RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 848 registros para a palavra: rui costa

Governador convida o Papa para visitar as Obras Sociais Irmã Dulce

O governador Rui Costa participou de uma audiência geral com o Papa Francisco, no Vaticano, nesta quarta-feira (14). Na ocasião, ele entregou uma carta ao Papa, assinada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), solicitando que o religioso visite a Osid em Salvador.

A carta detalha os serviços que foram prestados por Irmã Dulce em prol dos mais carentes e explica como começaram as atividades das Obras Sociais. O Papa já está com nova visita marcada ao Brasil para 2017, quando completam 25 anos da morte de Irmã Dulce. ..

Governo busca na Itália apoio para projetos de agricultura familiar

Dando prosseguimento à Missão do Governo da Bahia na Europa, o governador Rui Costa se reuniu nesta quarta-feira (14), na Itália, com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, buscando dar continuidade ao memorando de entendimento assinado, anteriormente, entre o Governo da Bahia e a FAO para a cooperação técnica em desenvolvimento agrícola e rural, e segurança alimentar. 

Como parte das atividades previstas neste memorando, a FAO apoiará o Governo da Bahia na captação de recursos do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida) e de outros fundos para a implantação de um projeto destinado ao programa de capacitação social produtiva de agricultores em dez municípios do semiárido com elevados níveis de pobrezas, beneficiando 3.901 famílias de agricultores familiares.A participação da FAO se dará através do apoio na apresentação do projeto a alguns fundos de financiamento. ..

Bahia quer parceria com instituto de pesquisa de alta tecnologia

O governador Rui Costa encerrou, nesta segunda-feira (12), sua passagem pela Alemanha, com a visita ao Instituto Fraunhofer, localizado em Freiburg, dedicado à pesquisa de alta tecnologia na geração, distribuição e armazenamento de energia solar. A meta é trazer para a Bahia um centro de excelência e certificação de equipamentos de energia solar, em especial, a criação de laboratórios de certificação na Bahia, que possibilite a certificação de inversores para painéis fotovoltaicos solares.

Rui destacou a importância de conhecer os laboratórios de pesquisa e certificação Fraunhofer ISE, que são referências na área. "Este Instituto é capaz de fazer as certificações mais sofisticadas para a indústria solar. Uma parceria deste tipo será estratégica para o crescimento da indústria de renováveis na Bahia", explicou o governador. Rui Costa ressaltou, ainda, que não há nenhum laboratório de referência em energia solar na América Latina. 

O Instituto Fraunhofer, que já tem uma parceria com a Bahia na área de Tecnologia da Informação, é a maior instituição de pesquisa aplicada da Europa. Ele conta atualmente com 24 mil funcionários, na sua maioria cientistas, em mais de 60 Institutos e centros de pesquisa espalhados pela Alemanha e pelo mundo.

A comitiva do Governo da Bahia segue ainda hoje para Bilbao, na Espanha, onde amanhã tem encontro com representantes da empresa Gamesa, uma das líderes mundiais de energia eólica.  ..

Rui se reúne com executivos da área de energia solar e alta tecnologia na Alemanha


Expor o potencial da Bahia para geração de energia solar fotovoltaica, prospectando atração de investimentos para o estado, foi o principal objetivo da participação do governador Rui Costa no seminário "Energia Solar Fotovoltaica no Brasil", realizado na sexta-feira (9), na cidade alemã de Stuttgart. O governador abriu o evento, que reuniu empresários e especialistas do segmento.

Organizado pelo Ministério de Economia e tecnologia da Alemanha, em parceria com a Câmara de Indústria e Comércio Brasil/Alemanha, com apoio da empresa de consultoria Energie Weachter, o seminário discute parceria, status, potencial, perspectiva e desafios da energia solar fotovoltaica no Brasil.

Durante o seminário, Rui deu o exemplo do Estádio de Pituaçu, que já funciona com o sistema de energia solar. "O primeiro equipamento grande em nosso estado em que foi implantada a energia solar foi o Estádio de Pituaçu, onde foi feito um projeto piloto. Esse estádio hoje tem autonomia do ponto de vista energético"...

