Foram encontrados 271 registros para a palavra: samu

Prefeitura de Juazeiro alerta que macas do Samu continuam retidas nos hospitais da região em decorrência da superlotação

Os prejuízos causados ao atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram ao ponto crítico. Nesta quinta-feira (22), todas as 15 macas utilizadas pelo serviço estão retidas nos hospitais da região. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), já comunicou a situação ao Conselho Regional de Medicina (Cremeb), à Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) e ao Ministério Público.

"Estamos, desde o inicio da semana, enfrentando problemas com a retenção das nossas macas, que estão sendo utilizadas como leitos improvisados nas unidades hospitalares que estão superlotadas. Pedimos a compreensão da população e garantimos que estamos em contato constante para resgatar as macas nos hospitais", disse o coordenador médico do Samu de Juazeiro, Franclen Rusvell...

Hospitais retêm macas do Samu Juazeiro e prejudicam atendimento de urgência

A  Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vem, mais uma vez, alertar sobre os prejuízos causados ao atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em decorrência da retenção das macas nas unidades hospitalares da região.

Nesta segunda-feira (19), de 15 macas que pertecem ao Samu, apenas uma está disponível para socorrer pacientes...

Juazeiro: Ambulância do SAMU capota na BR 407 próximo a Juremal

Na tarde deste domingo (28) uma Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), placa de Senhor do Bonfim (BA), capotou na BR 407, próximo ao distrito de Juremal, zona rural de Juazeiro.

De acordo com informações, uma equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) saiu da cidade de Senhor do Bonfim com destino a Petrolina (PE), transferindo uma gestante. As circunstâncias do acidente são desconhecidas. ..

Mais de 7 mil trotes são registrados pelo Samu de Petrolina entre janeiro e novembro de 2023

O que pode parecer uma simples brincadeira é considerado crime. Os trotes são arriscados e, quando praticados com serviços de saúde, podem custar a vida de uma pessoa. No Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) de Petrolina, foram registrados mais de 7.380 trotes, entre os meses de janeiro e novembro de 2023.

Em janeiro do ano passado, no período de recesso escolar, foram contabilizados mais de 790 trotes, o equivale a mais de 25 ligações falsas por dia. Já em 2024, nos três primeiros dias do ano, o Samu já registrou 73 ocorrências falsas, isso significa que cerca de 24 ligações por dia se tratavam de chamados sem vítimas...

Prefeitura divulga telefone alternativo para SAMU de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) informa que o número 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está temporariamente inativo por falha na rede de telefonia.

Para urgências, a população pode ligar para o número alternativo do SAMU: (74) 99937-7092...

Bahia vai receber mais 200 ambulâncias do Samu para reforçar cobertura em todo o estado

A Bahia vai receber mais 200 ambulâncias que vão fortalecer o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em todo o estado. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante visita ao município de Vitória da Conquista, na última segunda-feira (27).

"A saúde tem no Samu uma referência, já que são 20 anos salvando vidas e prestando atendimentos de urgência. Nós publicamos hoje o edital para mais 1.760 ambulâncias. Dessas, 200 serão para a Bahia. Nosso objetivo é a universalização do Samu em todo o Brasil para que toda a população esteja coberta pelo serviço", anunciou a ministra, acompanhada do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana...

Municípios baianos recebem 36 ambulâncias para renovação e ampliação de frota do Samu 

Foram entregues, na manhã desta segunda-feira (27), em Salvador, 36 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vão atender a 35 municípios baianos. A entrega aconteceu no Jardim dos Namorados, bairro da Pituba, e foi realizada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e pelo governador Jerônimo Rodrigues. Durante a tarde, em Vitória da Conquista, mais 12 veículos serão entregues, completando 48 ambulâncias para 48 municípios, com investimento total de R$ 18 milhões. 

O governador reforçou a importância da ampliação e renovação da frota do Samu para a assistência em saúde básica dos municípios e para o sistema de regulação estadual e destacou outras ações que serão realizadas no sudoeste baiano. "Nós temos uma agenda vitoriosa hoje. A presença da ministra Nísia aqui, entregando 48 ambulâncias. Nós dividimos: 36 aqui e nós seguiremos para Vitória da Conquista. Lá, não será uma agenda de entrega de Samu, não é só isso. Lá, nós faremos visitas a obras que foram retomadas, agora, pelo presidente Lula. Estavam paradas há tanto tempo, e nós vamos retomar e apresentar uma agenda de saúde para o município e para a região do sudoeste", afirmou Jerônimo. ..

Prefeitura de Juazeiro alerta que retenção de macas do Samu nos hospitais prejudica o atendimento de urgência

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vem, mais uma vez, alertar sobre os prejuízos causados ao atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em decorrência da retenção das macas nas unidades hospitalares da região.

Nesta terça-feira (21), das 15 macas que pertencem ao Samu, apenas uma está disponível para socorrer pacientes...

Artigo - Negligência com déficit público compromete o futuro do país

Ao anunciar que o governo não conseguirá honrar o compromisso de reduzir a zero o déficit primário ao final de 2024 (2º ano de mandato), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desmoralizou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que prometeu atingir essa meta.

Ainda ignorou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, enviada ao Congresso pelo próprio governo, peça da qual constava o déficit zero, agora relativizado pelo presidente...

Samu de Juazeiro volta a ter macas retidas e situação prejudica atendimentos

Nesta sexta-feira (6) os atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Juazeiro voltaram a ser prejudicados por causa da retenção de macas nos hospitais.

