RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1037 registros para a palavra: pc

Reitores da Univasf e IF Sertão visitam Presidente da AEVSF/FACAPE e recepcionam Caravana da UNE

Na manhã da última terça-feira, 24/04, o presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF), professor Rinaldo Remígio recebeu em seu gabinete a visita dos reitores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), professor Doutor Télio Leite, e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, professor Sebastião Rildo Diniz.

O intuito da visita foi, além de recepcionar o evento realizado pelos estudantes da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) ‘Caravana Pé na Estrada Pela Educação’, discutir a criação de um fórum para debater as propostas na área da educação do Vale do São Francisco. Durante a ocasião, os reitores destacaram a importância de participar dos eventos estudantis como o da Caravana, que esteve percorrendo 12 estados do Brasil para ouvir a opinião, perspectivas e dificuldades dos estudantes sobre os temas abordados durante os debates que são promovidos com o tema ‘Brasil +10’, que pensará o país nos próximos 10 anos.

Ainda pela manhã, os estudantes se reuniram na sala de vídeo da biblioteca da FACAPE para debater o tema “Eu quero fazer parte dessa riqueza! O papel da Universidade no desenvolvimento do Estado de Pernambuco”. “A Univasf mostra a satisfação em participar de todos os debates públicos, principalmente, os que estão relacionados à temática da Educação. Queremos valorizar o movimento estudantil, sempre atentos às suas discussões para não criar nenhum tipo de distanciamento, até porque sabemos da importância histórica que o movimento carrega”, comentou o professor Télio...

Justiça de Pernambuco autoriza interrupção de gravidez de feto anencéfalo

A Justiça de Pernambuco autorizou, nesta segunda-feira (23), a antecipação de parto terapêutico requerido por uma mulher grávida de quatro meses de um feto anencéfalo. A decisão do juiz Pedro Odilon de Alencar, da 3ª Vara do Tribunal do Júri de Recife é o primeiro a seguir o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a antecipação do parto para este tipo de caso, no último dia 12.

A Defensoria Pública apresentou o pedido à Justiça na última quarta-feira (18). Anexado ao pedido constava o parecer favorável do Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) e o laudo médico que constatava a má-formação do feto, elaborado pelo Centro Integrado de Saúde Amaury Medeiros (Cisam). A decisão do juiz foi fundamentada no artigo 5º, incisos III e XXXV, da Constituição Federal, que estabelece que todos são iguais perante a lei e que ninguém será submetido a tortura, nem a tratamento desumano ou degradante.

Em 2005, o Judiciário pernambucano já seguia o posicionamento que o STF adotou recentemente. Na época, o desembargador Silvio de Arruda Beltrão, da 3ª Câmara Cível da capital, reconheceu o direito de uma gestante de interromper a gravidez, que havia sido negado em primeira instância, por entender que a gravidez proporcionaria lesão à saúde física e psíquica da gestante, e que atentaria contra a sua dignidade...

UPE-PETROLINA PROMOVE MINICURSO SOBRE “PCB 90 ANOS – AS TENTATIVAS DE APLICAÇÃO DO MARXISMO À REALIDADE BRASILEIRA E SEUS IMPACTOS NA LUTA POPULAR”

A fundação do Partido Comunista Brasileiro em 1922 foi um reflexo do auge revolucionário alcançado pelo proletariado internacional com a Revolução Russa de 1917. Teve papel preponderante na criação e consolidação dos partidos comunistas no mundo inteiro a partir da criação, em 1919, da Internacional Comunista ou III Internacional. No Brasil, o movimento operário até então dirigido por influência anarquista deu um salto de qualidade com a fundação do PCB, embora a herança anarquista continue marcando a nova organização no início de sua existência.

Apesar de já fundado o Partido Comunista o grande movimento que caracterizou os anos 20 no Brasil foi o Tenentismo cuja expressão maior fora a Coluna Prestes que após a sua desarticulação se dividiu entre os golpistas liderados por Getúlio Vargas e o Partido Comunista que recebeu o principal líder da Coluna. A vinda de Prestes trouxe um grande ânimo ao partido que já aos 13 anos de existência organizou uma grande frente antifascista com a ANL que após ser colocada na ilegalidade por Vargas levou o PCB a buscar assaltar o poder com o Levante de 1935...

