RedeGN - Por Geraldo José e sempre ligado.

Foram encontrados 76 registros para a palavra: orientações

Comitê Científico do Consórcio Nordeste dá primeiras orientações para enfrentamento ao coronavírus

Uma videoconferência realizada na manhã desta terça-feira (31) reuniu os membros do Comitê Científico do Consórcio Nordeste e o presidente da entidade, o governador da Bahia, Rui Costa. 

Durante o encontro virtual, o grupo, formado por renomados cientistas, pesquisadores e físicos brasileiros, fez uma apresentação preliminar da metodologia que irão usar para ajudar os nove governadores da região a embasarem cientificamente as ações executadas para combater a pandemia gerada pelo novo coronavírus...

Aluno da UNEB desenvolve App com orientações e dados atualizados sobre novo Coronavírus

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), inúmeras notícias falsas começaram a circular na internet provocando um cenário de desinformação sistemática e pânico.

Com o intuito de disseminar o conhecimento científico e combater as fake news sobre a pandemia, Arlindo Matheus, egresso do curso de Ciências Biológicas, do Campus IX da UNEB, em Barreiras, desenvolveu o aplicativo "Quarentena Informada"...

SESAU de Juazeiro informa WhatsApp para dúvidas e informações sobre COVID 19 e H1N1

A Secretaria da Saúde, através da Superintendência de Vigilância em Saúde está disponibilizando um contato de WhatsApp para a população de Juazeiro que queria informações, tirar dúvidas e/ou comunicar a chegada à cidade advinda de país com casos confirmados para coronavírus.

O número disponível é o (74) 9 9819-3089.  O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. A medida adotada é para facilitar a comunicação da população diretamente com profissionais capacitados e instruídos para repassar as orientações necessárias...

Em tempos de Covid-19 e H1N1, Prefeitura de Petrolina reforça orientações para prevenção contra os vírus

No cenário atual, muitas são as dúvidas que surgem diante a proliferação dos vírus da Covid-19 (coronavírus) e da H1N1 (gripe do tipo influenza A). Nesse momento, algumas medidas profiláticas são essenciais para conter o avanço das doenças. Com o intuito de alertar e informar a população, a Prefeitura de Petrolina tem divulgado, diariamente, diversas ações simples, mas de enorme eficácia para todos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adoção de recomendações das instituições oficiais de saúde do Brasil são a principal forma de reduzir o contágio das doenças. Em caso contrário, de acordo com observação da evolução dos casos no país, estima-se que o número de casos do coronavírus dobre a cada três dias, agravando ainda mais o quadro da pandemia.

Confira as principais medidas de prevenção contra a contaminação com coronavírus e influenza A:..

Sindicato faz Orientações do funcionamento das lojas e supermercados em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim assinou novo decreto na última quinta-feira (19), com novas recomendações em relação ao Coronavírus- COVID 19 e H1N1 voltados para lojas, supermercados, hipermercados e grandes lojas.

O Decreto determina que fica limitado o atendimento simultâneo a um número de 30 (trinta) pessoas em equipamentos como lojas, supermercados. ..

UPB emite orientações com medidas emergenciais na contenção do coronavírus

Na força-tarefa de conter os efeitos locais da Pandemia do Coronavírus, a Diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB) esteve reunida com o governador Rui Costa, técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) e demais secretários na segunda-feira (16) para construir recomendações de contenção da transmissão do Covid-19 no estado.

Diante do momento extremo e que exige total concentração do poder público e medidas urgentes para quebrar o ciclo de transmissão do vírus, a UPB orienta os municípios que implementem as seguintes ações, inclusive com determinações por meio de decreto:..

Você sabe quando procurar um posto de saúde, unidade de urgência e emergência ou hospital diante de uma suspeita de coronavírus?

As dúvidas são muitas neste momento, mas as orientações do Ministério da Saúde (MS) são claras. 90% dos casos podem e devem ser atendidos/acompanhados na atenção básica, ou seja, posto de saúde (UBS), isso porque, a grande maioria das pessoas apresentam sintomas leves e podem ser atendidas nesse nível de atenção primária.

O Ministério orienta que a população deve procurar este serviço apenas quando apresentar sintomas iniciais, como febre baixa, dor de garganta, coriza, que venham de regiões onde há transmissão comunitária do vírus, ou tenham tido contato com pessoas confirmadas ou suspeitas...

SESAU orienta sobre quando buscar os serviços de saúde da rede de atenção básica e especializada em Juazeiro

Diante da preocupação em torno do novo Coronavirus, a Secretaria da Saúde em Juazeiro, em mais uma medida preventiva, está orientando a população quanto à busca por atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde.

Em casos de quadro gripal que apresentam dor de cabeça, espirro, coriza e mal estar sem febre, os pacientes podem se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para avaliação de um profissional...

