais. Já para os cargos de motorista de veículo leve, ônibus e micro-ônibus e barqueiro do transporte escolar, além do ensino fundamental, anos-iniciais, será exigido carteira nacional de habilitação de categoria B e D, respectivamente, ou superior com experiência de atuação mínima de 24 meses com registro profissional na CTPS, ou outras comprovações afins.  Para barqueiro do transporte escolar será exigida habilitação para condução de embarcações, fornecida pela Capitania Fluvial do São Francisco.

O processo seletivo será realizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape) e as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico http://www.facape.br/">www.facape.b</a>r/concurso , a partir do dia 09 até  às 20 h do dia 16 de janeiro de 2017. O valor é de R$30,00.

Ao total, serão ofertadas 435 vagas mais cadastro de reserva. A coordenação do processo orienta que os candidatos leiam atentamente o edital disponível no site da Facape que contem informações sobre jornada de trabalho, remuneração e isenção de inscrição.

Prova

A prova objetiva com 25 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, para os cargos de auxiliares de cozinha e auxiliares de limpeza acontecerá no dia 22 de janeiro, horário de Petrolina, na Facape. Os portões serão abertos às 8 h, fechando às 9h, sendo que a prova terá início às 9h15 e encerrando às 12h15. Para os cargos de motorista e barqueiro de transporte escolar, a seleção será por avaliação de títulos que deverão ser entregues na Facape também no dia 22, com os documentos originais e cópias como preconiza o edital.  O resultado final será divulgado dia 27 de janeiro. ..

Secretária de Educação de Petrolina conhece modelo educativo de Sobral no Ceará, que é referência nacional

A secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, conheceu o modelo de gestão educacional implantado na cidade de Sobral, no estado do Ceará. Na oportunidade, a pedagoga foi recebida pelo ex - secretário de Educação, Júlio César, e pela atual, Iracema Sampaio.

Na visita, Maéve conheceu a Casa da Avaliação da Aprendizagem, Editora Aprender, além de  programas e outros projetos da Rede Municipal de Educação e as iniciativas que vem alcançando as metas todos os anos do Ministério da Educação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade cearense é um dos maiores do país, com média de 8,8. A escola Antônio Custódio de Azevedo, por exemplo, obteve nota 9,7 no IDEB...

Juazeiro: Vereadores visitam Secretária de Educação e conhecem metas

Recebidos pela Secretária de Educação, Lucinete Alves Silva e parte de sua equipe executiva, na manhã desta quarta-feira (04/01), 18 vereadores de Juazeiro, conheceram as 20 metas que guiarão as ações na Educação Pública sob responsabilidade da Prefeitura. Para a Secretária Lucinete Alves, o avanço da educação no município será aprofundado e o objetivo maior, será o “empoderamento dos nossos alunos”. 

Universalizar a educação infantil, universalizar o fundamental e dar atenção especial à Educação Especial. Focar com intensidade na alfabetização até o final do 3º ano fundamental e mobilizar a sociedade, através do Programa Educação Nota 10, com a disseminação, ampliação e multiplicação dos comitês, são as principais metas para alcançar o objetivo de manter Juazeiro na liderança do IDEB, segundo Lucinete Alves...

Professor Arnaldo César é o novo secretário de Educação de Abaré

O Prefeito eleito de Abaré, Fernando Tolentino (PT), definiu mais um secretário que vai compor a Prefeitura de Abaré a partir de 2017. O Prof. Arnaldo César vai assumir a pasta de Educação. “Além de saber da capacidade técnica e da vasta experiência com educação foi um pedido da própria população em ter o Prof. Arnaldo conosco”, informou o prefeito.

“Ele além de conhecer a realidade da nossa cidade já que estudou no município e se formou no Colégio Estadual aqui em Abaré, volta à cidade agora, depois que teve que sair para fazer suas formações universitárias para dar também oportunidade e dignidade a nossa população”, acrescentou Tolentino...

Petrolina: Sindsemp se reúne com secretária de Educação Precatórios também foi pauta do encontro

Na ultima sexta-feira, 02, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) esteve reunido com a secretária de Educação de Petrolina, Gilmara Lacerda, para tratar de demandas do setor.  Na oportunidade, foram debatidas as questões referentes ao precatórios da educação, comissões, enquadramento profissional  e o atendimento de solicitações da entidade.

Uma das ações atendidas pela secretaria, após um pedido do Sindsemp, foi a inclusão no calendário escolar do próximo ano das datas de assembleia ordinária da categoria. De  acordo com Walber, a solicitação é de extrema importância para que os servidores possam participar dos encontros sem ter prejuízo. “ Essa solicitação foi feita antes das eleições e atendemos. Colocamos no calendário que estamos entregando  a equipe de transição do próximo governo. Com a data resguardada, os professores e os técnicos da educação poderão participar de suas assembleias sem que haja prejuízo para os 200 dias letivos”, explicou Gilmara.