PT e PCdoB articulam unidade nos municípios. E Juazeiro?

Em que pese a euforia dos petistas ligados a Joseph Bandeira, em Juazeiro, que comemoram um possível rompimento entre PT e PCdoB para as próximas eleições, em nível estadual, ao que parece, os acordos entre as legendas vão sendo construídos pelas direções estaduais e no sentido de uma aliança negociada.

Segundo publicação do site Política Livre, Jonas Paulo e Daniel Almeida, presidentes das legendas em questão, continuam articulando no sentido de resolver impasses e garantir palanques únicos em municípios baianos...

Chapas 1 e 2 do PT ainda não jogaram a toalha no projeto de manter a aliança com o PCdoB pela reeleição de Isaac Cavalho

Durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira no Rapport Hotel, Francisco Oliveira, Osmar Galdino, Célia Regina, Justiniano Félix e Márcio Ângelo, membros das chapas 1 e 2 que somaram 43% de representação para o encontro da tática eleitoral em 22 de abril, justificaram que não se sentiam derrotados em relação ao processo do dia passado que apontou a chapa 3 com 95 delegados, ou 57% da representação, para o citado encontro.

Osmar Galdino argumentou que não se trata de se posicionar contra esse ou aquele candidato, mas de estabelecer coerência na permanência de uma aliança de duas legendas (PT/PCdoB) que sempre estiveram juntas...

PCdoB em Petrolina declara apoio a Fernando Filho‏

O diretório municipal do PCdoB se reuniu na tarde do último sábado (24), com o deputado federal Fernando Filho (PSB) e declarou apoio a sua pré-candidatura a prefeito de Petrolina. A aliança se dá pelo fato de que as duas legendas fazem parte do projeto nacional do governo Dilma e do governador Eduardo Campos.

Para o presidente do PCdoB de Petrolina, Robério Granja, o seu partido decidiu apoiar o PSB pela importância política da cidade e pela as relações desenvolvidas pelos dois partidos na esfera estadual. Granja também afirma que Petrolina está fora da rota do Brasil e de Pernambuco por que quem governa a cidade não comunga com o mesmo projeto.

Ele acredita que Fernando Filho é o candidato o ideal para as eleições. “Nós achamos que o nome apresentado pelo PSB reúne as condições para Petrolina nesse projeto de desenvolvimento nacional. E acreditamos que Fernando Filho pode colocar a cidade de novo nos trilhos deste projeto”, Finalizou Granja. ..

Vereador Mozaniel destaca recepção popular a Isaac na visita do Governador

Continua rendendo a segunda visita do Governador Jaques Wagner a Juazeiro. O vereador Mozaniel se disse “impressionado” com a recepção popular ao prefeito Isaac Carvalho: “Nunca tinha visto inauguração de obra com tanta gente”.

“Quem foi lá não pode deixar de notar os aplausos para o prefeito e vindo de gente do povo. Depois dizem que ele está mal avaliado, que ele tem rejeição. O que vi foi uma demonstração de unidade e de apoio e prestígio vinda de deputados federais, do vice governador e do Governador e o povo aplaudindo. Acho que nunca um Governador mostrou tanta disposição de trabalhar por Juazeiro como Wagner e disse que tudo era por causa dos pedidos do prefeito” – disse entusiasmado...

Pré-candidatos aguardam aval partidário, enquanto PCdoB, PV e Psol já gozam desse privilégio

A campanha por enquanto continua nos bastidores com partidos buscando alianças que garantam tempo de televisão e força política para as eleições de outubro. A pouco menos de quatro meses para as convenções partidárias, quando se define a posição de cada legenda, o quadro ainda é indefinido, com lideranças aguardando o soprar dos ventos. Os chamados “nanicos”, sem força para impor candidaturas próprias, são os mais cobiçados no momento.

