RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 213 registros para a palavra: outubro rosa

Em Petrolina, mais de 2 mil mamografias foram agendadas na Campanha Outubro Rosa 2015

A Campanha Outubro Rosa 2015 chega ao fim em, Petrolina, com 2,5 mil mamografias agendadas. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma força tarefa para conscientizar as mulheres sobre a importância do exame e para agendar o procedimento tanto nas unidades de saúde, como no Plantão Diário realizado na Secretaria.

“O Plantão Diário foi uma estratégia da gestão Julio Lossio para ampliar e facilitar o acesso à mamografia durante o mês de combate ao câncer de mama. Mas é importante que as mulheres compareçam no dia marcado e não deixem de realizar o exame. Quanto mais cedo for detectada qualquer alteração na mama, mais eficaz será o tratamento e a mamografia é que permite essa identificação precoce” ressaltou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta...

Palestra encerra campanha Outubro Rosa promovida pelo Centro de Oncologia de Petrolina

Na última sexta-feira (23) o Centro de Oncologia/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Ceonco/Apami) encerrou a campanha Outubro Rosa com a última palestra do ciclo de eventos previsto para o mês. O encontro de conscientização foi realizado na sede da Infraero em Petrolina e reuniu os profissionais da entidade com a meta de torná-los propagadores da informação.

Ao todo, o Ceonco/Apami responsável pelo atendimento a pacientes com câncer de Petrolina e mais 53 municípios dos Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, realizou oito palestras em diferentes locais, reunindo cerca de 200 pessoas. Além do encontro feito com estudantes da escola municipal Jesuíno Antonio Dávila, que resultou na exposição fotográfica sobre o câncer de mama organizada pelo artista visual Gregório Braque.
 
Este ano, a campanha que além de realizar a 4ª Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa reunindo mais de 1 mil pessoas, também contou com a Feira Rosa, momento que serviu para a venda de lanches e para reunir as famílias durante o evento, permitindo às pessoas conhecerem o histórico da Apami e acompanhar o resultado da exposição Raízes.
 
"Ampliamos nossa meta este ano e o resultado é positivo. Mais uma vez, envolvemos nosso corpo de profissionais na campanha que visa reduzir o número de mulheres que chegam em estágio avançado do câncer de mama. Todo este movimento é para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce", afirmou o Diretor médico do Cento de Oncologia, Gray Portela. 

A campanha Outubro Rosa foi realizada pelo Centro de Oncologia Dr. Muccini/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Ceonco/Apami) em parceria com a TV Grande Rio e o Sesc Petrolina...

PROJETO CPM NO OUTUBRO ROSA

No dia 23 de outubro o Colégio da polícia Militar de Juazeiro promoveu uma palestra sobre o Câncer de Mama como parte integrante do Projeto CPM no Outubro Rosa ministrada pela Enfermeira Minéia da Costa Figueiredo e pela Psicóloga Erika Vanessa Soares, residentes em Saúde Mental pela UNIVASF para os alunos do turno matutino.

O projeto com duração entre 05 e 31 de outubro tem o objetivo de chamar a atenção das alunas e alunos do colégio para a atual realidade do câncer de mama e a importância da prevenção e do diagnóstico. Durante o mês de outubro todos os alunos e efetivo militar usarão sobre o lado esquerdo do peito, um laço rosa choque, uma forma de alertar e divulgar entre os alunos, professores, policiais militares, funcionários e familiares sobre esta campanha de cunho educativo...

Petrolina encerra Campanha Outubro Rosa 2015 com abraço ao Rio São Francisco

A Orla de Petrolina foi tomada por uma onda rosa, neste domingo (25), para o encerramento da Campanha Outubro Rosa 2015. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com demais secretarias municipais e outras instituições, a campanha teve como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da mamografia e do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante o evento, quem passou pela Orla pôde participar de atividades esportivas, como aula de zumba e treinamento funcional, atividades infantis, maquiagem, massagem e teve acesso a serviços de saúde, como verificação de pressão arterial e glicose, triagem auditiva, avaliação nutricional e testes rápidos para HIV e sífilis...

