Foram encontrados 21 registros para a palavra: pediatria

Dia do Pediatra: Gestão Suzana Ramos parabeniza profissionais e celebra os avanços no setor de pediatria

No dia em que se comemora do Dia do Pediatra, 27 de julho, um profissional responsável por cuidar da saúde da criança, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), destaca a ampliação dos serviços na rede municipal de saúde. Atualmente, 30 pediatras atuam no município, além de profissionais de instituições parceiras, que prestam serviços dentro de especialidades na área de pediatria.

A prefeita Suzana Ramos parabenizou os profissionais e relembrou alguns avanços no setor, como a requalificação da sala vermelha da Unidade Pediátrica de Juazeiro (UPED). "Os pediatras são fundamentais no cuidado com os nossos pequenos e eu, como mãe, entendo a importância e a segurança que eles nos dão. Pensando nesse cuidado, que avançamos com melhorias na UPED como a requalificação da sala vermelha, que hoje tem cinco leitos, todos equipados para estabilizar as crianças até elas serem reguladas, com monitores, ventiladores pulmonares, aspiradores, bombas de infusão e até carrinho de emergência (CE). Essas aquisições foram muito importantes, porque conseguimos atender as crianças quando houve aquele aumento nos atendimentos nos meses de maio, junho e julho por causa das síndromes gripais e respiratórias nos pequenos", relembrou a prefeita...

Lotação em UTIs pediátricas deixa 49 crianças na fila em Pernambuco

Pelo menos 49 crianças aguardam um leito de unidade de terapia intensiva (UTI) na rede pública do estado de Pernambuco em razão da síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Há ainda dez recém-nascidos na fila por um leito na UTI neonatal por causa da doença.

A governadora Raquel Lyra decretou situação de emergência em saúde pública pelo período de 90 dias em razão das elevadas taxas de ocupação de leitos de UTI pediátrica e neonatal provocadas pelo aumento de casos de SRAG no estado...

Prefeitura de Juazeiro reestrutura assistência intensiva e semi-intensiva da UPED

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), está reestruturando a Sala Vermelha da Unidade de Urgência Pediátrica (UPED) para otimizar a assistência intensiva e semi-intensiva. Uma nova sala está sendo preparada para receber os cinco leitos existentes, que também passam a contar com novos equipamentos necessários para atendimentos de alta complexidade pediátrica.

Desde os primeiros meses do ano, o Brasil inteiro vem registrando um grande número de casos de síndromes respiratórias em crianças, sobretudo causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR). "Estamos, desde o início deste momento endêmico, tomando medidas para minimizar os impactos da alta demanda por atendimentos na UPED. Reforçamos a escala de pediatras com a contratação de mais um profissional e adquirimos equipamentos. Agora, estamos prestes a entregar um novo espaço, mais confortável e seguro, com equipamentos modernos e adequados para o atendimento pediátrico", comentou o secretário de Saúde, Allan Jones...

Sesab abre 39 leitos pediátricos para atender alta de doenças respiratórias

Em meio ao período em que, historicamente, há uma elevação das internações em crianças, resultado, sobretudo, das doenças respiratórias, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vem aumentando a atenção aos pequenos baianos.

Nos últimos 60 dias, 21 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica foram abertos no Estado. Dez deles são no Hospital Martagão Gesteira (HMG), em Salvador, referência no atendimento pediátrico e que atende mais de 80 mil pacientes por ano...

Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para aumento de desafios perigosos em jogos na internet

A preocupação da Sociedade Brasileira de Pediatria é com a multiplicação de desafios perigosos propostos em jogos na internet. Na tela grande ou na tela menor, o perigo tem o mesmo tamanho para crianças e adolescentes. Além da pedofilia, os jogos virtuais são outro alvo de preocupação no mundo inteiro.

Em alguns aplicativos, a moda é lançar desafios. Alguns inocentes, mas, muitas vezes, as metas impostas por quem está do outro lado da tela são criminosas...