Joseph Bandeira, embora reafirme o desejo de concorrer espera pelo embate interno para consolidar seu desejo. A briga promete muitos capítulos. Edson Tanury, PTB, e Roberto Carlos, PDT, mais tímidos no processo, também aguardam decisões internas, já que suas legendas fazem parte da base aliada de Wagner. Por enquanto, algumas pré-candidaturas contam com o aval partidário: Isaac Carvalho (PCdoB), Márcio Jandir, (PV), Paulo José (Psol) e Paganini Mota (PSC)...

Médicos residentes são recepcionados pelo prefeito Julio Lossio

Durante a tarde da última terça-feira (13), 17 médicos residentes receberam as boas-vindas do prefeito Julio Lossio e da Secretária de Saúde, Lucia Giesta, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ocasião, os profissionais conheceram as inúmeras ações, projetos e programas da Rede Municipal de Saúde em Petrolina e os seus desenvolvimentos e avanços no município. O encontro reuniu também o diretor médico e o diretor administrativo do Hospital de Urgência e Traumas (HUT), Dr. Ricardo Pernambuco e Cleiton Paz, respectivamente, e ainda, o coordenador da residência de medicina, família e comunidade da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Dr. Isaías Francisco.

O evento, que objetivou um estreitamento de laços entre a SMS e os profissionais, foi iniciado com apresentação de cada residente, e logo após, houve a exibição de slides pela secretária de Saúde que demonstrou a Rede de Atenção à Saúde do município de Petrolina, os serviços que são ofertados na Atenção Básica, Média e Alta complexidade; apresentação do Projeto de Gestão do Atendimento Multiprofissional Especializado (AME), entre outros. "Temos avançado em muitos setores da saúde, em melhoria de estrutura física, de equipamentos e em qualificação dos servidores. Fico feliz em receber hoje mais 8 R1 e saber que nosso projeto de acolher os residentes de Medicina Família e Comunidade, iniciado em 2010, foi acertado, ampliamos em 2011 e agora em 2012 temos na Rede R1, R2 e preceptores," afirmou Lucia Giesta...

Polêmico, Pedro Alcântara antecipa possíveis mudanças no governo do PCdoB

Não há como negar. Qualquer entrevista do ex-deputado estadual Pedro Alcântara, atualmente chefe de gabinete do SERIN, repercute. Em tempos recentes, o ex-deputado e esposo da vice-prefeita de Juazeiro, Maria Gorete, ensaiou uma rebelião de partidos da base aliada para cobrar uma mudança de atitude no governo do PCdoB. Parece que em parte, conseguiu. Ontem, em rápida entrevista ao Repórter Waltermário Pimentel, da Rádio Cidade, questionado sobre a ausência da vice-prefeita Maria Gorete nos movimentos políticos e ações de governo, Pedro Alcântara, mais uma vez, polemizou, deixou interrogações no ar, antecipou uma série de especulações no meio político local.

Foi rápido e objetivo ao afirmar que “as coisas vão mudar e em breves dias Gorete vai ter força pra exercer seu papel no governo”...

Sobradinho: Sinebahia entregou certificados do curso de recepcionista

Por meio do Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho – Sinebahia, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de trabalho, emprego, renda e esporte da Bahia – SETRE, foi realizada na Câmara de Vereadores na última sexta-feira (09), a entrega de 22 certificados as alunas do curso de recepcionista. Na ocasião todas recepcionistas receberam um kit contendo: 02 dicionários – português e inglês, 01 pendrive, 01 gramática, 01 calculadora, 01 agenda e 01caneta.

Na oportunidade, o Coordenador do Sinebahia, José Carlos dos Santos,agradeceu a atenção de todos que se empenharam para a realização dos cursos. “A qualificação profissional em parceria com a prefeitura já certificou cerca de 245 jovens  e a nossa meta é inserir 20% no mercado de trabalho, vale lembrar que estamos contando com o apoio total do prefeito Genilson Silva”...

