Foram encontrados 342 registros para a palavra: secretaria de educacao

Univasf e Secretaria de Educação da Bahia celebram termo de cessão de uso de imóvel do antigo Codetan, em Senhor do Bonfim

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Secretaria de Educação da Bahia celebraram ontem (3) termo de cessão de uso do imóvel onde funcionava o Cento Estadual de Educação Profissional em Saúde Tancredo Neves, antigo Codetan, em Senhor do Bonfim. A unidade será destinada à expansão das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus Senhor do Bonfim da Univasf. O termo foi assinado pela vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira, e pela diretora do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte Norte do Itapicuru, Ana Raquel Alves Conceição, representando a secretária de Educação, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro.

O prédio do Codetan está localizado no bairro Barbosa Santos. A Secretaria de Infraestrutura da Univasf já fez uma vistoria no imóvel, que irá passar por algumas adequações e reformas antes de ser disponibilizado para uso. A Comissão de Espaços Físicos (COEF), em conjunto com a comunidade acadêmica do Campus Senhor do Bonfim, irá definir a destinação dos espaços disponíveis no prédio. Como contrapartida pela cessão do prédio, a Univasf ofertará atividades de pesquisa e extensão voltadas para o corpo estudantil em tempo integral do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte Norte do Itapicuru...

'Portaria não proporciona uma aprovação automática', diz nota da SEC

A Secretaria de Educação da Bahia disse, nesta terça-feira (20), que a portaria 190/2024 não proporciona uma aprovação automática.

Em nota enviada ao CORREIO, a SEC afirmou que a medida “visa dar oportunidade para o estudante progredir dentro da jornada escolar a partir de uma série de ações que incluem aumento de ofertas, formação, Bolsa Presença, busca ativa, Progressão Parcial entre outras”...

Prefeitura de Juazeiro divulga nova convocação dos aprovados no Processo Seletivo da Secretaria de Educação

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), divulgou, nesta quinta-feira (15), uma nova lista de convocação do Processo Seletivo Simplificado da Educação. A relação de convocados, bem como toda a documentação exigida, está disponível no Diário Oficial do Município.

Entrega da documentação-A entrega da documentação dos candidatos convocados ocorrerá nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2024, na Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), das 08h às 14h, localizada na Rua 15 de Julho, n° 32, 2º andar, Centro...

Secretaria de Educação de Sobradinho realiza o Teste do Avanço, para enfrentar os desafios da defasagem escolar

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, de posse dos indicadores distorção idade/ano, efetivou política educacional definida pela LDB n° 9.394/96 diante de estatística de 21 alunos do fundamental I que tem idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados.

Assim, garantiu a recomposição das aprendizagens ministradas pelas coordenadoras municipais, no período de 22 a 24 de fevereiro com a aplicação do Teste do Avanço no dia 25...

Mãe questiona Secretaria de Educação sobre oferta de vagas em creches

Em e-mail enviado à Rede GN nesta terça-feira (23), a mãe de uma aluna da rede municipal de Juazeiro disse estar indignada com a oferta de vagas em creches (EMEI).

Segundo ela, a pré-matrícula foi realizada em tempo hábil, mas houve negativa do Portal da Educação, sem explicações...

Sobradinho: Secretaria de Educação realiza Audiência Pública de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou nessa terça-feira (19), Audiência Pública para avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). O evento aconteceu no polo UAB-Sobradinho e contou com as presenças de representações das comunidades escolares, além de outros órgãos representativos da sociedade civil.

Realizada com o objetivo de abrir momentos de escuta junto aos representantes do setor educacional e avaliar o desenvolvimento do PME, que norteia as diretrizes e metas educacionais do município de Sobradinho, a Audiência Pública é um recurso que possibilita a participação aberta a todos os cidadãos e grupos sociais. ..

Secretária de Educação e técnicos de Sobradinho marcam presença na Conferência Estadual de Educação - COEED 2023

Durante a segunda-feira (4) e a terça-feira (5), representantes da Secretaria de Educação de Sobradinho participaram da Conferência Estadual de Educação - COEED 2023, organizada pelo Fórum Estadual da Educação (FEEBA) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), em Salvador. O evento teve como objetivo tratar do tema "Plano Nacional de Educação 2024- 2034: Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade".

Participaram da COEED 2023, a Secretária de Educação, Ducilene Kestering, as técnicas Rosemeire Barros e Givanice de Fonte e as delegadas eleitas durante a Conferência Municipal, Batuyra do Carmo, representando o segmento da educação infantil, e Ednara Tenório, representando o setor social...

Secretária de Educação de Remanso, Neila Regis, explica final do ano letivo

Um senhor que se identifica como "Noildo Gomes, do corpo jurídico Gomes e Gomes, também diretor estadual da APLB Estadual Sindicato", teve um vídeo divulgado no Instagram @aplbremanso (O canal oficial do Núcleo de Remanso, que pertence à Delegacia das Esmeraldas, assista aqui a manifestação),  causando espanto e indignação entre professores, gestores e Secretaria Municipal de Educação. 

