Foram encontrados 103 registros para a palavra: ranking

Vitória da Conquista segue no topo do ranking de registros de dengue

Quase 20 mil casos prováveis de dengue foram registrados até esta sexta-feira, 12, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O município lidera também o número de óbitos por dengue, com oito mortes, o que representa quase 22% do total de confirmações da Bahia.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Salvador e Feira de Santana ocupam a segunda e terceira posições em números de casos prováveis, com 6.168 e 5.076 registros, respectivamente...

79 pesquisadores da Univasf figuram em ranking de cientistas mais citados do mundo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) possui 79 pesquisadores entre os cientistas mais citados do mundo, de acordo com o ranking AD Scientific Index 2024, sistema de classificação baseado no desempenho individual e no impacto de suas produções. O índice internacional leva em consideração citações no Google Acadêmico e trabalhos realizados pelos cientistas nos últimos seis anos. Os professores da Univasf são destaques nas áreas de Antropologia, Ecologia, Engenharias, Farmácia, Educação Física, Medicina, Zootecnia, entre outras.

O AD Scientific Index utiliza nove indicadores, dentre eles o h-index, que considera o número de citações recebidas pelas publicações, e o i10, que rastreia os artigos com dez ou mais citações. Em 2024, o Índice Científico AD analisou 23.189 instituições de todo o mundo. Das instituições analisadas, 2.064 são da América Latina e 578 do Brasil, com um total de 43.178 cientistas brasileiros citados. De acordo com a classificação de Instituições deste ano, a Univasf está posicionada em 140º lugar no Brasil e ocupa a 310ª posição entre as universidades da América Latina...

Hospital Universitário da Univasf ocupa o 1º lugar no ranking de transparência ativa da CGU

O Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf) juntamente com a administração central e outros 21 hospitais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) conquistaram a primeira posição entre as instituições do Poder Executivo Federal com maior transparência ativa, conforme ranking da Controladoria-Geral da União (CGU). O número de unidades que atendem em 100% os itens exigidos em 2023 supera em mais de 50% o do ano passado, quando 14 HUs conseguiram tal feito.

Para chegar neste resultado, a Ouvidoria-Geral identificou as pendências dos HUF's após a realização de monitoramento e, junto com as diretorias, dialogou com as áreas técnicas responsáveis pelas informações que devem ser publicadas em transparência ativa dentro dos hospitais. "Foram realizados diversos ajustes, pelas áreas técnicas, no site da Administração Central, visando ao cumprimento das obrigações de transparência ativa. Para isto, foi instituído um Grupo de Trabalho, considerando a necessidade de atuação, de forma transversal, para a realização das adequações no site da Empresa. Concomitantemente, as orientações foram estendidas à Rede, por diversos meios: ofícios-circulares, videoconferências, reuniões com os Ouvidores, dentre outras estratégias", explica o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Henrique Rezende...

Avicultura baiana cresce acima da média nacional e lidera produção no Nordeste

Na esteira de um agronegócio robusto, a Bahia desponta como um polo de referência no cenário da avicultura, com crescimento de produção e faturamento que superaram a média do país em 2023. A Bahia figura, com base nos dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), como o principal produtor de frango nas regiões Norte e Nordeste, conquistando a oitava posição no ranking nacional. 

Com um alojamento mensal de 16 milhões de pintinhos, representando 2,6% do total nacional, a avicultura baiana demonstrou um crescimento notável nos últimos 10 anos, com uma taxa de 31%, em comparação com a média nacional, de 18%...

Vatapá fica entre as 20 melhores comidas do mundo; picanha lidera ranking

A culinária baiana, após ganhar destaque internacional como uma das melhores do mundo, ficou em relevância mais uma vez com o vatapá entre os 20 melhores pratos do planeta.

O queridinho dos baianos ocupa um lugar no ranking do TasteAtlas, que tem seus dados baseados na opinião da audiência que acompanha o site. ..

Cartórios da Bahia divulgam os nomes mais registrados em 2023: Gael é o campeão. Veja o ranking

Desde o ano passado, qualquer pessoa maior de 18 anos pode alterar seu nome em Cartório, independentemente do motivo e sem a necessidade de procedimento judicial

Nomes curtos, bíblicos e originais, cada vez mais adotados pelos influenciadores da atualidade, são a tendência observada nos registros de nascimento de bebês no Brasil no ano de 2023. Na Bahia, Gael segue como o nome preferido, com 2.207 registros neste ano, seguido por Theo, 1.683 nascimentos. Nomes como Gael, Davi, Ravi, Noah e Isaac entre os homens, e Maite, Liz, Aurora, Isis, Maya e Eloá, entre as mulheres, tem crescido e já figuram na lista dos 30 mais escolhidos pelos pais ao longo do ano em todo o estado...

