Foram encontrados 5 registros para a palavra: mapa da violência

Juazeiro é a 10º cidade mais violenta do Brasil de acordo com anuário; especialista comenta

O município de Juazeiro, na Bahia, foi apontado como a décima cidade mais violenta do país, com taxa de 68,3 mortes por 100 mil habitantes. As informações, divulgadas nesta quinta-feira (20), são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e estão relacionadas ao ano de 2022. 

As taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), divulgadas pelas Secretarias de Segurança Pública de cada estado, revelam a preocupante situação enfrentada por Juazeiro e trazem à tona a importância de debater o tema da segurança pública. Segundo o levantamento, quem lidera o ranking das 50 cidades mais violentas do Brasil, é Jequié, também na Bahia, com taxa de 88,8 mortes por 100 mil habitantes. ..

Mapa da Violência no Brasil que põe Juazeiro na 10° posição continua repercutindo nas redes sociais

Onze das 20 cidades mais violentas do Brasil estão no estado da Bahia. O levantamento é do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com dados referentes a 2022, foi divulgado ontem (20) e publicado pela REDEGN. O assunto continua repercutindo. O governo da Bahia disse para reportagem Uol, que as pessoas mortas em confrontos com os agentes são "homicidas, traficantes, estupradores, assaltantes, entre outros criminosos".

Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública avalia que mais tem incentivado o aumento da letalidade é a pulverização das organizações criminosas [pelas cidades de médio porte] na disputa por territórios. "Além das organizações locais, temos uma presença cada vez maior das facções nacionais, que migraram para a Bahia"...

Mapa da Violência no Brasil: Juazeiro é a 10ª e Petrolina não aparece entre as 50

Os dados do Anuário sobre violência no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com indicações das taxas de mortes violentas intencionais, colocou a Bahia numa posição bastante preocupante, com oito municípios, incluindo a capital, entre os doze com maiores índices por mortes violentas no Brasil.

Jequié lidera o ranking nacional, com 88,8% de mortes violentas, seguida por Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari, que completam as quatro primeiras na pesquisa nacional...

Deputados da oposição apontam mapa da violência da Bahia, com dois mil mortes

"O número de dois mil homicídios na Bahia, nos últimos meses, dado revelado dia (04) pelo Mapa da Violência aponta para uma situação lamentável que a Oposição vem denunciando há muito tempo no estado", diz o líder da Bancada na Casa, deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM). Contudo para o deputado, ainda que esse número seja assustador, infelizmente ainda não é o real, já que a Secretaria de Segurança Pública não apresentou o quadro de todos os últimos meses, faltando entregar ao centro de pesquisas os dados de janeiro e fevereiro.

"O governo infelizmente tem sido omisso em relação, a violência e não age com transparência na gestão da segurança pública no estado. Não houve uma mudança concreta na política de segurança nos últimos anos e o medo da população aumenta a cada ano", ressalta...

Bahia tem pelo menos 8 cidades entre as mais violentas do País, aponta estudo.

De acordo com o Mapa da Violência 2016, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), mais de 40.000 pessoas morreram vítimas de arma de fogo no Brasil em 2014. O relatório apontou que o número de homicídios por armas de fogo passou de 6.104, em 1980, para 42.291 em 2014.

A Bahia, de acordo com o relatório, é uma das campeãs negativas com pelo menos 7 cidades incluídas entre as 20 mais violentas do Brasil. Segundo o estudo, a cidade com maior taxa de homicídios no país foi Mata de São João, com 102,9 assassinatos com arma de fogo por habitante. O Mapa da Violência também apontou que a região Nordeste apresentou os piores números em quase todos os anos da década de 2004 a 2014. A taxa média em 2014 foi de 32,8 mortes com arma de fogo por 100 mil habitantes...