 A secretária destacou, também, de forma positiva a relação com o sindicato. “Sempre primamos pelo dialogo e, creio, que estamos construindo avanços para a categoria”, pontuou. Para a professora e vice-presidente do Sindsemp, Inês Silva, a reunião foi bastante proveitosa. “Tiramos todas as nossas dúvidas, colocamos nosso ponto, afinal Gilmara é secretária até dezembro. Tivemos boas noticias para nossas demandas, mas ficaremos como entidade de classe atentos e sempre vigilantes na luta pelos direitos dos servidores”, ressaltou.

Sobre os precatórios da educação, valores que não foram passados  pela União no passado e que são direitos do setor e de seus servidores- No caso de Petrolina corresponde ao período de 1998 a 2006 -, a secretária afirmou que o montante, estimado em R$ 90.228.452,20 , deverá se creditado na conta da prefeitura ainda este ano, mas, por orientação do Tribunal de Contas dos Municípios, TCM, o recurso não poderá ser gasto até a decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal, STF.

Este valor, caso o STF libere, deverá ser utilizado 60% são para os servidores da educação e 40% para materiais, equipamentos e outras despesas do setor de educação, como defende o Sindsemp. “Estamos atentos e lutando para que a aplicação seja feita como determina, mas cautelosamente, estamos no aguardo da decisão do Supremo, pois, até lá, tudo que for dito é uma forma de especulação. Inclusive já estamos construindo uma tese jurídica para viabilizar uma ação que possa garantir pelo menos o bloqueio de 60%  em favor do servidor”, frisou Walber Lins, presidente da entidade.

A luta da entidade é que o valor seja, de fato assegurado, para que não aconteça com Petrolina o que aconteceu com cidades da região que utilizaram o recurso para outras demandas. “Vamos trabalhar para que Petrolina siga o exemplo de Fortaleza que pagou esse valor aos  professores”, concluiu Walber. ..

Secretaria de Educação da Bahia e Ifba vão dinamizar ensino de ciências nas escolas estaduais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) vão trabalhar, de forma conjunta, para dinamizar o ensino das ciências nas escolas rede estadual de ensino. Com este objetivo, o governador Rui Costa recebeu em seu gabinete, na noite de quarta-feira (7), o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, e o reitor do Ifba, Renato da Anunciação Filho, que esteve acompanhado pelo corpo técnico do instituto.

De acordo com o secretário, a participação do Ifba será no âmbito do programa Educar para Transformar com o objetivo de tornar mais atrativo o ensino das ciências em sala de aula. "Assim como estamos fazendo com as universidades estaduais e federais presentes na Bahia, estamos consolidando a participação do Ifba nas ações e projetos da secretaria. Vamos conversar também com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, outra instituição que pode agregar muito para o ensino dentro da sala de aula"...

Nota de Pesar da Secretaria de Educação de Petrolina

A Secretaria Municipal de Educação de Petrolina, consternada, vem se solidarizar com familiares, amigos e colegas da gestora da escola municipal João Rodrigues de Macedo, em Cristália, Marluce Soares Caxias, que faleceu na manhã de hoje. Mãe da servidora da Seduc Keiliane Soares. 

Profissional dedicada deixa uma lacuna aberta na Educação. Sempre atuante, a gestora ficou a frente da escola municipal Dom Antônio Malan, em Lajedo, durante 14 anos, onde realizou um trabalho, durante esse tempo, pautado no amor que tinha pelo oficio. Atuante, era destaque no desenvolvimento e expansão da Educação contextualizada no semiárido...

Secretaria de Educação emite nota de pesar por morte de professora

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC e a Rede Municipal de Ensino lamenta o falecimento da professora Jonailde Costa,do Colégio Paulo VI, ocorrido neste domingo. Jonailde estava em tratamento contra um câncer. Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho e se coloca a disposição. O velório está sendo realizado no SAF e o sepultamento será as 17h. ..

Pinheiro se despede do Senado para assumir a Secretaria de Educação da Bahia

Num discurso emocionado e que mobilizou mais de 30 senadores em apartes, o senador Walter Pinheiro (sem partido/BA) se despediu do Senado Federal, nesta quarta feira (01), para assumir, a convite do governador Rui Costa, a Secretaria de Educação da Bahia. 

"Esse é um momento de muito desafio. Confesso que saio com o coração partido. Não estou fazendo um adeus, como diz Gal Costa: Adeus não, até breve", externou o senador, referindo-se a um trecho da música 'Brilho de Beleza'. Ainda de acordo com Pinheiro, a tendência natural é voltar ao Senado para concluir o mandato...