Entre outras afirmações ele diz: "Quero alertar aqui que o gestor e a Secretária de Educação terminaram o ano letivo, né, poram (?) fim ao ano letivo (ipsis litteris), sem respeitar a legislação que exige 200 dias letivos e 800 horas" e vai além, dirigindo-se aos "trabalhadores da educação": "... e alertando que vocês coloquem no sistema a atividade" e não para por aí: "Voces estão incorrendo em um grave CRIME", de forma incisiva. ..

Secretária de Educação de Remanso avalia culminância do Projeto "Navegando nas Ondas da Leitura"

A Secretaria de Educação de Remanso, por iniciativa da Coordenação de Ensino, realizou durante este sábado (18/11), evento público, no Pátio de Eventos da cidade, para apresentar à comunidade, o ápice do Projeto "Navegando nas Ondas da Leitura" realizado durante o ano letivo de 2023 na rede pública municipal. 

Com envolvimento de todas as unidades escolares, em número de 76, na sede e no interior, de todas as séries, desde a educação infantil até os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, o Projeto realizou diferentes ações ao longo do ano, que foram apresentadas no evento deste sábado. ..

Sobradinho: Secretaria de Educação realiza 3ª Formação Continuada para professores, gestores, psicopedagogas e cuidadores    

Na última sexta-feira (10), a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, promoveu no Memorial da CHESF, a 3ª Formação Continuada para professores, gestores, psicopedagogas,  profissionais de sala de AEE e cuidadores que atuam nas escolas da rede municipal de educação de Sobradinho. 

Com o tema "Educadores para Atendimento de Qualidade Especializado", o evento foi dirigido pela Secretária de Educação, Ducilene Kestering, que recepcionou dezenas de professores e gestores. Na ocasião, a pedagoga e psicopedagoga, Maria Cíntia Silva Souza, ministrou uma palestra, onde destacou a importância e necessidade de todos na valorização da escola pública, com foco na inclusão dos alunos com deficiência assegurando a formação de sujeitos autônomos e felizes. 
 
"A sala de aula é um espaço onde acolhemos e ensinamos, e é muito bom termos formações como essa que nos estimulam a nunca desistir de nenhum dos nossos alunos, porque alguns deles, às vezes, só precisam de um pouco mais de atenção e carinho", afirmou a professora Rubenilda Soares que participou da formação. 
 
A Secretária de Educação destacou os investimentos na capacitação dos profissionais locais. 
 
"A Educação Inclusiva surge visando acabar com a separação entre escolas de alunos especiais e escola regular. Ela é a educação especial na escola regular, justamente para permitir a convivência e a integração social dos educandos com deficiência, favorecendo a diversidade. Eis por que a Secretaria de Educação investe na formação continuada para empoderar os profissionais da educação, pelo conhecimento, compreendendo que a educação especial é uma modalidade de ensino com a função de promover o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência, que abrange todos os níveis do Sistema Municipal de Ensino, desde a Educação Infantil até a formação superior," ressaltou Ducilene Kestering.  
 
 ..

Governo convoca mais 20 professores classificados em Seleção Pública para Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) anunciou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (31), a convocação de mais 20 candidatos aprovados em seleção pública para o provimento da função de professor da Educação Profissional, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). 

Os selecionados participaram do Processo Seletivo Simplificado, Edital SEC/Sudepe nº 18/2022, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia de 11 de novembro de 2022. A SEC ofertou 626 vagas para o cargo, sendo que 561 educadores já foram convocados...

Com apoio da Secretaria de Educação, Astrogildo Miag lança livro de poesias em Remanso

Astrogildo Miag, remansense, escritor, volta a Remanso para lançar seu novo livro, “Poemas de um Jovem Sonhador”, nesta sexta-feira, 27 de outubro de 2023, a partir das 9:30 na Biblioteca Municipal. 

Este é o décimo livro do autor, o primeiro de poesia, escrito aos 17 anos e só agora publicado. “É o início real da caminhada literária de Astrogildo Miag. Aborda, entre outros temas, as dificuldades na época da inundação pela Barragem de Sobradinho, das cidades de Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e inúmeros povoados”...

Secretaria de Educação de Juazeiro emite nota de pesar e lamenta falecimento de aluno da rede municipal

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), lamenta o falecimento do aluno da rede municipal de ensino, Lucas Souto Santos, de 14 anos. Ele estudava na Escola Municipal Helena Celestino Magalhães, e faleceu nesta segunda-feira (25), vítima de um trágico acidente automobilístico.

Neste momento de tristeza e de dor, a Seduc, junto com toda equipe da Escola Helena Celestino Magalhães, manifesta seu pesar e solidariedade à família enlutada, aos amigos e colegas de sala...