Reeleição de Isaac Carvalho em Juazeiro é prioridade para o PCdoB


Reunido no último sábado (10/3), em Salvador, o Comitê Estadual do PCdoB na Bahia aprovou um documento estabelecendo as metas do partido para as eleições de outubro. Entre as principais deliberações está a eleição de, no mínimo, 30 prefeitos e prefeitas, além de 300 representantes para as Câmaras de Vereadores em todo o estado, com destaque para grandes centros políticos, como Salvador, Juazeiro, Lauro de Freitas, Itabuna, Guanambi e Vitória da Conquista.

Logo após o encontro, o Comitê divulgou uma nota em que enumera os principais desafios do partido em 2012. “As eleições municipais de 2012 se constituem em um importante desafio na consolidação da trajetória vitoriosa do PCdoB na Bahia. Esta consolidação, e a afirmação do protagonismo do PCdoB materializam-se em 2012, principalmente na ampliação de prefeitos eleitos pela nossa sigla e no crescimento do número de vereadores e vice-prefeitos eleitos, diz o documento.

“No projeto para a eleição de outubro, traçamos a meta de ter em torno 70 candidatos a prefeitos e cerca de 2.500 candidatos a vereadores na Bahia, tendo como objetivo final e possível a eleição de, no mínimo, 30 prefeitos, hoje nós temos 17, e alcançarmos o mínimo de 300 vereadores. Isso levando em conta o nosso balanço da situação política do partido no estado”, informou o presidente do PCdoB na Bahia e deputado federal, Daniel Almeida. ..

PCdoB reúne lideranças para discutir projeto para as eleições de 2012

O PCdoB de Senhor do Bonfim, com o intuito de discutir um projeto político para disputar as eleições deste ano, reuniu no ultimo sábado (03/03) no salão de eventos do Hotel Novo Leste presidentes  e representantes das siglas PPS, PTC, PEN, PPL, PSB, PV, PTB, PSDB e PDT. O Partido Comunista do Brasil esteve representado por Gustavo Miranda vereador do partido, Viviane Campelo presidente,  Zé Antônio e Andreilto Almeida. Andreilto, abriu a discussão informando  que a reunião foi marcada com fins de ouvir os representantes de cada partido para  juntos pensarem  um projeto político que viesse dar uma alternativa à população Bonfinense na próximas eleições.

Gustavo Miranda enfatizou: O PCdoB quer fazer diferente, por que até agora os partidos  tem discutido nomes para composição de chapas, o que o PCdoB quer é discutir projetos para a população, que está a cada dia sofrendo com a falta de uma boa gestão pública.” Concluiu o vereador. Hoje o PCdoB conta com dois nomes de peso dentro do partido como pré-candidatos a prefeito,  Gustavo Miranda e Zé Antônio...

Tendências com maioria no PT de Juazeiro reafirmam aliança com PCdoB e apoio à reeleição de Isaac Carvalho

Integrantes do Partido dos Trabalhadores em entrevista ao Blog defenderam a unidade dos partidos aliados para as eleições deste ano em Juazeiro. Antonio Marcos, Márcio Ângelo, Beto Borges, dentre outros, afirmaram que o discurso de unidade “já foi defendido por Wagner e Dilma e que a disputa não pode ser personificada em nomes, mas em projetos”.

“O PT tem mais de 30 anos, comanda a Bahia e o Brasil e tem que agir como adulto. Temos que ter maturidade para discutir as coisas a cada tempo”, disse Antonio Marcos...

BAIRRO PARQUE CENTENÁRIO: A ESPERANÇA DA MUDANÇA VIROU DECEPÇÃO DIZ VEREADOR MEDEIROS

Em email ao blog o vereador José Carlos Medeiros (PV) revela o resultado da sua mais recente peregrinação no bairro Parque Centenário:

Como se não bastasse conviver com a falta de calçamento, causa de poeira na estiagem e muita lama no período chuvoso, os moradores do Bairro Parque Centenário sofrem diuturnamente com os sucessivos entupimentos da rede de saneamento, que provoca muitos transtornos e aborrecimentos aos moradores por causa dos esgotos estourados em varias ruas da comunidade...