Secretária de Educação de Petrolina homenageia o cantor e compositor Geraldo Azevedo

 
Ao completar 50 anos de carreira, o cantor e compositor petrolinense, Geraldo Azevedo recebeu homenagens da Secretaria Municipal de Educação, que entregou uma placa de reconhecimento ao artista, durante a solenidade de entrega do título Doutor Honoris Causa, no auditório da UPE, consolidando a programação do 3º Clisertão.
 
A Secretária de Educação, Gilmara Lacerda, entregou a placa de reconhecimento, durante a cerimônia, ao compositor, seguindo a formalidade das representações de Instituições de Ensino Superior da região: Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade de Pernambuco, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano e da Universidade do Estado da Bahia.
 
Gilmara Lacerda destacou que, tanto nas Universidades quanto nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, a obra do cantor tem sido objeto de estudo nas disciplinas como língua portuguesa, literatura, história e geografia. "O trabalho de Geraldo Azevedo tem sido fonte de inspiração para todos nós ribeirinhos e estímulos para variadas criações artísticas na região e no Brasil". Disse a secretária.
 
Logo após as homenagens, o artista regional participou do lançamento da biografia "Um Geral-do Brasil: histórias de um menino ribeirinho", produzida pelos Professores, Joelma Reis, Ricardo Bitencourt e pelos Jornalistas Emanuel Andrade, Jota Menezes e Edilane Ferreira. O trabalho organizado pelo professor da Uneb, Dr. Juracy Marques, foi registrado no evento que culminou com o show e sessão de autógrafos, no Centro de Cultura João Gilberto.
..

Projeto Escola da Família será lançado no Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC lança nesta quinta-feira (28), o Projeto 'Escola da Família', que tem como objetivo aproximar a família da escola, promovendo a participação efetiva na vida escolar do aluno, através de encontros, palestras e ações efetivas, com temáticas que auxiliem os pais, professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Dentro do 'Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10', o evento acontece às 8h, na Univasf, em Juazeiro.

De acordo com o secretário da SEDUC, Clériston Andrade, o projeto vai permitir um outro olhar em relação as funções dos pais e da escola no desenvolvimento dos alunos. "Vamos poder orientá-los a partir dos conhecimentos fornecidos pela psicologia, filosofia e sociologia a lidar com as situações diversas e adversas presentes no processo educacional. Com as ações que serão desenvolvidas durante o ano, vamos promover uma interação maior entre a família, a equipe gestora, os alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro", explicou o secretário da pasta...

Secretaria de Educação de Sobradinho comemora dia do Livro Infantil


 
A Secretaria de Educação de Sobradinho, em comemoração ao dia do Livro Infantil, promoveu na manhã de dezoito de abril, mais um momento do Let, programa municipal de incentivo à leitura. A Tenda do LET foi armada na Praça Geraldo Silva durante todo o dia, numa ação que contou com a participação dos alunos das escolas municipais e comunidade. O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto juvenil.

O LET tem como objetivo promover o incentivo à leitura e escrita e é desenvolvido durante todo ano dentro e fora do espaço escolar, já que a tenda do programa também é montada em outros espaços públicos para socializar o conhecimento que vem dos livros, estimulando o hábito da leitura tanto nos alunos, quanto na comunidade em geral. 

No dia do livro infantil, a Secretaria de Educação ofereceu uma programação especial com diversas atividades de arte: teatro musical, teatro de fantoches, recital, voz e violão com músicas infantis, contação de histórias e produção textual. Foram construídos três espaços de oportunidades para oficinas de aprendizagens aos estudantes da educação infantil e ensino fundamental I (Escolas da Rede Municipal de Ensino, Centro Educacional Infantil Gente Valente, APAE e comunidade local).

Os alunos Camila Naiane Costa de Souza (1º lugar) e Vitor Emanuel Primo da Silva (2º lugar), vencedores no Concurso de Redação "O Brasil e os Jogos Olímpicos", receberam suas medalhas durante o evento e, no dia 26 de maio, conduzirão a tocha olímpica em Sobradinho.
..

Nova secretária de educação chega mostrando serviço em Petrolina

Nova secretária de educação chega mostrando serviço

 

..

Secretaria de Educação da Bahia emite nota de esclarecimento sobre estudantes de Remanso, veja:

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia assegura o atendimento a todos os estudantes nas escolas estaduais de Remanso e esclarece que:

- A abertura de novas turmas só é feita após o reordenamento de rede, quando é verificada a indisponibilidade de vagas. Esse reordenamento ocorre, anualmente, no início do ano letivo, considerando o quantitativo de estudantes matriculados em cada escola.

- Para o ano de 2016,  foram disponibilizadas 200 vagas para a 1ª série do ensino médio no diurno do Colégio Estadual Olímpio Campinho, sendo 80 vagas no turno matutino e 120 vagas no turno vespertino, a Unidade ainda dispõe de 01 vaga no turno vespertino. Quanto à 2ª série noturno, foram ofertadas 40 vagas,  todas as vagas foram preenchidas e foi aberta nova turma para atendimento à demanda apresentada pela comunidade escolar. ..