Crise da pediatria nos hospitais públicos é a pior da história, relatam médicos

O cenário da pediatria nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) de Belo Horizonte nunca foi tão ruim quanto o enfrentado do início do ano para cá, conforme a avaliação do pediatra Fernando Mendonça, diretor do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG).

 Segundo análise do médico, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deveria contratar mais 300 profissionais para suprir a alta demanda do período do inverno, reduzir a espera das famílias por atendimento e garantir condições básicas de trabalho aos profissionais. ..

Hospital Dom Malan oferece treinamento sobre Administração de Medicação na Pediatria

O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan ofertou, agora em outubro, dois treinamentos para a equipe de saúde: Administração de Medicação na Pediatria e os 10 Passos para o Sucesso da Amamentação.

A ação contou com o apoio das gerências de enfermagem, do Banco de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno (Biama) e Gestão de Risco, contemplando assim todo o serviço de saúde...

Prefeito Paulo Bomfim visita instalações onde funcionarão novos serviços de pediatria em Juazeiro

Nesta segunda-feira (30), o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, acompanhado da secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, esteve nas dependências do Hospital São Lucas, onde irá funcionar todo o serviço de pediatria no município.

A visita ocorreu no sentido de fiscalizar o espaço para que as atividades comecem nesta terça-feira n(31), conforme já anunciado. A unidade hospitalar fica localizada na Avenida São João, nº 365, bairro Jardim Flórida...

ESPAÇO DO LEITOR: Estudante acusa prefeitura de bloquear estágio de alunos na UPA e Pediatria no Hospital da Criança; Veja na íntegra:

"Venho por meio desta mostrar minha indignação com a gestão de Juazeiro. Somos estudantes de saúde, já próximos da finalização do nosso curso e agora período que seria para entrarmos em estágio, depois de muita luta para conseguir, a gestão do município bloqueia nossos estágios de emergência na UPA e de pediatria no Hospital da criança. Segundo eles, por mudanças lá dentro dos setores e ainda informa que não haverá volta, pode ficar bloqueado por anos. Esse campo é a única oportunidade de estágio da região, já que o IMIP (por exemplo), é fechado e não recebe estagiários. 

Assim, a gestão prejudica nosso ensino, não temos como nem concluir nossos cursos pois não teremos a parte prática. E locais que servem de campo para diversas instituições, tanto de Petrolina como de Juazeiro. De faculdade e escolas técnicas, que sem pensar em nós estudantes, que somos o futuro e precisamos do estudo, atrapalha todo nosso desenvolvimento. ..

Forró da Pediatria foi realizado nesta quarta-feira (26) no Hospital Dom Malan

O São João já passou, mas as festas juninas continuam e nesta quarta-feira (26) foi o dia da pediatria do Hospital Dom Malan comemorar. Teve de tudo. Decoração com os três santos padroeiros da festa, comida típica, muito forró e vestuário temático. O pessoal do projeto de musicalização infantil do IF-Sertão "Quem Canta seus Males Espanta" também marcou presença e como não podia faltar sanfona, triângulo e zabumba, a psicóloga Ralliny Soares fez o convite ao grupo "Romerito e os Compadres" que abrilhantou o arraiá.

"Nós avisamos com antecedência e pedimos para que todos viessem com a roupa junina. Os profissionais atenderam e os pais também. Muitos mandaram trazer as roupas dos seus filhos para que eles pudessem brincar na quadrilha improvisada. Mas, para quem não tinha a gente também deu um jeito com chapéu de palha e pintura no rosto. O importante era brincar", relatou feliz a assistente social Emília Cordeiro...

1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste é marcado pelo ineditismo

Petrolina e Juazeiro receberam, entre os dias 01 e 03 de maio, o 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste. Um evento marcado pelo ineditismo, por ser o primeiro realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria fora da capital. O projeto piloto reuniu as nove regionais do Nordeste e deu como fruto a elaboração de um documento intitulado "Carta da Primeira Infância", que será encaminhado ao Governo Federal com sugestões para melhorar a assistência à saúde das crianças. 

