Foram encontrados 4 registros para a palavra: mais infancia

Formação do Mais Infância reúne educadores no Teatro da Uneb e aborda o bicentenário da independência do Brasil na Bahia

Educadores e gestores de creches comunitárias de Salvador se reuniram sábado (8), no Teatro Caetano Veloso, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), para um diálogo sobre os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia e práticas pedagógicas na Educação Básica.

A atividade foi parte do 2° encontro do Projeto Mais Infância e contou com as presenças da primeira-dama do Estado e presidente da Voluntárias Sociais, Tatiana Velloso, e do vice-governador, Geraldo Júnior...

Mais Infância completa dez encontros de formação de professores

Sábado (14), o 10° encontro do projeto Mais Infância reuniu professores e coordenadores pedagógicos de creches comunitárias da capital baiana. Esta última edição de 2019 foi realizada no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Em cada encontro, a iniciativa atraiu cerca de 600 educadores. 

Para o encerramento do ciclo de capacitações e treinamentos foi escolhido o tema 'Por uma Creche Comunitária cada vez mais viva'. A professora e doutoranda da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Sara Menezes foi convidada para falar sobre o fortalecimento das creches. “Esses encontros de formação do educador reverberam diretamente na sala de aula. As crianças passam a ter professoras e professores mais qualificados, mais seguros das suas práticas e com atividades mais adequadas. O espaço das creches comunitárias é fundamental para contemplar o público que não é alcançado pelo poder público, mas que deveria ser”, afirmou. ..

Rui participa da aula inaugural do Programa Mais Infância

Período em que a pessoa passa a se relacionar em sociedade e desenvolver os aspectos cognitivos e não-cognitivos. O conceito define a fase que dá nome ao programa Mais Infância, das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), que teve a aula inaugural realizada sábado (17), no auditório da Faculdade 2 de Julho, em Salvador, com a presença do governador Rui Costa.

Acompanhado da primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, Rui destacou a importância do programa e da participação dos educadores. “Parabenizo cada um dos educadores que vieram em uma clara demonstração de humanidade e amor ao próximo, com o intuito de cuidar da infância, momento em que as próximas gerações formam o caráter e as possibilidades de crescimento e desenvolvimento intelectual”.

O Mais Infância realiza encontros mensais com educadores de creches comunitárias da capital que lidam com crianças de 0 a 5 anos. O coordenador do programa, Manoel Calazans, conta que "ano passado mais de 400 professores participaram da série de qualificações e que, em 2018, o número de inscritos superou a marca de 700".

Participante do Clube de Mães da Estrada das Barreiras, Hamilta Queiroz marcou presença nas capacitações de 2017 e voltou a se inscrever, neste ano. "É uma iniciativa que as escolas comunitárias estavam precisando. São conteúdos de qualidade e aprendemos muito para colocar em prática com nossos alunos", garante a educadora.

A aula inaugural foi o primeiro contato de Francielly Evangelista com o Mais Infância. "Quando entrei na creche, lá em Pirajá, minhas colegas já participavam e fiquei interessada, imediatamente. Estou feliz e ansiosa para ampliar meus conhecimentos e repassá-los para os pequenininhos", admite a pedagoga.

O evento ainda contou com uma palestra da jornalista Maíra Azevedo, a Tia Má, que falou sobre o empoderamento feminino e o papel estruturante que as mulheres têm na formação das crianças. A secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, também prestigiou o encontro...

Mais Infância convoca prefeitos e primeiras-damas para adesão ao programa

O encerramento das atividades do Programa Mais Infância, iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em 2017, lotou o auditório do Senai Cimatec, em Salvador, nesta terça-feira (5). Entre primeiras-damas municipais, gestores municipais e educadores, cerca de mil pessoas se uniram à primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, durante o 1º Seminário Estadual do Mais Infância, para discutir as ações realizadas neste ano e também as que serão implementadas em 2018, fortalecendo a rede de proteção à criança no estado.

A presidente das VSBA ainda destacou a convocação das primeiras-damas municipais para a participação no programa. "A gente chamou todas as primeiras-damas da Bahia. Eu mostrei a parte social, a parte do coração, e hoje elas conheceram a parte técnica do Mais Infância. As Voluntárias Sociais não conseguem fazer nada sozinhas. Por isso, nós precisamos da ajuda delas"...