Petrolina: AGE continua parceria com a Secretaria de Educação Municipal

Com o intuito de promover o desenvolvimento econômico em Petrolina a AGE junto com a secretaria de Educação realizou quinta-feira (03), uma palestra com os alunos da rede municipal de Petrolina e servidores da pasta. 

O objetivo desta parceria é informar aos estudantes e servidores como a Agência pode ajudá-los em seus empreendimentos. De acordo com o coordenador geral da Educação Jovens e adultos, Francisco Siqueira, "Esta parceria é importante, pois a Secretaria possui um projeto de empreendimento, a feira do empreendedor, onde essas pessoas passam entender como desenvolver melhor seu negócio", afirmou o coordenador. ..

Campeã baiana de karatê agradece apoio da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro

O secretário de Educação e Esportes – SEDUC, Clériston Andrade, recebeu em seu gabinete, a visita da campeã baiana de Karatê 2015, Thaine Souza. A medalhista entregou uma placa de agradecimento ao secretário pelo apoio que vem recebendo do município.

“Quero agradecer a Prefeitura de Juazeiro, em especial ao secretário Clériston que tem nos apoiado para que a nossa participação nas competições pelo Brasil seja possível. As despesas são altas, não temos patrocinadores permanentes, e se não fosse o apoio da SEDUC não conseguiríamos mostrar nosso potencial. Em 2015, por exemplo, levamos nove atletas juazeirenses para participar do XXI Campeonato Baiano de karatê, e o saldo foi de 22 medalhas, sendo 12 de Ouro, 7 de Prata e 3 de Bronze”, comemorou a atleta e professora de karatê, Thaine...

PETROLINA: Secretaria de Educação favorece o uso das Tecnologias através do Núcleo de Tecnologia

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, tem investido significativamente na inserção de tecnologias, já foram instalando 200 projetores interativos nas Escolas e CMEIs, adquirindo 10.000 Netbooks para os alunos do 6º ao 9º ano, disponibilizando acesso a internet em todas as unidades escolares, dinamizando assim o processo ensino aprendizagem com a introdução de tecnologias digitais.

O Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação (NTE) tem por missão proporcionar formação continuada para toda a rede municipal, através de cursos onde as equipes pedagógicas apropriam-se das tecnologias presentes nos 76 laboratórios de Informática Educativa das Escolas Municipais. Só no ano passado foram adquiridas duas soluções educacionais  Positivo, o Aprimora - que contempla as disciplinas de Português e Matemática, e o Aprende Brasil que aborda todas as disciplinas, onde os conteúdos são apresentados através de jogos, simulações e atividades diversas...

PETROLINA: Secretaria de Educação prioriza a alimentação Escolar de qualidade

O bem estar e a saúde dos alunos são prioridades para a Prefeitura de Petrolina, por isso o empenho da Diretoria de Alimentação da Seduc em buscar as melhores opções de alimentação para os alunos, preocupada na qualidade dos produtos que são oferecidos aos alunos.

Todas as refeições têm acompanhamento nutricional, feito pela equipe de profissionais da Seduc que se prepara para atender a mais de 44 mil alunos, em 2016. Segundo o Superintendente de Alimentação Escolar, Ricardo Santos são atendidas crianças de mais de 100 unidades escolares, entre escolas, anexos e CMEIS.

Nos estabelecimentos de ensino onde o funcionamento é integral são servidas cinco refeições para os estudantes. No cardápio tem frutas, cereais, carne, verduras e massas. “Assegurar uma alimentação equilibrada é importante no desenvolvimento da criança, a Administração busca garantir também um atendimento de acompanhamento nutricional dessas crianças para que elas tenham os nutrientes necessários para boa condição da saúde” , afirma o Secretário de Educação, Heitor Leite.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, faz um levantamento amostral para saber como anda a saúde e a alimentação dos alunos. Em posse dos resultados, a Gestão local analisará e, se necessário, desenvolverá ações para mudança dos hábitos alimentícios dos discentes, também são realizadas palestras nas escolas para alunos, professores e cozinheiros, tratando de assuntos como colesterol, diabetes, hipertensão e outras doenças relacionadas à alimentação.  ..

Jaguarari tem nova Secretária de Educação

O Prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, anunciou, na última segunda-feira (01/02), o nome de Tatiana Melo como nova Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O prefeito anunciou a mudança após o então secretário, José Antônio, que estava à frente da secretaria desde 2009, pedir sua exoneração.

Para a nova secretária, a intenção da sua gestão é continuar desenvolvendo as políticas educacionais que já estão em andamento. Entre as prioridades, está a melhoria da qualidade de ensino, democratização da gestão e do ensino e a universalização do atendimento escolar...