"Além dos conhecimentos científicos compartilhamos a nossa preocupação com a saúde dos pequenos, e o documento é o que mais reflete o momento que vivenciamos, pois é a nossa voz dizendo que a gente precisa cuidar cada vez mais e melhor das nossas crianças", ressaltou ao final a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães. ..

Secretária Fabíola Ribeiro participa de abertura do 1° Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste

Na quarta-feira (1º) a secretária da saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro participou da abertura do 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste que tem como objetivo atualizar os pediatras da região e profissionais da saúde com relação aos cuidados da primeira infância.

Foi realizado um curso pré-congresso intitulado ‘Reanimação Neonatal’, além de mesa redonda sobre o acompanhamento do crescimento com os seguintes temas: Caminhos entre curvas: crescimento infantil, principais causas de desaceleração do crescimento e investigação inicial de baixa estatura.  Foram discutidas ainda reflexões sobre a mortalidade dos adolescentes, prevenção da doença meningocócica, cuidados paliativos em neonatologia e pediatria, agravos prevalentes no recém-nascido além de mini- conferências com os temas: Caminhos e desafios para a redução da hipóxia as perinatal e lactente sibilante com a má evolução. ..

1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste acontece de 01 a 03 de maio

O 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste acontecerá de 01 a 03 de maio, no Espaço Multieventos da Univasf, campus Juazeiro. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Pediatria e traz um programa cuidadosamente elaborado para atualizar os profissionais médicos da região. A proposta é oferecer um momento singular em termos acadêmicos, com experiências inovadoras de sessões interativas, debates personalizados e aulas convencionais.

De acordo com mensagem deixada pelo presidente do Congresso e da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Eduardo Jorge, "é com muita alegria e determinação que o Congresso está sendo preparado". "O sucesso do evento já se inicia com a união de todos os presidentes de filiadas da região e o apoio irrestrito da Sociedade Brasileira de Pediatria, que tem como meta atual de gestão a promoção da interiorização dos eventos", complementa...

Vale do São Francisco recebe I Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste

De 01 a 03 de maio, acontecerá no Espaço Multieventos da UNIVASF, o I Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste. O anúncio do evento foi feito no ano passado, no Hospital Dom Malan/IMIP, durante uma ação de interiorização da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE). A unidade de referência em alto risco materno-infantil oferece um Programa de Residência médica em Pediatria e apoia o evento.

O Congresso é uma realização da Sociedade Brasileira de Pediatria e traz um programa cuidadosamente feito para atualizar os profissionais médicos da região. "Acredito que será um momento de encontro e de troca de experiências muito importante, e um ganho muito significativo para a assistência das crianças e adolescentes de toda a Rede de Saúde Pernambuco-Bahia [PEBA], pois somente através da atualização poderemos ofertar uma melhor assistência", defende a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães...

HDM/IMIP de Petrolina sedia evento da Sociedade de Pediatria de Pernambuco

O Hospital Dom Malan/IMIP foi sede, dia (08.11) de um evento da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE), que está trabalhando a interiorização das ações do órgão no estado. "O Hospital Dom Malan foi escolhido por ser destaque, para todo o sertão, na assistência à saúde pediátrica e pela sua Residência Médica em Pediatria, e por ser referência para os cursos de medicina da região", esclarece o presidente da SOPEPE, Eduardo Fonseca. 

O evento realizado no HDM promoveu uma discussão sobre o "Calendário Vacinal do Prematuro", com o próprio Eduardo, e "Acompanhamento do recém nascido prematuro", com a professora Dra.Rita Silveira, que veio diretamente do Rio Grande do Sul, a convite da SOPEPE , para a apresentação. ..

Na Anátomo-clínica do mês de outubro, residente de pediatria aposta na hemofilia como diagnóstico diferenciado

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina é referência em saúde da mulher e da criança para mais de 50 municípios da Rede de Saúde Pernambuco-Bahia (PEBA), atende a alta complexidade e, por isso, recebe, enviados de outros serviços de saúde, pacientes com diagnóstico em aberto. 

