RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 848 registros para a palavra: rui costa

Rui Costa recebe homenagem da Marinha durante os festejos do Dois de Julho

 
O governador Rui Costa será homenageado pela Marinha às 13h30 desta quinta-feira (2), no 2º Distrito Naval, em Salvador. Ele vai receber a condecoração do Grau de Grande Oficial do Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval.

Nesta manhã, Rui Costa inicia a participação nos festejos do Dois de Julho durante a cerimônia do hasteamento das bandeiras, no Largo da Lapinha. Em seguida, ele segue em comitiva até a Praça Tomé de Souza, local de recolhimento dos carros simbólicos da Cabocla e do Caboclo. 

À tarde, o governador participa das atividades finais da festa, no Campo Grande, com hasteamento das bandeiras, colocação da coroa de flores no monumento ao Dois de Julho, execução do Hino ao Dois de Julho e acendimento da pira, que será realizado pela atleta Marily dos Santos.
..

Governador participa dos festejos do Dois de Julho e recebe homenagem da Marinha


O governador Rui Costa participará dos festejos do Dois de Julho, nesta quinta-feira, a partir das 9h, quando acontece a cerimônia do hasteamento das bandeiras, no Largo da Lapinha. Em seguida, ele segue em comitiva até a Praça Tomé de Souza, local de recolhimento dos carros simbólicos da Cabocla e do Caboclo.

A comemoração pela Independência da Bahia continuará, às 13h30, no 2º Distrito Naval. Durante a solenidade, o governador será homenageado pela Marinha com a condecoração do Grau de Grande Oficial do Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval...

Rui Costa e ministro das Cidades assinam OS em Feira nesta segunda (29) para obras do BRT

O governador Rui Costa e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assinam ordem de serviço, às 10h desta segunda-feira (29), em Feira de Santana, para dar início às obras do BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, naquele município. O BRT é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente. A cerimônia de assinatura da ordem de serviço será realizada no bairro Sítio Novo. ..

PREFEITO DE JUAZEIRO TERÁ AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR RUI COSTA NESTA TERÇA (16)

Na manhã desta terça-feira (16) o prefeito de Juazeiro Isaac Cavalcante de Carvalho informou ao Blog pelo whatsapp que estava num voo para Salvador onde seria recebido em audiência pelo governador da Bahia Rui Costa. Na pauta: Infraestrutura, saúde e crise hídrica.

Ainda pelo whatsapp, Isaac informou que estará de volta no final da tarde quando receberá em seu gabinete no Paço Municipal o presidente da Tenco, Eduardo Gribel, cuja empresa é responsável pela construção e será administradora do Juá Garden Shopping cuja previsão de inauguração é 26 de novembro deste ano...

Rui Costa inaugura residencial que vai beneficiar mais de 400 famílias nesta segunda-feira

O governador Rui Costa inaugura, às 11h desta segunda-feira (15), o Residencial Antonio Carlos Costa, na cidade de Catu, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a 78 quilômetros de capital. O empreendimento, localizado na Estrada Alto da Esperança, faz parte do programa Minha Casa Minha Vida e vai beneficiar mais de 400 famílias. ..

Prefeito Luiz Vicente comemora conquista na área de segurança pública


O Major PM Jefferson de Santana Mendonça assume a companhia

O prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, comemorou  esta semana mais uma conquista para o município, desta vez na área de segurança pública com a instalação de uma companhia independente, que chega para atender as demandas tão cobradas pela população.

A conquista foi fruto de uma agenda de reuniões do prefeito, que também preside o Consórcio de Prefeitos do Território do São Francisco, com o governador Rui Costa, com secretário de segurança pública do estado, Maurício Barbosa e com o Comandante Geral da Polícia militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão...

Rui Costa defende união do Nordeste para desenvolvimento da região

O governador Rui Costa está em Natal/RN, onde participa, nesta sexta-feira (8), do 3º Encontro de Governadores do Nordeste, no Centro de Convenções da Capital. O evento conta com palestras dos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e para Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.

Na pauta do dia estão discussões sobre a união para o desenvolvimento do Nordeste, ajuste fiscal, continuidade e ampliação de investimentos para a região, mudança do indexador das dívidas de estados e municípios, unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e questões relativas à previdência. O conteúdo dos debates vai compor a Carta de Natal, documento que será divulgado no final do dia.

Rui destacou o papel da Bahia na união dos estados nordestinos para o desenvolvimento da região. "O papel da Bahia neste processo é fazer uma imediata convalidação dos incentivos fiscais, para que possamos ter a garantia de destravar os investimentos no Nordeste. É preciso um protagonismo maior dos estados para liberar investimentos nos portos, aeroportos, nas áreas de petróleo e mineração, destravando a regulamentação que o Governo Federal faz em algumas dessas áreas".

O secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, e o chefe de gabinete do governador, Cícero Monteiro, acompanham Rui Costa no evento. ..

Rui Costa anuncia programa de estágio e primeiro emprego

A inserção de jovens no mercado de trabalho e a vinda à Bahia da presidente Dilma Rousseff, em junho, são alguns dos destaques desta edição do programa Digaí, Governador!. O propósito "é garantir, quem sabe, o emprego definitivo a partir dessa importante e necessária experiência, a chamada primeira experiência", como afirma o governador Rui Costa em referência aos programas de estágio e primeiro emprego a serem lançados em breve.

O governador também comenta sobre a entrega de moradias prevista para esta semana, nos municípios de Tucano e Itabela, além das ações para reparar danos causados pela chuva em Salvador. Na edição do programa, Rui ainda deixa uma mensagem especial para as mulheres em alusão ao Dia das Mães...

Presidente do PSOL afirma que o reajuste dos Servidores Estaduais feito por Rui Costa foi inconstitucional

Está previsto a votação na Assembleia Legislativa da Bahia, para ocorrer na tarde desta quarta-feira, a partir das 14hs, relativa à proposta de reajuste dos Servidores, encaminhada pelo Governador do Estado

O Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Marcos Mendes, acusa o Governador Rui Costa de ter estabelecido um acordo com a FETRAB relativo ao reajuste dos Servidores Estaduais de forma inconstitucional. Mendes salienta que o Artigo.37, Inciso X, da Constituição Federal, aponta que a revisão geral anual da remuneração e subsídio dos servidores públicos deve ser sempre na mesma data e sem distinção de índice.  Em relação à inconstitucionalidade da revisão geral de remuneração, o Estado não pode fracionar o índice e ele deve ser aplicado em todos os meses do ano, em razão das perdas inflacionárias...

Polícia Militar da Bahia comemora 190 anos nesta quarta-feira

Em comemoração aos 190 anos, a Polícia Militar da Bahia realiza nesta quarta-feira (22), às 18h, na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, uma solenidade cívico-militar com entrega de medalhas a civis e militares, e da espada, arma símbolo do oficialato, ao governador Rui Costa, comandante em Chefe da PMBA.

Será realizada homenagem ao patrono da Corporação o Alferes de Milícia Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, desfile da tropa e entregue as condecorações “Mérito Policial Militar” e “Mérito Marechal Argolo/Visconde de Itaparica” a militares e civis que prestaram relevantes serviços à Corporação...

Saúde e infraestrutura na pauta de audiência de Isaac com Rui Costa

O Prefeito Isaac Carvalho tem audiência com o Governador Rui Costa às 17 horas desta terça-feira (14). Na pauta dos governantes questões da área de Saúde (Hospital Regional, Consórcio Saúde e contratos) e obras de Infraestrutura (BA-210, Travessia Urbana). Isaac também vai reivindicar a retomada das obras de recuperação da Avenida Manuel Borges.

Antes da reunião com Rui Costa, Isaac vai se reunir com o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Neste encontro, Isaac estará acompanhado do secretário de Saúde de Juazeiro, Dalmir Pedra. ..

Rui Costa participa da aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz


Será realizada nesta segunda-feira (13), às 9h, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia. A solenidade contará com a presença do governador Rui Costa, da presidente das Voluntárias Sociais, a primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, representantes de empresas e autoridades.

O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Administração da Bahia (Saeb), empresas públicas e de economia mista do Estado, como a Bahiagás, Bahia Pesca, CAR, CBPM, Cerb, Conder, CTB e EGBA, através de convênio para contratação de 80 jovens. As atividades começaram agora em abril e terminam em junho de 2017...

Rui Costa interage com público sobre obras de mobilidade

As obras de mobilidade urbana de Salvador têm destaque no programa ‘Diga Aí, Governador!’ desta semana. Na edição, Rui Costa comenta sobre o metrô, as linhas Vermelha e Azul, além do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário ao interagir com o público. “Esta cidade vai mudar completamente a forma de se locomover porque são as primeiras avenidas transversais, que ligam a Baía de Todos-os-Santos, a Orla do Subúrbio, até a Orla Atlântica. A primeira ligação foi batizada de Azul, que é a Gal Costa, que sai do Lobato e vai até a [Avenida] Pinto de Aguiar, até a Orla. A outra é de Paripe até a [Avenida] Orlando Gomes, até a Orla também, de Patamares, onde as pessoas terão 21 quilômetros nessa avenida para facilitar todo o tráfego”.