Das 15 macas em operação, 13 estão servindo de leitos improvisados nos hospitais – a maioria no Hospital Regional (HRJ)...

Samu Juazeiro tem atendimento prejudicado por retenção de macas nas unidades hospitalares

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), alerta mais uma vez para as dificuldades que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está enfrentando nesta sexta-feira (6), para prestar atendimento em decorrência da retenção de macas em hospitais de referência da região, a maioria no hospital do governo do estado da Bahia.

De 15 macas em operação, 13 estão servindo de leitos improvisados nos hospitais. Os profissionais do Samu precisam deixar as macas, pois, devido a superlotação, as unidades não dispõem de leitos para acolher os pacientes. "A retenção das nossas macas vem dificultando os atendimentos das ocorrências. Estamos a cada hora enviando equipes aos hospitais para tentar resgatar as macas do Samu", afirmou o coordenador médico do Samu de Juazeiro, Franclen Rusvell...

Artigo - Doze mandamentos para a vida real que os livros não ensinam

Existem muitas lições que não estão nos livros. Há coisas que só aprendemos com o tempo. A experiência de vida é, muitas vezes, o melhor de todos os mestres.

Quem já viveu bastante também já errou muitas vezes. O erro faz parte da natureza humana. Entretanto, o que nos faz mais fortes e melhores é a capacidade de aprender com os equívocos...

Prefeitura divulga telefone alternativo para SAMU de Juazeiro

O número 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está temporariamente desativado por falha na rede de telefonia.

O número disponível para chamadas de urgência é o (74) 99937-7092...

Médicos não cumprem toda a carga horária e ainda fraudam a escala de plantões no SAMU do Rio Grande do Sul

O Fantástico deste domingo (27) destaca uma investigação jornalística que mostra um escândalo na saúde pública. Uma denúncia contra a central do SAMU, que funciona em Porto Alegre e que atende a chamados de mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul. Médicos chegam atrasados, não cumprem toda a carga horária e trabalham menos do que deveriam,

A investigação do repórter Giovani Grizotti aponta que, em média, de cada 100 horas que os médicos reguladores deveriam trabalhar presencialmente, 60 não eram cumpridas: recebiam as 60 horas sem prestar nenhum atendimento. E há indícios de que a direção da central de regulação abonava as faltas irregularmente, alegando "problemas na marcação pelo relógio de ponto."..

Artigo - Reforma tributária: do otimismo à inquietação

Há seis meses a reforma tributária é o assunto predominante na pauta econômica nacional.

Demanda antiga da sociedade, em especial dos setores produtivos, foi anunciada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva como uma das prioridades da nova gestão federal como forma de tornar o Brasil mais atrativo para os investidores e alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) em pelo menos 5,5% no prazo de 10 anos...

Prefeitura de Juazeiro encerra encontro de enfermagem com homenagem ao Samu e simulação de acidente

Nesta terça-feira (15), aconteceu o encerramento do 1° Encontro dos Socorristas do SAMU de Enfermagem da Região Norte. O evento, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, junto com o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), reuniu mais de 500 profissionais de enfermagem de 15 municípios.

A programação contou com palestras e mesas redondas com temas diversos que trouxeram atualizações importantes para os profissionais e que repercutirão positivamente na assistência aos pacientes...

Prefeitura de Juazeiro e Coren-BA reúnem quase 500 profissionais e estudantes de enfermagem em encontro de socorristas do SAMU

A Prefeitura de Juazeiro, junto com Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), está realizando o 1º Encontro dos Socorristas do SAMU de Enfermagem da Região Norte. O evento iniciou na manhã desta segunda-feira (14) e segue até amanhã (15), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Juazeiro. O encontro faz parte das comemorações pelos 19 anos do Samu Juazeiro.

O encontro traz na sua programação palestras e mesas redondas com temas que têm por objetivo capacitar os profissionais e garantir o acesso do paciente à unidade de saúde mais adequada e proporcionar o melhor atendimento pré-hospitalar de urgência. Cerca de 500 pessoas entre profissionais e estudantes de enfermagem estão participando do evento...

Prefeitura de Juazeiro e Coren-BA realizam encontro de socorristas do SAMU

Entre os dias 14 e 15 de agosto, Juazeiro receberá o 1º Encontro dos Socorristas do SAMU da Enfermagem da Região Norte. O evento, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), junto com Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), terá palestras para os profissionais de enfermagem.

O encontro tem como objetivo capacitar os profissionais e garantir o acesso do paciente à unidade de saúde mais adequada e proporcionar o melhor atendimento pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas quanto em situações clínicas...

Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) alerta para as dificuldades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), alerta para as dificuldades que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está enfrentando, nesta quarta-feira (4), para prestar atendimento em decorrência da retenção de macas em hospitais de referência da região.

O Samu dispõe de 15 macas, contudo 14 estão servindo de leitos improvisados nos hospitais. Os profissionais do Samu precisam deixar as macas, pois, devido a superlotação, as unidades não dispõem de leitos para acolher os pacientes. Neste momento, a maior parte das macas estão no hospital do governo do estado da Bahia...

Vereador Dr. Salvador cobra regularização do SAMU em Juazeiro

Em nota encaminhada à imprensa regional, o vereador Dr. Salvador (PCdoB) cobrou da gestão municipal a regularização do SAMU, em Juazeiro.

De acordo com o vereador, muitas pessoas o tem procurado relatando que passaram por esse problema de chamar uma ambulância do SAMU, muitos em casos de urgência e que foram informados pelos funcionários da falta de ambulância para o atendimento...