Prefeito Luiz Vicente participou de mais um encontro com Rui Costa

O prefeito de Sobradinho e presidente do Consórcio do Sertão do São Francisco, Luiz Vicente Berti, esteve mais uma vez com o governador do estado da Bahia, Rui Costa, desta vez em Casa Nova, oportunidade em que o governador baiano entregou um conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida, em Santana do Sobrado.

O Governador Rui Costa, em seu pronunciamento ressaltou a importância do trabalho realizado por Luiz Vicente à frente do consórcio, que em sua opinião ajuda a solucionar problemas que são comuns a todos, principalmente na área de saúde e infraestrutura. “Estamos fazendo uma parceria muito boa com os consórcios e os municípios da região estão sendo beneficiados”, destacou Rui...

Prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti se reúne com o Governador Rui Costa

O Prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti esteve reunido, na tarde desta quarta-feira, 23, com o Governador da Bahia Rui Costa. Luiz Vicente Berti, também Presidente  do Consórcio do Território São Francisco, que congrega dez municípios, foi discutir a operacionalização das máquinas e equipamentos na recuperação de estradas estaduais e vicinais, entre outros assuntos.

Na oportunidade, o gestor municipal apresentou alguns pleitos do município de Sobradinho, referentes a saúde, convênios e obras em andamento, pavimentação urbana e ações para o interior. Um dos assuntos mais discutidos foi a construção do Hospital Municipal. Luiz Vicente Berti, apresentou ao Governador a importância desta obra para a população sobradinhense e expôs a necessidade da parceria forte com o governo estadual para tornar este antigo sonho da comunidade uma realidade...

Aposentadorias passarão por auditoria, diz Rui Costa

Para checar a legalidade de valores de aposentarias pagas pelo Estado, o governador Rui Costa informou que será contratado um serviço de consultoria. Alguns rendimentos, na avaliação do governador, estão muito acima do que prevê a Constituição, e por esta razão serão auditados. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (21), durante entrega de mais uma contenção de encosta, no bairro da Palestina, em Salvador. 
 
Rui explicou que a decisão de fazer o que ele chama de "auditoria rigorosa" visa garantir o cumprimento da legislação brasileira. "Não estou afirmando que são [valores] legais ou ilegais. O que mandei fazer foi uma auditoria para a checagem disso e verificar a legalidade ou não. Se for preciso, mudar algum elemento da lei para que todos os salários [de servidores] da ativa e de aposentados fiquem dentro do limite do teto constitucional. Nada mais do que fazer cumprir a lei. Pedi a auditoria com urgência. Quero que fique pronta ainda este ano", disse o governador. 
 
A lei do novo teto salarial (R$ 33.763) de funcionários públicos brasileiros entrou em vigor no mês de janeiro deste ano e estabelece o subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que serve de referência para as demais categorias do funcionalismo.
..

Governador Rui Costa promove mudanças em batalhões e CIPMs

Major Malvar e Major Motta Lima

O Diário Oficial do Estado da Bahia publicou nesta sexta-feira (18) modificações em alguns comandos da Polícia Militar. De acordo com a publicação, o major Jaime de Almeida Malvar Filho não é mais Comandante da 76ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Juazeiro. Ele passa comandar a Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Norte...

Rui Costa usa redes sociais para despachar com secretários

A interatividade é o destaque desta semana do programa 'Digaí, Governador!'. "As vezes eu sei que um problema está acontecendo no governo primeiro pela rede social. [...] Eu imediatamente copio a mensagem e já envio para o secretário. Às vezes 5h da manhã o secretário já está recebendo uma mensagem, e já vai com a pauta pronta. Então, eu copio e transmito para que o secretário a partir dali já tome as providências", afirma o governador Rui Costa, explicando como se dá o despacho pelas redes sociais.

Ainda sobre as redes sociais, Rui fala da nova ferramenta de comunicação do Twitter, o Periscope, por meio do qual ele interagiu com a professora da rede estadual Ceiça de Moraes. "Você que me acompanha no Twitter, no Instagram ou no Face, vê que, às vezes, 5h da manhã, quando eu estou acordando, ou de noite antes de dormir, eu dou uma olhada nas redes sociais e respondo. Eu entendo que serve como uma referência do que está acontecendo, e serve também como uma espécie de ouvidoria", informa Rui à professora.