Juazeiro é a quinta melhor cidade do Brasil para investimentos em agropecuária, aponta ranking

Juazeiro mais uma vez se destaca na pesquisa anual da Urban Systems, apresentada na Revista EXAME, e avança para a 5ª melhor cidade para fazer negócios na agropecuária em 2023.

O estudo elenca as 100 melhores cidades do país, em 2022 Juazeiro esteve na posição de 6º lugar...

Juazeirense confirma primeiro amistoso e celebra novo ranking da CBF 

A Juazeirense confirmou neste domingo, o seu primeiro amistoso visando a temporada 2024. O time do técnico Carlos Rabelo enfrentará neste sábado, dia 16, o Petrolina, no Estádio Adauto Moraes, às 16h.

Este será o primeiro teste de uma sequência de amistosos que a comissão técnica deve promover para dar ritmo de jogo à equipe...

Brasil lidera ranking de homicídios no mundo, diz ONU

Com 47.722 assassinatos, o Brasil foi o país que mais registrou crimes deste tipo no ano de 2021, em termos absolutos, de acordo com dados do Estudo Global sobre Homicídios 2023, divulgado pela ONU nesta sexta-feira (8)

O número corresponde a 10,4% do total mundial, que foi de 458 mil homicídios em todo o mundo naquele período. Em homicídios per capita, está na 11ª posição, com 22,38 mortes a cada 100 mil habitantes - quase quatro vezes mais do que a média global. ..

ALBA sobe dez posições no ranking de transparência

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputado Adolfo Menezes, disse que a obtenção da sétima colocação entre 20 Legislativos estaduais avaliados pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é "fruto de muito trabalho". 

"Meu pai, o saudoso Pedro Gonzaga, me ensinou uma lição: 'quem não deve, não teme, meu filho. Se você for honesto e agir corretamente não deve ter medo de nada ou de ninguém'. Então, quando a ALBA estava no 17° lugar no ranking da transparência, pedi que trabalhássemos para chegar ao topo. E vamos chegar lá", comemora o chefe do Legislativo estadual. ..

Codevasf recebe menção honrosa por desempenho no ranking do Relatório Foco em Custos, da Secretaria do Tesouro Nacional

A Codevasf conquistou a 4ª posição entre as 19 empresas estatais dependentes da União no ranking de qualidade da informação de custos referente a 2022.

A informação foi divulgada no Relatório Foco em Custos (RFC), elaborado pelo Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A Companhia obteve nota 7,0 e recebeu Certificado de Menção Honrosa pelo desempenho...

Pesquisador Sérgio Tonetto de Freitas, da Embrapa Semiárido, está entre os mais citados do mundo, segundo ranking da Elsevier

O pesquisador da Embrapa Semiárido Sérgio Tonetto de Freitas entrou para a lista dos cientistas mais citados do mundo, de acordo com estudo realizado pela Universidade de Stanford, dos Estados Unidos. O ranking foi publicado no site da editora holandesa Elsevier, no dia 4 de outubro de 2023. 

Utilizando as citações de bases de dados Scopus, o estudo avalia o impacto dos pesquisadores ao longo de suas carreiras (de 1996 até o final de 2022) e durante todo o ano passado. ..

Bahia lidera ranking de cirurgias eletivas no país

A Bahia lidera o ranking do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), de acordo com dados levantados pelo Ministério da Saúde. Com 44.113 cirurgias realizadas de março a agosto, a Bahia figura em primeiro lugar no número total de procedimentos executados. O estado que ocupa a segunda posição fez 29.452 cirurgias.

O PNRF foi instituído pelo Ministério da Saúde em fevereiro deste ano com o objetivo de expandir a realização de cirurgias eletivas em todo o território brasileiro e diminuir a espera por exames e consultas especializadas. A Bahia aderiu ao programa logo no seu início, garantindo mais de R$ 42 milhões para execução das cirurgias. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) está executando cerca de R$ 27,7 milhões do total destinado ao estado, sendo responsável pela realização de procedimentos cirúrgicos em 381 dos 417 municípios...