Isso é bastante comum no HDM e muitos desses relatos são repassados aos residentes para estudo de caso. Os resultados dessas análises são apresentados em reuniões anátomo-clínicas, nas quais os alunos defendem seus Trabalhos de Conclusão de Residência. Neste mês de outubro, a "sorteada" foi Érika Samara Delmondes, R2 de Pediatria. ..

Residente de Pediatria do HDM/IMIP de Petrolina apresenta caso raro

A residente do segundo ano do Programa de Residência Médica de Pediatria do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, Camila Arcanjo, apresentou em sua sessão anátomo-clínica um caso de diagnóstico raro, atendido pela Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da unidade materno-infantil.

"Essa reunião funciona como um Trabalho de Conclusão de Residência, onde o aluno apresenta um caso clínico, cujo diagnóstico é por ele desconhecido. É uma atividade obrigatória para todos os residentes do segundo ano, e tem por objetivo estimular o exercício do raciocínio clínico através da formação de hipóteses diagnósticas possíveis para o caso em questão", esclarece a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães...

Reunião da pediatria do Hospital Dom Malan/IMIP discute o autismo

A reunião da pediatria do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina abordou esta semana o tema “Transtorno do Espectro Autista”, uma condição cada vez mais comum e presente nos consultórios e na vida das famílias.  O autismo requer um diagnóstico precoce para que seja feita uma estimulação adequada, de forma que possa minimizar os prejuízos sociais, educacionais, motores e da comunicação. Para isso, os médicos, em especial os que trabalham com criança, precisam estar aptos e sensíveis ao diagnóstico clínico.

“Encontramos nessas reuniões a oportunidade de debater temas relevantes, informar e socializar, de forma que os nossos profissionais possam estar sempre atualizados e no mesmo nível de conhecimento. Trazer o autismo para o centro do debate foi uma sugestão do nosso neuropediatra, bastante pertinente inclusive, pois percebemos o aumento do número de casos que estão chegando aos serviços de saúde”, relata a diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães...

Médicos Residentes do Hospital Dom Malan/IMIP são aprovados em provas de especializações nos grandes centros

Recentemente, três médicos que terminaram o Programa de Residência de Pediatria e um médico que concluiu a Residência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina foram aprovados com destaque em concursos de especializações nas áreas de Neurologia Pediátrica, Cardiologia Pediátrica, Pneumopediatria e Medicina Fetal; consolidando, cada vez mais, a unidade materno/infantil como casa formadora de bons profissionais na área da saúde.

De acordo com a diretora do departamento de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, as recentes conquistas ratificam a expressividade do Hospital Dom Malan nesse cenário, onde atua como ambiente de prática para os alunos dos diversos cursos da área de saúde da região. O HDM/IMIP oferece dois programas de Residência Médica e dois programas de Residência em Enfermagem, ofertando todos os anos à sociedade profissionais habilitados para atender a população nas áreas mais carentes da assistência à saúde...

Setor de pediatria do HDM/IMIP alerta sobre o risco de Caxumba

Esta semana, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou um boletim reforçando a importância da vacina tríplice viral como medida preventiva contra a caxumba - uma infecção viral aguda que afeta as glândulas parótidas, responsáveis pela produção da saliva e que ficam localizadas abaixo dos lóbulos das orelhas. Desde 2015 vem sendo observado em todo o país surtos da doença, com os primeiros registros em Pernambuco datados do mês de maio do ano passado. Ao longo de 2016 foram notificados 76 surtos envolvendo 836 casos no estado.

De acordo com o setor de Doenças e Agravos da SES, quanto mais rápida a comunicação, mais efetivas serão as medidas adotadas pelos municípios. Por isso, o setor de pediatria do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) se antecipa e busca informar à população as principais características da doença, visando assim contribuir com a prevenção. “Às vezes o que as pessoas precisam é de informação e nós não vamos pecar por essa falta de esclarecimento, até porque fazemos parte de uma rede de saúde e todos nós somos parceiros nesse sentido”, ressalta a pediatra, Dr.ª Fernanda Patrícia Novaes...