Nesta edição, Rui fala ainda sobre os consórcios municipais para recuperação de estradas, das obras de contenção de encostas e do crescimento da indústria baiana. "No mês de junho, o resultado foi positivo em 3%, em julho, nós já estamos no patamar de 5%, e, portanto, em dois meses eu tive um resultado aí positivo de 8%. [...] São dois sinais positivos seguidos, ou seja, a economia começa a dar os primeiros sinais de que vai se recuperar e nós vamos voltar a crescer, gerando emprego para os baianos e para os brasileiros", avalia o governador...

“Governador Rui Costa, diga não ao horário de verão!”, protesta Geilson na AL

Conforme notícias que circulam na imprensa, o governador Rui Costa está sendo pressionado por empresários para adotar o horário de verão na Bahia. Sempre contra a adoção da medida no estado, o deputado estadual Carlos Geilson reforçou sua posição em pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa (AL), nesta segunda-feira (31).

“Governador, o senhor não pode tomar uma decisão como essa atendendo às pressões de setores que não têm compromisso com o estado e querem simplesmente ganhar mais dinheiro. Mostre que chegou à condição de governante tendo posição. Meu lema é ‘Governador Rui Costa, diga não ao horário de verão!’, pois adotá-lo seria cruel com o trabalhador”, protesta o parlamentar...

Aleluia cobra de Rui Costa atitude contra os bandidos

“Quantos baianos ainda vão precisar ser assassinados de maneira torpe, como a estudante de medicina, Mônica Teles, para que o governador Rui Costa tome providências contra a violência que assola a Bahia?”, questiona o deputado federal José Carlos Aleluia ao tomar conhecimento da morte da jovem que fora visitar o namorado na noite do último sábado, no Costa Azul, e acabou sendo mais uma vítima fatal da ação de bandidos.

“Governador, nessa semana, nós da oposição, fizemos uma nota pública, chamando sua atenção para o grave problema da insegurança em nosso estado. E o senhor não deu a mínima, revelando descaso total com uma situação alarmante”, lembra Aleluia, assinalando que não tem cabimento a omissão de Rui Costa diante de uma responsabilidade que cabe ao governo estadual...

Rui anuncia nove mil vagas de estágio para jovens baianos

Durante o Fórum [B+], que reuniu empresários, artistas e estudantes na manhã desta terça-feira (25), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o governador Rui Costa anunciou a criação de nove mil vagas de estágio para alunos da rede estadual de ensino, por meio do Programa Primeiro Estágio, Primeiro Emprego, que será lançado em breve. As oportunidades serão oferecidas por órgãos e empresas do Estado e serão destinadas aos estudantes que concluírem o nível médio em unidades estaduais. Além do salário, os jovens terão direito a benefícios, como plano de saúde, durante o contrato de dois anos. 

A seleção para as vagas será feita a partir do desempenho dos alunos nos três anos do ensino médio e técnico. "Quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola é o aluno egresso da rede estadual. Quem vai trabalhar como técnico de enfermagem nos nossos hospitais são os alunos e alunas da nossa rede estadual", disse o governador ao adiantar que o programa será financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza.  ..

Governador Rui Costa propõe que condôminos cuidem do Residencial Juazeiro I

Cerca de seis mil moradores de Juazeiro, no norte do estado, passam a morar em casa própria com a entrega de 1.480 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, na manhã desta sexta-feira (14), no Residencial Juazeiro I. A inauguração do condomínio e a passagem simbólica das chaves aos moradores foi realizada pela presidente Dilma Rousseff, acompanhada do governador Rui Costa, do ministro da Defesa, Jaques Wagner, e de outras autoridades. O novo empreendimento faz parte do maior projeto habitacional do País, que já mudou a vida de mais de 2,3 milhões de famílias brasileiras.

Para Rui Costa, a inauguração de empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida é um dos projetos que mais o emociona e orgulha. Isso porque, segundo ele, a família vai deixar de pagar aluguel para pagar parcelas de cerca de R$ 25 para um imóvel que é próprio e que representa para muitos uma conquista de vida. "Esse não é só um programa habitacional, mas é também social, porque gera milhares de empregos desde a construção. Parte dessas casas é custeada pelo povo brasileiro, que paga seus impostos. Isso só é possível agora porque temos uma gestão que se preocupa e volta a atenção para quem mais precisa", afirmou Rui Costa...