Servidores compõem maioria da plateia que recepcionou o governador em Juazeiro

O procedimento é o mesmo em todos os governos e não tem sido diferente na atual administração municipal. O governo praticamente parou para prestigiar a visita do governador Jaques Wagner nesta sexta-feira (02) quando reinaugurou a pavimentação asfáltica do acesso ao distrito de Itamotinga.

Centenas de veículos oficiais, ônibus escolares, secretários, diretores, vice-diretores, professores, alunos e cargos de confiança se espremiam em busca de sombra nas árvores e no toldo instalado para a comitiva governamental...

COMITÊ CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ REATIVADO EM JUAZEIRO

 

Com a aprovação da Leia da Ficha Limpa pelo STF membros dos Comitês Contra a Corrupção espalhados pelo Brasil estão se sentindo motivados para reativá-los em todo território nacional.

Para David Lima de Souza, membro do Comitê 9840 em Juazeiro, está na hora dos antigos membros: Osmar Galdino, vereador Mitonho Vargas, Gabriel Arcanjo e outros reassumirem suas funções para num grande encontro reativar o Comitê de Juazeiro contra a corrupção...

PCdoB discutirá agenda para Senhor do Bonfim

No dia 03 de Março, a direção municipal do PCdoB estará se reunindo em um café da manhã com alguns partidos para discutir o futuro político da cidade de Senhor do Bonfim. Em encontro feito recentemente pela executiva municipal do partido, ficou definido que o PCdoB terá candidatura própria. “Está na hora da população Bonfinense reconstruir nossa cidade. Saúde e desenvolvimento econômico são prioridades e com certeza teremos muitas lideranças envolvidas”, argumentou o vereador Gustavo Miranda. O ex-vereador Zé Antônio afirmou que o PCdoB vai em busca da unidade com lideranças. “Experiência e vontade nós temos, juntos  PCdoB e sociedade, saberemos  o caminho das pedras” disse o ex-presidente  da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim. “A proposta é que durante este café da manhã, possamos estar reunidos com forças livres e capazes de discutir com seriedade o presente e o futuro da nossa cidade” declarou o vice presidente do PCdoB em Senhor do Bonfim, Andreilto Almeida. ..

Presidente do PCdoB solidariza-se com Governo do Estado na adoção de medidas para manter a ordem

O clima gerado pelo movimento de policiais no estado da Bahia nos últimos três dias foi repudiado pelo presidente estadual do Partido Comunista do Brasil, deputado federal Daniel Almeida. “O PCdoB condena veementemente todos esses atos de vandalismo registrado na capital e em algumas cidades do interior. Reafirmamos nossa solidariedade, apoio e compromisso com o governador Jaques Wagner e todo o seu Governo com as ações tomadas para a manutenção da ordem e garantia da tranquilidade e dos direitos dos cidadãos baianos”, destacou Almeida.

Ainda de acordo com o presidente, o PCdoB reconhece o legítimo direito de as categorias reivindicarem melhorias salariais e benefícios para os servidores, inclusive a PM, que presta serviço tão relevante à Bahia. No entanto, observa, é importante e necessário valorizar o espaço de negociação, “que deve ser feita respeitando o Estado, a democracia e, principalmente, os direitos dos cidadãos. Os atos que presenciamos nos últimos dias mostram que esses valores não estão sendo considerados por esse grupo de policiais”, disse o deputado Daniel Almeida...

PCdoB promove debate sobre Reforma Urbana em Salvador

Reforma Urbana é o tema do encontro que o Comitê Municipal do PCdoB realiza, em Salvador, nesta sexta-feira (27), 16h, no Sindicato dos Bancários (Av. 7 Setembro, 1001 - Mercês). Visando a elaboração do programa de governo da pré-candidata a prefeita do município, Alice Portugal, o encontro é voltado para lideranças do movimento comunitário, associações de moradores e entidades que lutam por reforma urbana.

Além de Alice, foram convidados para o debate, João Pereira, presidente da Federação Estadual das Associações de Moradores (Fameb), Ângela Gordilho, ex-secretária de Habitação do Município, e Maria Teresa Gomes do Espírito Santo, ex-coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR). Os comunistas esperam contar com a participação não só das principais lideranças, mas também de toda militância partidária...