Bahia lidera no Nordeste número de paciente na fila por transplante; veja ranking

Com 3.296 pacientes na fila de espera por algum tipo de transplante, a Bahia se tornou o estado da Região Nordeste com o maior número de registros de espera por um transplante. De acordo com dados do Ministério da Saúde, via Lei de Acesso à Informação (LAI), pela Fiquem Sabendo, organização especializada no acesso a informações públicas a Bahia ocupa também a 5º posição entre as unidades da federação com as maiores filas. O estado fica atrás somente de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. 

Os dados mostraram que desses 3.296 pacientes que esperam por um órgão atualmente, 1.940 aguardam por um transplante de rim, 31 de fígado e 1.325 representam o transplante de córnea. ..

Nordeste é a região que lidera o ranking nacional de criação de rebanhos de médio porte

Produtos de origem animal, como leite de vaca, ovos de galinha e mel de abelha ajudaram a pecuária brasileira a atingir recordes no ano passado.

O valor total da produção, que inclui ainda itens como ovos de codorna, lã, casulos de bicho-da-seda, camarão e peixes, foi de R$ 116,3 bilhões, um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior...

Três cidades do interior do Nordeste se destacam no ranking das cidades mais competitivas do Brasil. Bahia perde posições

Três cidades do interior do Nordeste - Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Sobral (CE) - se destacam no ranking das cidades mais competitivas do Brasil. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta quarta-feira (23). O estudo revelou que os municípios entraram no seleto grupo das 200 cidades mais competitivas do país.

O ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) analisa 410 municípios com mais de 80 mil habitantes nas cinco regiões do Brasil, a partir de 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros...

VEJA O RANKING DAS CIDADES DA BAHIA COM MELHORES SERVIÇOS URBANOS E QUALIDADE DE VIDA. JUAZEIRO OCUPA A POSIÇÃO DE NÚMERO 268º NO BRASIL

Estudo elaborado pela Bright Cities, plataforma tecnológica que avalia serviços urbanos prestados pelos municípios, ranqueou 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, na avaliação dos indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida.

Na Bahia, as cinco melhores cidades no ranking foram Barreiras com 5,7, Lauro de Freitas 5,64, Salvador com 5,37, Itabuna com 5,34 e Feira de Santana com 5,32. Apenas Barreiras e Lauro de Freitas ficaram entre as 5 mais bem avaliadas na Região Nordeste. (Veja aqui)...

Censo aponta queda populacional de Salvador, perdendo posições para Brasília e Fortaleza  no ranking nacional

Salvador perdeu o posto de terceira cidade mais populosa do Brasil, de acordo com os primeiros dados do censo 2022 divulgados pelo IBGE.

A capital baiana perdeu o posto para Brasília e Fortaleza, caindo para a quinta posição em número de habitantes, num comparativo entre os dados do penúltimo senso, em 2010, com o atual, realizado no ano passado...

Brasil melhora e sobe 18 lugares no ranking de liberdade de imprensa

O Brasil subiu 18 lugares no ranking mundial de liberdade de imprensa, aponta relatório da organização não governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF). O país, que estava na 110ª colocação, teve evolução no índice e chegou ao 92º lugar. A situação ainda é considerada problemática. A entidade atribui a melhora na posição à saída de Jair Bolsonaro do poder, que “atacou sistematicamente jornalistas e veículos de comunicação”, diz o relatório.

De acordo com o jornalista Artur Romeu, diretor do escritório da Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina, a posição brasileira tem relação com uma expectativa e uma percepção de otimismo de analistas, jornalistas e pesquisadores, consultados para o levantamento, desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. Os dados incluíram até pelo menos março de 2023. O estudo é apresentado anualmente no dia 3 de maio, Dia da Liberdade de Imprensa...

Petrolina cresce no ranking de empreendedorismo e tem melhor ambiente de negócios no interior de Pernambuco

O município de Petrolina, Sertão do São Francisco, lidera a lista das cidades do interior de Pernambuco que apresentam melhores condições para o empreendedorismo, segundo o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) referente ao período 2022/2023. O levantamento divulgado nesta quarta (29) é o principal raio-x do ambiente de negócios brasileiro e serve como norteador para o avanço do setor, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades. 

O município sertanejo teve um efetivo avanço no ambiente para empreender nos últimos anos, segundo o relatório. Em comparação ao último levantamento (2021), Petrolina melhorou a nota de 4,28 para 5,32. A cidade também subiu 15 posições no ranking nacional. Em Pernambuco, Petrolina só ficou abaixo da capital pernambucana, Recife...