Zó participa de reunião com governador Rui Costa

O deputado estadual Zó (PCdoB) participou de uma reunião nesta terça-feira (11), com o governador do estado, Rui Costa. O encontro, que foi promovido pelo chefe do executivo baiano, contou com a presença de todos os parlamentares  que compõem a base do governo e alguns secretários do estado.

Aproveitando o momento, Zó cobrou celeridade do governo estadual em questões importantes, como a instalação dos flutuantes, uma das obras emergenciais para evitar a interrupção no funcionamento da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco. “Ainda esta semana teremos mais uma reunião com secretário da casa civil, Bruno Dauster e vamos novamente solicitar este demanda”, disse o deputado...

Rui Costa prestigia aniversário de Morro do Chapéu e destaca vocação vinícola da cidade

A exemplo do Vale do São Francisco, a região da Chapada Diamantina, mais precisamente em Morro do Chapéu, está prestes a entrar na rota do enoturismo - segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e da tradição e cultura dos locais onde a bebida é produzida. No município, já foram colhidas três safras de uvas (2012, 2013 e 2014) e produzidos os primeiros vinhos, com resultados técnico-enológico, satisfatórios no que se refere à qualidade obtida da bebida, atestada, inclusive, pela Embrapa/Cpatsa (PE).

Para ver de perto a vocação local para a vinicultura, o governador Rui Costa, acompanhado de diversas autoridades, entre elas, o ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, o vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, e o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, está em Morro do Chapéu, onde participa, neste sábado (8), das comemorações alusivas aos 106 anos de emancipação política do município.

“Hoje, aqui, além de inaugurar o estádio, participo de outras inaugurações e, principalmente, [a visita a] deste marco, que espero crescer e trazer mais renda para o município, que é o cultivo da uva, a produção de vinho. Espero que, logo, logo, isso ajude a levar mais renda para esta região”, disse o governador.

Homenagem

Na cidade, o governador também visitou o Colégio Estadual Teotônio Marques Dourado Filho. Logo mais, Rui Costa, juntamente com Jaques Wagner, e o presidente da União das Cooperativas da Região de Champanhe-França, Christian Jojot, entre outras personalidades, serão condecorados, no Teatro Odilon Silveira Costa, com a comenda Padre Juca, entregue pela Prefeitura de Morro do Chapéu, como parte das comemorações do aniversário da cidade. A honraria foi concedida com o propósito de prestigiar os envolvidos na implantação do projeto de produção de uvas, iniciado em 2008 pelo governo da Bahia, na gestão do então governador Jaques Wagner.

Ainda em Morro do Chapéu, Rui Costa e demais autoridades irão visitar a Unidade de Observação para avaliação técnica e econômica de Videiras Viníferas destinadas à Produção de Uvas para a Elaboração de Vinhos Finos e de Culturas de Clima Temperado em Morro do Chapéu. Financiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), o local é uma área de experimento de uvas. ..

Lideranças propõem ao Governador Rui Costa medidas de combate à crise econômica e propostas de proteção ao trabalhador

Representantes de diversos  movimentos sociais do Estado se reuniram na noite de ontem(5), com o Governador Rui Costa, no Prédio da Governadoria, localizado no CAB, capital baiana,  para discutir propostas que visam combater o cenário de crise econômica e o ajuste fiscal na Bahia. O carro-chefe da discussão foi a  implementação do "Salário Mínimo Regional"  para trabalhadores de ofícios desprovidos de proteção legal, com base na lei complementar 1032000, com o objetivo de  beneficiar  os operadores de telemarketing, costureiras, diaristas, vendedores autônomos, agentes de cobrança, cabeleleiros, barbeiros, técnicos de eletrônica, eletricistas, pedreiros, técnicos de radiologia, serventes, porteiros e demais categorias.