Juazeiro: Em evento alusivo ao Outubro Rosa, Democratas realiza palestra sobre saúde e direitos da mulher

A informação é a melhor arma para a prevenção contra o Câncer de mama. Assim, o Democratas (DEM), através do setorial de mulheres, realizou nesta quinta-feira, 22, no espaço Flamboyant, no bairro São Geraldo, um encontro para uma conversa sobre a saúde de mulher. O ‘Encontro Rosa’.

O evento contou com a palestra de uma enfermeira sobre o câncer de mama, orientações do médico Dr. Sales e do vice-presidente da legenda, advogado Márcio Jandir, sobre o direito ao acesso das mulheres ao sistema público de Saúde. A vereadora Neguinha da Santa Casa também participou da atividade e compartilhou com os presentes a experiência que viveu em sua família. “Todo ano faço meus exames. Nossa família está atenta. Não queremos passar por essa situação difícil que passamos com a doença de minha irmã. Não desejo isso para ninguém, por isso, façam o exame”, contou a parlamentar...

Encerramento do Movimento Outubro Rosa acontecerá domingo na Orla de Petrolina

Neste domingo (25), às 8h, a Secretaria de Saúde, em parceria com demais secretarias municipais, encerrará o Movimento Outubro Rosa, com o Abraço Rosa no Rio São Francisco, na Orla de Petrolina.

Durante o encerramento serviços como zumba, treinamento funcional, avaliação nutricional, corte de cabelo, verificação da glicose, massagem, triagem auditiva, maquiagem, atividades infantis, sorteio de brindes e outros estarão disponíveis para população...

Mutirão da Mama da AME Maria de Lourdes atraiu centenas de pessoas

Centenas de pessoas circularam pela unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, do bairro Antônio Cassimiro, nesta sexta-feira (23). A movimentação foi resultado do Mutirão de Mama promovido pela unidade, dentro da Programação da Campanha Outubro Rosa 2015.

A secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, explicou que um dos objetivos dos mutirões é alertar as mulheres sobre a importância da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer. “Se for diagnosticado precocemente o câncer tem cura e a mamografia é um exame importantíssimo para fazer esse diagnóstico. Essa gestão tem ampliado a oferta de mamografia, mas precisamos que as mulheres compareçam às suas consultas para garantir a prevenção”, alerta a secretária..

Funcionárias do SAAE participam de palestra informativa sobre câncer de mama

Aderindo ao Movimento Outubro Rosa, a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) promoveu nesta quinta-feira (22), uma palestra informativa para todas as funcionárias do órgão sobre o câncer de mama. A palestra teve a participação do médico ginecologista e obstetra, Álvaro Pacheco e da empresária e professora, Ana Paula Andrade Moreira.

Álvaro Pacheco ressaltou a importância das mulheres realizarem periodicamente exames. "Só o clínico é capaz de avaliar a necessidade desses exames, com que frequencia ou sob quais circunstâncias devem ser realizados. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Pode acometer em homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença", informou o médico...

75ª CIPM APOIOU O OUTUBRO ROSA

 
Durante todo o mês de outubro, a 75ª Companhia Independente de Polícia Militar/Juazeiro abraçou a campanha nacional “outubro rosa”, a ostensividade do uniforme foi emprestada à causa, a esta boa causa. A campanha é em combate ao câncer de mama, que é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. Além do lacinho símbolo, carregado durante todo o mês, por todos policiais da unidade, a 75ª CIPM, conseguiu com o apoio do Instituto Ivete Sangalo, 100 vagas para exame de mamografia, as quais foram distribuídas para as familiares dos policiais e às PFEM. Para uma maior conscientização sobre a prevenção e os perigos do câncer, a 75ª CIPM ainda promoverá uma palestra com mastologista e outros profissionais da área de saúde e com as guerreiras que venceram esta doença tão devastadora.
..