Profissionais do Hospital Materno Infantil recebem orientações de precauções para H1N1 e novo coronavírus em Juazeiro

Na última sexta-feira (13), as equipes de saúde do Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ) começaram a receber orientações para melhor condução nos atendimentos de pacientes em meio aos casos confirmados de H1N1 e suspeitos de coronavírus em Juazeiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, não há dados específicos para os riscos do COVID 19 em gestantes, mas este público passa por mudanças imunológicas que podem deixá-las mais vulneráveis...

O Ministério da Saúde recomenda o cancelamento de eventos com grande participação de pessoas em razão do novo coronavírus

O Ministério da Saúde recomenda o cancelamento ou adiamento de eventos com grande participação de pessoas em razão da epidemia do novo coronavírus (Covid-19). A orientação foi apresentada junto com um conjunto de medidas a gestores estaduais e municipais de saúde em reunião virtual hoje (13).

De acordo com o órgão, as autoridades locais devem estimular que eventos – sejam eles, governamentais, artísticos, científicos ou comerciais – não ocorram nesse período. Caso não seja possível cancelar o evento, a recomendação é que não haja público...

Meteorologia alerta para chuva forte no sertão. Defesa Civil faz alerta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuva com intensidade forte para três regiões de Pernambuco. O aviso, emitido é válido por 24 horas. Segundo o órgão, a previsão é válida para o Sertão, o Agreste e a Zona da Mata. A população deve seguir as orientações da Defesa Civil em caso de emergências.

O boletim prevê chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia. Há ainda a possibilidade de ventos intensos de 40 a 60 km/h, além de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta é válido ainda para regiões de outros sete estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe...

Facape oferece orientações sobre carteira de investimento em evento aberto ao público

Pesquisas apontam que a população brasileira não possui o hábito de investir. Mais de 40% da população nem sequer poupa e dos 60% restantes, a grande maioria apenas investe em cadernetas de poupança por não conhecer as possibilidades que o mercado financeiro oferece. Uma ação, promovida pela Facape, pretende oferecer informações sobre as vantagens dos diversos tipos de investimentos,  tanto em renda fixa como variável. A I Oficina de Mercado de Capitais, que acontece no dia 20 de novembro, às 19h na Facape, tem o objetivo de oferecer conhecimentos introdutórios sobre como iniciar uma carteira de investimento. O evento é gratuito e aberto ao público.

Serão montados 10 stands, em formato de bancos e corretoras, com o objetivo de alertar aos visitantes sobre a importância de começar a poupar para em seguida investir. As orientações e informações serão transmitidas por alunos dos cursos de Economia e Administração da Facape. Durante os atendimentos os visitantes poderão fazer simulações dos melhores tipos de investimento, a partir do perfil e objetivos do investidor, e também poderão ter acesso a informações sobre mercado mobiliários de ações e debêntures na Bolsa de Valores...

Ação da prefeitura leva orientações de saúde bucal para crianças internadas no Dom Malan

Com jalecos coloridos, uma escova gigante e o cachorrinho "Dudu" exibindo um sorriso saudável, a equipe de dentistas da Prefeitura de Petrolina participou de uma programação especial  no dia 17 com 45 crianças internadas nos setores de pediatria e oncologia do Hospital Dom Malan/ IMIP. 

Na programação, em alusão ao 'Dia das Crianças', foram distribuídos kits de saúde bucal, além da avaliação odontológica e orientações lúdicas sobre a escovação correta que chamaram a atenção não só da criançada, mas também das mães e pais que aproveitaram para tirar todas as dúvidas com as dentistas Tamires Coelho, a 'Tia Tam', e Cecilia Corcino...

Moradores do Terras do Sul recebem orientações sobre processo de regularização fundiária

Em frente à Igreja Católica localizada na Rua 6, do loteamento Terras do Sul, centenas de pessoas se reuniram para tirar as dúvidas sobre a documentação necessária para dar entrada no processo de emissão de escritura dos seus imóveis. O encontro com representantes da Prefeitura de Petrolina, nesta quarta-feira (28), renovou o sonho de muita gente que espera há anos para ter a casa própria de papel passado. A ação é parte do programa Petrolina Legal, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

 Foi com muito esforço que dona Angelina da Silva comprou o terreno em que construiu a casa que mora, desde de 2005. Ela até já tentou regularizar a situação do imóvel, mas não conseguiu. "Na gestão passada fizeram essa promessa e eu reuni toda a documentação, mas não deu certo. Agora minha esperança está renovada, porque já vi muita gente recebendo e eu também vou ter a escritura da minha casa, para dar segurança aos meus dois filhos", disse...