Na ocasião,  militantes da INTERSINDICAL, SINDADOS, escrivães e investigadores da Polícia Civil, Movimento Sem-Teto Democrático e de Lutas (MSTB-DL) e trabalhadores rurais  apresentaram  ao Governador projetos nas áreas de agricultura familiar, Segurança Pública, regularização fundiária das comunidades quilombolas , ribeirinhas e indígenas, projetos destinados ao sistema penitenciário e à habitação no Estado. 
 
As lideranças apresentaram as seguintes propostas ao Governador:  prioridade às vítimas das enchentes de Salvador no Programa Minha Casa, Minha Vida; construção de um Orçamento Participativo;  criação de uma Comissão "anti-calote"  relativa à prestação de serviços das empresas terceirizadas; instituição de uma política de cota voltada à juventude no SINE-Bahia contemplando, principalmente, jovens compreendidos na faixa dos 18 aos 24 anos; enquadramento dos investigadores e escrivães na tabela salarial de nível superior da Polícia Civil e a criação de um "Centro de Memória dos Trabalhadores" em parceria com o Governo do Estado.
 
" Fizemos uma discussão com Rui Costa sobre a Segurança Pública , o sistema  penintenciário,os direitos dos trabalhadores do campo, a  regularização fundiária e acesso às políticas públicas das comunidades rurais e defendemos a implementação do Salário Mínimo Regional baiano como medida de enfrentamento à crise econômica e de proteção e valorização do trabalhador", afirmou o Sociólogo e Secretário-Geral da Intersindical, Kleber Rosa.
 
O govermador assumiu o compromisso de analisar minuciosamente as demandas propostas pela Intersindical e demais instituições dos movimentos sociais e a manter o diálogo com as categorias que estiveram presentes na reunião.
..

Governador Rui Costa inaugura obras em Jaguarari nesta quinta-feira

Cerca de 30 mil moradores de Jaguarari poderão aproveitar os novos equipamentos de lazer que serão entregues pelo governador Rui Costa, no município, nesta quinta-feira (23). Às 9h30, Rui inaugura a reforma do Estádio Municipal e a Praça da Convivência, obras realizadas com recursos do Estado, da ordem de R$ 1,1 milhão. 

Rui ainda participa, às 10 horas, da entrega da creche municipal no bairro do Engenho e da entrega da reforma da segunda etapa da feira, onde foram investidos R$ 370 mil, e ainda recebe da Prefeitura Municipal, às 11h30, o título de Cidadão Jaguarirense. ..

Zó participa de reunião com o governador Rui Costa

O deputado estadual Zó (PCdoB), atendendo a um convite do governador do estado, Rui Costa (PT) participou de uma reunião na última semana em Salvador. Além de Zó e do governador, o encontro contou com a presença do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) e do deputado estadual Bobô (PCdoB).

Aproveitando a oportunidade, Zó solicitou apoio do governo do estado para captar recursos destinados a instalação dos flutuantes nos perímetros irrigados de Juazeiro. Embora o Ministério da Integração tenha anunciado a liberação da verba, a quantia referida não contempla toda a região...

Nota de Pesar: Prefeito Isaac se solidariza com Governador Rui Costa pelo falecimento do seu pai

Quero aqui me solidarizar com o Governador da Bahia, Rui Costa, e toda a sua família devido o falecimento do seu pai, o senhor Clóvis dos Santos. Em nome do povo de Juazeiro e do Norte do Estado, envio os meus sentimentos e que todos possam superar esta perda irreparável na vida de vocês. Que Deus lhes dêem forças e os abençoem!

Isaac Carvalho

Prefeito de Juazeiro..

Morre, aos 80 anos, o pai do governador Rui Costa

 
Faleceu na tarde deste domingo (19), no Hospital Aliança, em Salvador, Clóvis dos Santos, pai do governador Rui Costa. Ele tinha 80 anos e lutava contra um câncer. Metalúrgico de profissão, era viúvo de Maria Luzia Costa dos Santos e deixou quatro filhos (Rui, Rose, Roberval e Robson), além de nove netos.
 
O enterro será nesta segunda-feira (20), às 11h30, no cemitério Jardim da Saudade. O governador Rui Costa agradece a todos os baianos pelas manifestações de solidariedade que tem recebido.
..