Caminhada e Corrida Outubro Rosa tomou as ruas de Petrolina nesse domingo

Mais de 1 mil pessoas tomaram as ruas de Petrolina nesse domingo (18) durante a 4ª Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa em prol da prevenção do câncer de mama. Os participantes percorreram os percursos de 5 km e 10 km, contando com o apoio de uma equipe técnica que deu suporte para o sucesso do evento.

Os primeiros colocados nas categorias foram premiados com troféus, medalhas e brindes, mas todos os competidores também receberam medalha, premiando a participação e colaboração na campanha que visa o alerta contra o câncer de mama e a construção do Hospital Dom Tomás...

Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa terá novidades nessa 4ª edição

Com a meta de reforçar a importância dos cuidados com o corpo através da prevenção do câncer de mama, a 4ª edição da Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa este ano vai apresentar novidades ao público. Durante a competição acontecerão ações paralelas com a realização de uma feira gastronômica e intervenção artística.

A Feira Rosa é uma proposta do Coletivo Outubro Rosa que tem a meta de doar 50% do valor das vendas para a construção do Hospital Dom Tomás, assim como toda a arrecadação feita durante a campanha através da venda de produtos personalizados e das inscrições para a corrida e caminhada...

Organização da 4ª Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa divulga percurso para os participantes

Começou a contagem regressiva para a 4ª Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa que este ano acontecerá no próximo dia 18, domingo, a partir das 17h. Ontem (15) os competidores começaram a retirar os kits do corredor, que estão sendo entregues até este sábado (17) e junto com o kit também recebem o percurso da competição de 5km e 10km.

A entrega dos kits é feita ao lado da obra do Hospital Dom Tomás, em frente ao Centro de Oncologia das 14h às 20h no bairro Gercino Coelho. No sábado a entrega acontecerá somente pela manhã, das 9h às 13h. O percurso que tem pequenas alterações em relação aos anos anteriores foi elaborado pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e pelo 5º Batalhão da Polícia Militar (5ºBPM), identificando os pontos de referência para facilitar a identificação por parte dos participantes e visando a segurança. A concentração acontecerá a partir das 17h e a largada as 17:30h no Sesc...

5° Caminhada Outubro Rosa tem início em Juazeiro

..

Ações preventivas à saúde da mulher marcam o Outubro Rosa em Sobradinho


A Secretaria de Saúde de Sobradinho está vivenciando o "Outubro Rosa", com uma ação preventiva que tem levado informações às mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Os profissionais da saúde estão ministrando uma série de palestras educativas em todos os postos de saúde, com o objetivo de sensibilizar à população quanto ao combate do câncer que mais atinge mulheres no mundo. As usuárias participam das palestras e de um café da manhã, onde podem socializar informações e experiências. A programação de palestras começou no dia 6 de outubro e segue até o dia 27, para o público da Policlínica.

No dia 30, acontecerá uma caminhada de encerramento que reunirá usuárias do sistema, representantes dos diversos segmentos sociais e comunidade. De acordo com a Enfermeira Tereza Newman Sento Sé , Coordenadora da Atenção Básica, as mulheres de Sobradinho são encaminhadas ao serviço de mamografia, mediante agendamento, sem qualquer dificuldade de acesso. " O acesso a este importante exame de prevenção é garantido e nós estimulamos nossas usuárias a realizar a mamografia e demais exames preventivos de rotina, fortalecendo as ações de garantia de saúde da mulher", declara.   ..

Casa Nova: Palestra do Outubro Rosa é realizada em posto de saúde


Dando continuidade às atividades alusivas ao Outubro Rosa, mobilização mundial para sensibilizar a população quanto ao combate do câncer que mais atinge mulheres no mundo, a equipe do Posto de Saúde do Centro/NASF realizou uma palestra para conscientização sobre o tema. A palestra abordou a importância do autoexame, e o cuidado que mulheres devem ter em relação ao câncer de mama.
 