Rui divulga no programa – disponível no Blog do Programa Diga aí, Governador! – a entrega de mais uma estação do metrô nesta quinta-feira (9), com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. “Eu vou estar com o ministro das Cidades fazendo a entrega de mais uma estação. É a Estação do Bom Juá. E no mês de junho, nós concluímos e entregamos a Estação de Pirajá”. Ao comentar uma solicitação de informações do motorista Roseval dos Santos, o governador afirma que as obras das primeiras etapas do metrô serão concluídas nos próximos dois anos. “Devemos concluir essa etapa da linha 1 e da linha 2 até o ano de 2017. Nós vamos soltar mais uma licitação agora, que é de Pirajá até Águas Claras, e, no trecho da Avenida Paralela, ela está toda licitada”...

Governador Rui Costa e ministro discutem cadeia produtiva da pesca

Em reunião, na manhã desta quinta-feira (2), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o governador Rui Costa e o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, dialogaram sobre projetos e investimentos voltados para o fortalecimento da produção e beneficiamento de pescado na Bahia.

Rui Costa destacou as parcerias entre o governo federal e o Governo do Estado, por meio da Bahia Pesca, em ações a exemplo da construção dos dois terminais pesqueiros públicos em Salvador e Ilhéus, aquisição de barcos e capacitação em pesca industrial para comunidades de pescadores, viabilização da atividade na costa e rios do estado, além da aquicultura em reservatórios com a inclusão de projetos integrados à agricultura familiar, como o uso da água de poços e sistemas de dessalinização.

"Vamos trabalhar juntos, ao longo dos próximos quatro anos, para materializar uma maior produção, incluindo projetos apresentados pelo ministro [Helder Barbalho] do ponto de vista do financiamento de bancos oficiais, que possam alicerçar muitos investimentos privados para a produção do pescado", afirmou o governador.

Na ocasião, o ministro apresentou o planejamento para a expansão da cadeia produtiva no Brasil. "A Bahia é prioridade e está entre os estados que compõem nossa estratégia de elevação da produção de 780 mil toneladas para um milhão de toneladas, na área de pesca extrativa, e de 475 mil toneladas para dois milhões de toneladas de peixe na área da aquicultura".

De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), apenas em aquicultura, a Bahia apresenta potencial para aumentar a produção de 13 mil para 130 mil toneladas anuais, ampliando a geração de renda e a oferta de proteína para os baianos. ..

Rui Costa se reúne com APLB e conclama categoria a participar do Pacto Pela Educação

O governador Rui Costa apresentou a membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) o Pacto Pela Educação e conclamou toda a categoria a participar do programa, que será lançado na próxima segunda-feira (30). O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a participação dos secretários da Educação, Osvaldo Barreto, de Relações Institucionais, Josias Gomes, e da coordenadora da APLB, Marilene Betros, entre outros representantes. 

"Dia 30 de março, nós vamos apresentar várias ações do Pacto, de material didático à capacitação de professores, que precisam estar envolvidos neste projeto e ser cada vez mais valorizados", disse o governador, que, recentemente, garantiu a substituição do regime de contrato PST pelo REDA em todo o estado. De acordo com o secretário da Educação, além dos trabalhadores, toda a sociedade está convocada a se envolver na busca da melhoria dos indicadores educacionais no estado.“O ato da segunda representa um momento histórico para a Bahia, quando o governador convidará os 417 prefeitos a assinar juntamente com ele um documento que representará um pacto do Governo com cada município baiano em prol da melhoria da qualidade da educação”, afirmou.

O Pacto pela Educação visa melhorar o rendimento e a proficiência dos estudantes, resultando em melhores indicadores e desempenho escolar através de uma grande mobilização entre poderes públicos, educadores, pais, alunos e toda a sociedade. As ações previstas se dividem em cinco eixos temáticos que envolvem a colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica na rede estadual, educação profissional, parcerias com universidades, empresas e organizações sociais, além da integração família-escola. 

O ato de lançamento será realizado às 9h, no Senai/Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Salvador. ..

Rui Costa e ACM Neto se reúnem a portas fechadas e firmam parcerias

Em reunião a portas fechadas que durou cerca de 3h, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), conversaram sobre diversos pautas nesta sexta-feira (20), dentre elas, a integração dos ônibus com o metrô e a requalificação do centro da capital. O encontro na Governadoria, no Centro Administratico da Bahia (CAB), serviu mais para estreitar agendas do que para anúncios de projetos concretos. Dentre os destaques, apontaram que até junho os ônibus coletivos estarão integrados às estações de metrô, inclusive a maior delas, que é a Pirajá.