Candidatos aprovados recebem orientações sobre campanha eleitoral para conselheiro tutelar

Os candidatos aprovados no processo seletivo para conselheiro tutelar de Juazeiro se reuniram nesta terça-feira (30) com a comissão organizadora para orientações sobre o processo eleitoral. A reunião acontece após encerrado o prazo para interposição de recursos e relação dos aprovados divulgada no Diário Oficial do Município (DOEM). São 22 candidatos que seguem para eleições diretas a serem realizadas dia 6 de outubro.

Durante a reunião foram detalhadas as permissões da propaganda eleitoral que já pode ser iniciada a partir da publicação definitiva dos aprovados no DOEM. De acordo com o edital, a campanha pode ser feita através de entrevistas, redes sociais na internet, debates e distribuição de material impresso. “Já cumprimos algumas etapas deste processo e agora os candidatos seguem para a campanha eleitoral que precisa seguir regras de uma eleição normal, por isso os reunimos neste momento para que todas as dúvidas possam ser sanadas”, afirmou Fátima Carvalho, membro da comissão...

SEMAURB segue com orientações a vendedores ambulantes na cidade

A secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) deu continuidade nesta terça-feira (16) às orientações aos vendedores ambulantes que atuam nos calçadões e praças da cidade. A ação tem como finalidade a regularização das atividades remuneradas para que os mesmos estejam assegurados e desenvolvam seu trabalho sem risco a si e também aos demais pedestre na cidade. 

Toda atividade, mesmo que autônoma, precisa de autorização para o uso e ocupação do solo, para isso é necessário que o interessado em desenvolver alguma atividade remunerada pelas ruas ou em lojas da cidade procure orientações no balcão de atendimento da SEMAURB que fica localizada na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro. ..

NUTRICIONISTA DO IMIP DÁ ORIENTAÇÕES PARA CONSUMO DE ALIMENTOS TRADICIONAIS DA PÁSCOA

Na semana de Páscoa, seja nos almoços, jantares ou nos demais encontros entre familiares e amigos, certamente vamos encontrar alguns alimentos tradicionais desta época. Dentre eles, com certeza teremos chocolate, vinho e peixe, estes dois últimos, juntamente com o pão, vêm da tradição religiosa cristã. Muitas pessoas, diante destas delícias, perdem o controle e acabam exagerando, o que nunca é aconselhado. Porém, consumidos com moderação, todos eles trazem muitos benefícios para saúde.

Quem traz a dica é a nutricionista do IMIP, Laila Brasil, que recomenda o consumo de 15 gramas de chocolate por dia, isso representa mais ou menos três quadradinhos de uma barra. Dê preferência a chocolates amargos, que têm menos açucares e mais cacau...

Prefeitura leva orientações sobre animais peçonhentos a estudantes de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu, na terça-feira (26), na escola Maria Odete Sampaio Gomes, bairro Jardim São Paulo, a primeira ação do ano do 'Aprendizes do CCZ' que tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre as zoonoses e a posse responsável de animais.   

Cerca de 170 crianças participaram da palestra sobre animais peçonhentos e venenosos ministrada pela coordenadora do CCZ, Graziella Correia e o biólogo Jhon Soares. No encontro foram discutidos a diferença entre esses animais, quais as espécies presentes em nossa região, a importância ecológica e o que se deve fazer em casos de acidentes...

Secretaria da Saúde recebe foliões com festa e orientações na rodoviária  de Juazeiro 

Já é carnaval em Juazeiro e hoje (15), quem desembarcou na rodoviária da cidade foi recepcionado nas primeiras horas da manhã pela equipe do Centro de Infecções  de IST, DST/ AIDS de Juazeiro (CIDHA) e da banda Pedro Biloto fazendo a festa e também  orientando os foliões sobre a importância do uso do preservativo. 

A festa  começou  às 5h da manhã e de acordo com o coordenador do carnaval Samuel Moraes a receptividade já é para acolher o folião da melhor maneira. “O carnaval da Bahia começa  em  Juazeiro  e recebemos  muitos  turistas, principalmente chegando em nossa rodoviária e fizemos a recepção já  no clima do carnaval. Teremos  três  dias  de folia em nossa cidade e estamos trabalhando para poder proporcionar ao folião os melhores dias de festa”, pontuou.  ..

Blitz educativa leva orientações para prevenir acidentes no trânsito de Petrolina

Equipes da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) saíram às ruas de Petrolina nesta segunda-feira (7) com a missão de alertar condutores sobre a necessidade de comportamentos seguros para assim reduzir o número de acidentes no trânsito da cidade.

Durante a ação, seis agentes da Ammpla e um fiscal abordaram motoristas e motociclistas na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio para transmitir dicas sobre o uso obrigatório do cinto de segurança, não ingestão de bebidas alcoólicas, respeito às sinalizações do trânsito, porte dos documentos obrigatórios pessoais e veicular, entre outros cuidados...