Várias pacientes participaram da atividade. Para o secretário de Saúde, Luiz Rezende, a intenção de realizar essas atividades é facilitar o acesso à informação, permitindo que as mulheres aprendam mais sobre o assunto e tirem dúvidas com profissionais da área de saúde para que possam cuidar melhor da saúde. "É um momento de conscientização e vamos ter atividade em várias as Unidades Básicas."
 
No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres - são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. ..

Começa hoje entrega do kit do corredor aos inscritos na 4ª Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa

Desde as 14h de hoje (15) os inscritos da 4ª Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa poderão retirar o kit do corredor, composto por camisa e número de identificação. A entrega acontecerá até o próximo sábado (17)  ao lado da construção do Hospital Dom Tomás, em frente ao Centro de Oncologia Dr. Muccini das 14h às 20h.  No sábado, a entrega acontecerá somente pela manhã, das 9h às 13h.

Para receber o kit é necessário apresentar comprovante de pagamento da inscrição com carimbo da Apami e um documento com foto (preferencialmente RG). Assim como nas edições anteriores, serão realizados dois percursos, 5km e 10km, em seis categorias a partir de 14 anos até mais de 61 anos, além da categoria especial para pessoas com deficiência...

Kit do corredor será entregue a partir de quinta-feira aos inscritos na 4ª Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa

Os inscritos da 4ª Caminhada e Corrida de Rua outubro Rosa podem retirar a partir de quinta-feira (15) até sábado (17) o kit corredor ao lado da construção do Hospital Dom Tomás, em frente ao Centro de Oncologia Dr. Muccini das 14h às 20h.  O Kit é composto por camisa e número de identificação do corredor. No sábado, a entrega acontecerá somente pela manhã, das 9h às 13h.

Para receber o kit é necessário apresentar comprovante de pagamento da inscrição com carimbo da Apami e um documento com foto (preferencialmente RG). Assim como nas edições anteriores, serão realizados dois percursos, 5km e 10km, em seis categorias a partir de 14 anos até mais de 61 anos, além da categoria especial para pessoas com deficiência...

Coletivo Outubro Rosa encerra semana de atividades em escola do bairro João de Deus

Após uma semana de atividades onde aconteceram palestras e uma oficina, encerrou na sexta-feira (09) o trabalho do Coletivo Outubro Rosa, movimento promovido pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância/Centro de Oncologia Dr. Muccini na Escola Municipal Jesuíno Dávila no bairro João de Deus.

O trabalho que foi baseado na conscientização através de informações sobre o câncer de mama, abordando prevenção para adolescentes da rede pública de ensino vai resultar em uma exposição fotográfica que será aberta no SESC Petrolina no dia 18 de outubro, dia da 4ª Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa realizada pela Apami/Ceonco em parceria com a TV Grande Rio e o Sesc...

Mulheres do bairro José e Maria participam de palestra promovida pela APAMI/Ceonco

Na última sexta-feira (09) um grupo de aproximadamente 40 mulheres participou da segunda palestra sobre a "Prevenção do Câncer de Mama" ministrada pelo médico mastologista Jomário Macêdo da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami)/Centro de Oncologia Dr Muccini (Ceonco).

A ação faz parte do cronograma de palestras sobre a doença, elaborado pela Apami/Ceonco dentro da Campanha Outubro Rosa que este ano cumpre a quarta edição. Na ocasião, além de uma explanação sobre prevenção e diagnóstico, as mulheres também tiraram dúvidas em um espaço aberto às perguntas; vendo ainda através de uma prótese de silicone como realizar o autoexame...

Consultório na Rua também está na Campanha Outubro Rosa

A equipe do programa Consultório na Rua também aderiu à Campanha Outubro Rosa 2015, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, em parceria com outras secretarias da gestão Julio Lossio. Durante todo o mês, o grupo vai realizar busca ativa de pacientes em situação de rua para a realização da mamografia.

“Essa é uma das novidades da campanha 2015. O objetivo dessa gestão é fazer com que as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama cheguem a todas as pessoas”, revelou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta. A gestora ainda ressaltou a importância da mamografia, “A mamografia é um exame importantíssimo que detecta qualquer alteração nas mamas, inclusive, o câncer”...