"Técnicos vão se reunir em breve para acertar a integração definitiva do ônibus com o metrô. Nós tratamos de assuntos comuns que são de interesses da população. O estado se junta com a prefeitura para dar agilidade a projetos relacionados ao transporte público que beneficiem a população de Salvador", apontou o governador. "Nosso desejo é que tenha um só sistema de transporte. É preciso que haja diálogo entre esses sistemas para o bem do cidadão. Foi muito produtiva [a reunião] e diversos pontos de interesse em comum da população estiveram na mesa de debate", disse o prefeito...

Rui Costa apresenta novo modelo de financiamento da saúde a prefeitos

Nesta sexta-feira (20), o governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, se reúnem, às 9h, com presidentes de consórcios públicos e prefeitos para apresentar um novo modelo de financiamento para a saúde, que busca, simultaneamente, ofertar mais serviços, descentralizar a assistência e auxiliar no reequilíbrio das finanças municipais. A reunião acontece no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 
 
Com o entendimento de que o município sozinho não tem condições de ofertar integralmente os serviços necessários à população, o Estado da Bahia propõe o consorciamento interfederativo de saúde como alternativa. A meta é que, até 2016, sejam formados dez consórcios e construídas dez policlínicas, com até 13 especialidades, tendo o Governo da Bahia e os municípios como gestores. 
 
O governador Rui Costa atenderá a imprensa antes da reunião. Durante o evento, será apresentado o passo a passo para o consorciamento, o modelo de policlínicas, o total a ser investido na construção e aquisição de equipamentos, bem como o percentual de recursos aplicados pelo Estado em cada um dos consórcios na manutenção dos serviços.
..

Rui Costa lança Ronda Maria da Penha e participa de caminhada das mulheres

Como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, o governador Rui Costa assina neste domingo (8), às 8h30, no Dique do Tororó, o termo de cooperação para o início da Ronda Maria da Penha. Antes da assinatura do termo, Rui Costa participa, às 7h30, também no Dique do Tororó, da Caminhada Mulher, Saúde e Liberdade. Durante toda a manhã, diversos serviço gratuitos serão oferecidos no local para celebrar o 8 de março.

Ronda Maria da Penha..

Rui Costa entrega rodovia estadual requalificada no Recôncavo Baiano

O governador Rui Costa entrega, às 9h30 deste sábado (7), em Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, a restauração e pavimentação da BA-491, que liga o município à BR-101, no entroncamento com Governador Mangabeira. A obra teve um investimento de mais de R$ 10 milhões e vai beneficiar a população de diversas cidades da região, como Cruz das Almas, Muritiba e Santo Estevão. Dando continuidade às visitas que tem feito às escolas públicas, Rui irá à Escola Estadual Alberico Gomes de Santana, às 11h30, e à Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura, às 12h30, ambas na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu. ..

RUI COSTA ANUNCIA ESCRITÓRIO PARA PROJETOS COM A UPB

Ao participar da posse da nova diretoria da União de Municípios da Bahia (UPB), o governador Rui Costa anunciou que vai instalar, no Centro Administrativo (CAB), um escritório de projetos em parceria com a União de Municípios da Bahia para "auxiliar as prefeituras na captação de recursos".  Com a missão de representar e defender os municípios baianos, fortalecer o Movimento Municipalista e contribuir para a excelência da gestão municipal, os novos dirigentes foram empossados na noite desta quarta-feira (4).
 
Além de Rui Costa, estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades, como o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão. A solenidade aconteceu na sede da entidade, no CAB, em Salvador. Na ocasião, a presidente reeleita da UPB e prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, empossou os integrantes do Conselho Consultivo da instituição.

Durante o evento, o governador disse que "vamos nos reunir com a União dos Municípios da Bahia e os consórcios para firmarmos mais uma grande parceria, que é a instalação dos consórcios municipais de saúde, onde iremos fortalecer a relação do Estado da Bahia com os municípios, tendo como intermediação estes consórcios, [o] que vai regionalizar a saúde no nosso estado".

A nova presidente da UPB explicou que o Conselho Consultivo é composto por prefeitos, os quais também presidem os consórcios públicos e associações regionais. O Conselho Consultivo, ao apresentar as demandas, irá fortalecer a entidade, afirmou Maria Quitéria. "As decisões não serão tomadas por uma diretoria de 17 integrantes, mas sim por pessoas que lidam todo dia com os problemas dos municípios e regiões". ..