Professores classificados em concurso público da prefeitura de Juazeiro fazem reivindicação à Secretaria de Educação

Uma comissão de professores classificados em concurso público da Prefeitura Municipal de Juazeiro BA encaminhou nota à redação da Rede GN reivindicando a reativação e aumento de cadastro reserva do referido concurso, de modo que os professores classificados na prova objetiva sejam devidamente convocados para a etapa seguinte de apresentação de títulos.

Confira a nota:..

Sindsemp se reúne com a Secretaria de Educação para deliberar pautas da campanha salarial

Com o objetivo de dar encaminhamento às pautas da campanha salarial, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) se reuniu com a secretária municipal de educação, Rosane Costa, para entregar um ofício cobrando o posicionamento formal sobre todos os itens discutidos ao longo das negociações.

Durante o encontro, alguns pontos tiveram um aceno positivo da gestão, como o prêmio da Escola Campeã, o reajuste do piso do magistério acordado para este mês e o reajuste da gratificação de difícil acesso e enquadramento do vencimento base do cargo de secretário escolar. Mas algumas pautas ainda estão sendo discutidas com a Seduce...

Sobradinho: Secretária de Educação recebe mães de crianças Transtornos do Espectro Autista e anuncia mais ações de inclusão

Durante a última terça-feira (27), a Secretaria de Educação de Sobradinho se reuniu com familiares de estudantes com Transtornos do Espectro Autista matriculados nas escolas municipais, estabelecendo um diálogo e reafirmando a parceria entre as famílias e a gestão municipal. 

Convocada pela Secretária de Educação, Ducilene Kestering, o encontrou contou com a presença de 50 mães de crianças TEA e da Gerência de Educação Especial da SME, Joelma Mártires. ..

Sobradinho: Secretaria de Educação realiza 1º Encontro Formacampo

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou na sede do polo UAB, o 1º Encontro municipal Formacampo, com a participação de 40 profissionais da educação que discutiram sobre a importância da Educação Contextualizada no campo. 
 
Segundo a SME, o Formacampo é uma política pública educacional de formação continuada que tem a finalidade de fortalecer e valorizar a prática da agricultura familiar. 
 
Desenvolvido pela Undime, juntamente com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), através do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB), caracteriza-se como um processo de formação continuada com foco no estudante do campo, tanto aqueles que estudam nas escolas que estão na zona rural, quanto os que estão na zona urbana. 
 
"No mês de maio, aderimos ao Formacampo e tivemos a participação da professora Nadja Arimateia Batista, gerente das Escolas do Campo e da professora Maria Inês Batista, coordenadora do Formacampo no Sistema de Ensino das Escolas do Campo de Sobradinho, no 5º Encontro Territorial Baiano de Educação do Campo.  O conhecimento adquirido na formação está sendo  compartilhado com os demais profissionais da rede municipal que atuam com a modalidade de educação do campo. Com o apoio da gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio, abraçamos a ideia do Formacampo para despertar ainda mais nos educadores, a consciência identitária para que estudos sobre políticas educacionais para a Educação do Campo estejam em interlocução com a agroecologia, propiciando socialização de pesquisas e experiências dos profissionais que atuam na educação do campo e na agricultura familiar," esclareceu a Secretária de Educação, Ducilene Kestering. ..

"TEA Acolhe": Secretaria de Educação de Sobradinho promove formação dirigida a profissionais e familiares de estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Dezenas de profissionais da educação, entre eles, professores, psicopedagogos, coordenadores pedagógicos, especialistas das salas de AEE, técnicos da SME, cuidadores e também mães e familiares de pessoas com autismo, lotaram o auditório do CELEM durante a manhã desta quinta-feira (15) para participarem da Formação TEA Acolhe.

A formação foi dirigida aos atores envolvidos na área de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que trabalham nas redes de ensino privada, estadual e municipal de Sobradinho...

Prefeitura de Juazeiro divulga 6ª convocação de aprovados em Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), publicou no Diário Oficial do Município (Doem) desta sexta-feira (02), a sexta convocação para nomeação e posse de novos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação.

As convocações para contratação serão por prazo determinado conforme a necessidade dos diversos órgãos da administração pública municipal, através da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), por meio do Diário Oficial do Município e no site do Processo Seletivo Simplificado...

Sobradinho: Secretaria de Educação realiza culminância do Projeto Caatinga, no início da semana

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, convida toda a comunidade para prestigiar a festa de culminância do Projeto Caatinga, que acontecerá nos próximos dias 5 e 6 de junho, em frente ao paço municipal. 

Com o tema "A Arte de ser Caatinga", o evento começará na segunda-feira (05), a partir das 15:30, com apresentações culturais das escolas de ensino infantil e de alunos Apae e animação de um bom pé de serra...